𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Venezuela: mudanças entre as edições

imported>333~ptwiki
(Revertendo para a revisão 6385675 de 2007-06-10 19:53:28 por GOE usando popups)
Linha 99: Linha 99:


=== Partidos políticos ===
=== Partidos políticos ===
Os principais [[partido político|partidos políticos]] venezuelanos são a [[Acción Democrática]] (AD, fundado em [[1941]] por [[Rómulo Gallegos]] e [[Rómulo Betancourt]]), o Partido Social Cristiano (COPEI, fundado em [[1946]] por [[Rafael Caldera Rodríguez|Rafael Caldera]]), o [[Movimiento V República]] (MVR, liderado desde a sua fundação em [[1997]] por Hugo Chávez), [[Un Nuevo Tiempo]], (fundado em 2000 por [[Manuel Rosales]]), [[Primero Justicia]],  (fundado em 2000 por Julio Borges), Moviemento al Socialismo (MAS) e Convergencia (fundado em [[1993]]).
Os principais [[partido político|partidos políticos]] venezuelanos são a [[Acción Democrática]] (AD, fundado em [[1941]] por [[Rómulo Gallegos]] e [[Rómulo Betancourt]]), o Partido Social Cristiano (COPEI, fundado em [[1946]] por [[Rafael Caldera Rodríguez|Rafael Caldera]]), o [[Movimiento V República]] (MVR, liderado desde a sua fundação em [[1997]] por Hugo Chávez), [[Un Nuevo Tiempo]], (fundado em 2000 por [[Manuel Rosales]]), [[Primero Justicia]],  (fundado em 2000 por Julio Borges), Moviemento al Socialismo (MAS) e Convergencia (fundado em [[1993]]). Em 2007 Hugo Chavez criou o Partido Socialista Unificado Venezuelano (PSUV), o qual conquistou mais de 5 milhões de inscritos em poucos meses, tornando-se o principal partido.


=== Questão fronteiriça ===
=== Questão fronteiriça ===

Edição das 17h48min de 13 de junho de 2007

República Bolivariana de Venezuela
República Bolivariana da Venezuela
Bandeira da Venezuela Brasão da Venezuela
(Bandeira) (Brasão de Armas)
Lema: Não tem
LocationVenezuela.png
Língua oficial Espanhol
Capital Caracas
Presidente Hugo Chávez
Área
- Total
- % água
32º
916,445 km²
0.3%
População


- Total (2002)
- Densidade

43º


24,287,670
27/km²

Independência


- Declarada
- Reconhecida

de Espanha


5 de Julho, 1811
1821

Moeda Bolivar Venezuelano
Fuso horário UTC -4
Hino nacional Gloria al bravo pueblo
Domínio de topo .VE
Código telefónico 58

A Venezuela (nome oficial: República Bolivariana de Venezuela) é um Estado federal sul-americano, limitado ao norte pelo Mar do Caribe, a leste pelo Oceano Atlântico e pela Guiana, ao sul pelo Brasil e ao oeste pela Colômbia. Sua capital é a cidade de Caracas. O Estado venezuelano é uma república federal presidencialista. É membro do Pacto Andino e, em 9 de dezembro de 2005, protocolou seu pedido de adesão ao Mercosul, formalizada em 4 de julho de 2006, em Caracas.

Origem do nome Venezuela

Alonso de Ojeda, Américo Vespúcio e Juan de la Cosa foram os primeiros a explorar a costa da Venezuela em 1499. No dia 24 de Agosto desse ano chegaram ao que é hoje o Lago de Maracaibo, onde encontraram nativos cujas casas estavam construídas sobre estacas de madeira fixas no lago (palafitas). Vespúcio, que era italiano, achou aquelas construções semelhantes às da cidade de Veneza e por isso chamou a região de Venezuela, ou seja, Pequena Veneza.

Por outro lado, Martín Fernández de Enciso, um geográfo que acompanhava a expedição, afirma na sua obra Summa de Geografia (1519) que junto ao lago existia uma grande rocha plana, em cima da qual havia um povoado indígena conhecido como Veneciuela. Assim, o nome Venezuela pode ser nativo, e não estrangeiro. No entanto, a primeira versão permanece como a mais divulgada e aceita.

História

Ver artigo principal: História da Venezuela

Antes da chegada dos europeus, a Venezuela era habitada por vários povos dos quais se destacam os índios Caribes, os Aruaques e os Cumanagatos.

Em 1498 Cristóvão Colombo chegou à costa da Venezuela durante a sua terceira viagem ao continente americano. A colonização espanhola iniciou-se em 1520, incidindo nas ilhas e na região costeira. Em 1567 foi fundada a cidade de Caracas, que se tornaria o centro mais importante da região.

O território que é hoje a Venezuela esteve dividido entre o Vice-Reinado do Peru e Audiência de Santo Domingo até ao estabelecimento do Vice-Reinado de Granada em 1717. Em 1776 a Venezuela tornou-se uma capitania-geral do Império Espanhol.

Em 1809 ocorreu a primeira insurreição independentista encabeçada pelo general Francisco de Miranda. A independência foi proclamada em 5 de Julho de 1811, mas Miranda foi preso e foram necessários dez anos de luta contra as forças espanholas até a decisiva Batalha de Carabobo (1821). A Venezuela integrou então a República da Grande Colômbia, junto com a Colômbia, Equador e Panamá. Após a morte de Simón Bolívar, o grande herói da independência, a Venezuela retirou-se da Grande Colômbia.

Entre 1830 e 1848 o país foi governado por uma oligarquia conservadora até passar para a mão dos ditadores Monagas (1848-1858). A revolução de 1858 encabeçada por Julián Castro conduziu o país a um período de instabilidade, agravado pela guerra civil entre conservadores e liberais que se desenvolveu entre 1866 e 1870, após a introdução no país de uma constituição federalista (1864).

De 1870 a 1888 o liberal Antonio Guzmán Blanco governou a Venezuela de forma autoritária, exercendo uma política de obras públicas, de luta contra o analfabetismo e contra a influência da Igreja Católica. Ao seu governo sucederam-se períodos de pequenas ditaduras militares. Cipriano Castro apoderou-se da presidência em 1899 e pôs em prática uma política externa agressiva que provocou em 1902 o bloqueio e ataque dos portos da Venezuela pela Inglaterra, Alemanha e Itália.

Em 1908 Castro foi deposto por Juan Vicente Gómez, ditador durante os vinte e sete anos seguintes. Foi durante o seu governo, em 1922, que se iniciou a exploração das jazidas de petróleo da Venezuela.

Em 1945, após a queda da ditadura do general Isaías Medina Angarita, Rómulo Betancourt, fundador do partido Acción Democrática, tornou-se presidente provisório até as eleições livres de finais de 1947 que levaram o escritor Rómulo Gallegos à presidência. Uma revolta militar retirou-o do poder; em 1953 instalou-se a ditadura de Pérez Jiménez, que durou até 1958, ano em que foi restabelecida a democracia.

Política

Ver artigo principal: Política da Venezuela

A Venezuela é uma república federal e presidencialista governada pela Constituição de 1999. Esta constituição consagrou a existência de cinco poderes: executivo, legislativo, judiciário, cidadão e eleitoral.

O poder executivo recai sobre o Presidente da República, eleito por sufrágio universal para um mandato de seis anos, podendo ser reeleito apenas uma vez. Ele é simultaneamente chefe de Estado e chefe de governo. É também o Comandante Supremo das Forças Armadas. Nomeia o Vice-Presidente da República (cargo ocupado desde janeiro de 2007 por Jorge Rodríguez Gómez) e os ministros.

O poder legislativo reside na Asamblea Nacional, parlamento unicameral composto por 167 membros, 3 dos quais representantes dos povos indígenas. Os membros da Assembleia são eleitos para um período de 5 anos, podendo ser reeleitos para mais dois mandatos. Entre as funções da Assembleia Nacional encontram-se aprovar as leis e o orçamento e designar os embaixadores. Antes da aprovação da constituição de 1999 a Venezuela tinha um parlamento bicameral, composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. As últimas eleições para a Assembleia Nacional tiveram lugar em Dezembro de 2005.

O Supremo Tribunal de Justiça, órgão máximo do poder judicial, é constituído por 36 membros eleitos para um mandato único de doze anos, sendo designados pela Assembleia Nacional.

Cada estado possui um governador (eleito para um período de quatro anos) e um Conselho Legislativo; o Distrito Capital tem um governador (eleito para um período de quatro anos). O alcalde (prefeito, presidente da Câmara Municipal), é a principal figura do poder municipal, sendo eleito também para um mandato de quatro anos.

Partidos políticos

Os principais partidos políticos venezuelanos são a Acción Democrática (AD, fundado em 1941 por Rómulo Gallegos e Rómulo Betancourt), o Partido Social Cristiano (COPEI, fundado em 1946 por Rafael Caldera), o Movimiento V República (MVR, liderado desde a sua fundação em 1997 por Hugo Chávez), Un Nuevo Tiempo, (fundado em 2000 por Manuel Rosales), Primero Justicia, (fundado em 2000 por Julio Borges), Moviemento al Socialismo (MAS) e Convergencia (fundado em 1993). Em 2007 Hugo Chavez criou o Partido Socialista Unificado Venezuelano (PSUV), o qual conquistou mais de 5 milhões de inscritos em poucos meses, tornando-se o principal partido.

Questão fronteiriça

Toda a região a oeste do Rio Essequibo (quase 60% do território Guiana) é reinvidicada pela Venezuela como sendo parte de seu território subtraído indevidamente no século XIX pela Inglaterra, então potência colonial que administrava a antiga Guiana Inglesa. A disputa está em moratória. A região é denominada pela Venezuela de Guiana Essequiba.

Divisão administrativa

Estados

Ver artigo principal: Subdivisões da Venezuela

A Venezuela é uma república federal dividida em 23 estados, um Distrito Capital (que compreende a cidade de Caracas e a sua área metropolitana), as Dependências Federais (formada por 72 ilhas e ilhotas na sua maioria sem população humana) e um Território em Reclamação com a Guiana (Guayana Esequiba).

Os 23 estados da Venezuela são os seguintes (entre parentêses figura o nome da capital de cada estado):

Estados da Venezuela
  1. Amazonas (Puerto Ayacucho)
  2. Anzoátegui (Barcelona)
  3. Apure (San Fernando de Apure)
  4. Aragua (Maracay)
  5. Barinas (Barinas)
  6. Bolívar (Ciudad Bolívar)
  7. Carabobo (Valencia)
  8. Cojedes (San Carlos)
  9. Delta Amacuro (Tucupita)
  10. Falcón (Coro)
  11. Guárico (San Juan de Los Morros)
  12. Lara (Barquisimeto)
  1. Mérida (Mérida)
  2. Miranda (Los Teques)
  3. Monagas (Maturín)
  4. Nueva Esparta (La Asunción)
  5. Portuguesa (Guanare)
  6. Sucre (Cumaná)
  7. Táchira (San Cristóbal)
  8. Trujillo (Trujillo)
  9. Yaracuy (San Felipe)
  10. Vargas (La Guaira)
  11. Zulia (Maracaibo)

Regiões

Regiões administrativas da Venezuela:Andina (verde), Central (azul), Centro Ocidental (laranja), Guayana (rosa), Insular (púrpura), Llanos (amarelo), Nordeste (verde claro) e Zuliana (vermelho)

Os estados da Venezuela encontram-se agrupados em nove regiões administrativas, que foram criadas a partir de um decreto presidencial de 1980. As regiões e os estados que as compõem são as seguintes:

  • Andina - Barinas, Mérida, Táchira, Trujillo e o muncípio de Páez do estado de Apure.
  • Capital - Distrito Capital, Vargas e Miranda.
  • Central - Aragua, Carabobo, Cojedes.
  • Centro Ocidental - Fálcon, Lara, Portuguesa e Yaracuy.
  • Guayana - Bolívar, Amazonas, Delta Amacuro.
  • Insular - Nueva Esparta, Dependencias Federales
  • Llanos - Guárico e Apure.
  • Nordeste - Anzoátegui, Monagas, Sucre.
  • Zuliana - Zulia.

Geografia

Ver artigo principal: Geografia da Venezuela

Além da porção continental, o país inclui também um número elevado de ilhas nas Pequenas Antilhas que constituem duas divisões administrativas diferentes: o estado de Nova Esparta e as Dependências Federais. Tem fronteira marítima com os territórios autónomos neerlandeses de Aruba, e das Antilhas Holandesas, e ainda com Trinidad e Tobago.

O clima da Venezuela é tropical e normalmente quente e húmido, porém nas terras montanhosas no sul-oeste do país é mais moderado. A Venezuela apresenta muita diversidade climatérica devido a possuir zonas de montanha, deserto, praia, selva e planícies.

Economia

Ver artigo principal: Economia da Venezuela

Demografia

Ver artigo principal: Demografia da Venezuela
Caracas capital da Venezuela

O povo venezuelano inclui uma rica combinação de heranças. Aos ameríndios originais e aos espanhóis e africanos que se lhes juntaram depois da conquista espanhola, vagas de imigração durante o século XX trouxeram quantidades apreciáveis de italianos, portugueses, árabes, alemães e outros, provenientes dos países limítrofes da América do Sul. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas na parte norte do país. Apesar de metade da área terrestre da Venezuela se situar ao sul do rio Orinoco, esta região contém apenas 5% da população.

A língua nacional e oficial é o espanhol, mas existem também numerosas línguas indígenas e as línguas introduzidas pelos imigrantes.

Religião

Historicamente o catolicismo romano é a religião mais importante na Venezuela, situação que se mantém, uma vez que 96% da população identifica-se pelo menos nominalmente com esta denominação. A liberdade religiosa está consagrada na constituição da Venezuela, sendo o país tolerante face a outras religiões. A seguir ao catolicismo, destacam-se várias igrejas protestantes (2%) e pequenos grupos de judeus (sobretudo em Caracas e Maracaibo) e muçulmanos. Alguns índios ainda praticam as suas religiões ancentrais.

À semelhança do que acontece em outros países da América Latina praticam-se na Venezuela cultos que são uma fusão de elementos das religiões indígenas, da religião dos descendentes dos escravos africanos e do catolicismo, como o culto de María Lionza.

Cultura

Feriados

Data Nome local Nome em português Notas
1 de Janeiro Día de Año Nuevo Ano Novo
6 de Janeiro Día de Reyes Dia de Reis Magos Dia no qual as crianças recebem presentes
Segunda e terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas Carnaval Carnaval -
Domingo de Ramos - Domingo de Páscoa Semana Santa Semana Santa
19 de Março Día de San José Dia de São José
19 de Abril 19 de abril Começo do movimento pela independência em 1810
1 de Maio Día del Trabajador Dia do Trabalhador -
24 de Junho Batalla de Carabobo Batalha de Carabobo Conquista da independência. Também se comemora o Dia do Exército.
5 de Julho 5 de julio Dia da Independência Assinatura da Declaração de Independência
24 de Julho Natalicio del Libertador Nascimento de Simón Bolívar
12 de Outubro Día de la Resistencia Indígena Dia da Resistência Indígena Anteriormente este dia era chamado "Día de la Raza" e celebrava a chegada de Cristóvão Colombo à América
1 de Novembro Día de Todos los Santos Dia de Todos os Santos
17 de Novembro - 19 de Novembro Feria de la Chinita Féria de La Chinita Apenas na região de Zulia; celebra o milagre de Nossa Senhora do Rosario de Chiquinquirá.
8 de Dezembro Inmaculada Concepción Imaculada Conceição
24 de Dezembro Nochebuena Véspera de Natal Nascimento de Jesus (Divino Niño).
31 de Dezembro Nochevieja Noite de S. Silvestre Último dia do ano

Símbolos Pátrios e Nacionais

Um Araguaney

Uma lei de 1954 estabelece como Símbolos Pátrios da Venezuela a Bandeira Nacional, o Escudo de Armas e o Hino Nacional. Além dos Símbolos Pátrios consideram-se como Símbolos Nacionais:

Flor Nacional

Este tipo de orquídea (Cattleya) é conhecida no país como Flor de Mayo, por florescer no mês de Maio. Foi-lhe concedido o estatuto de Flor Nacional no dia 23 de Maio de 1951.

Árvore Nacional

Espécie autóctone da Venezuela, o Araguaney pertence ao género Tabebuia, que em português é conhecido como Ipê. A árvore pode atingir entre 6 e 12 metros e é encontrada por quase todo o território venezuelano. Floresce entre Fevereiro e Abril de cada ano; Rómulo Gallegos referia-se a estes meses como La primavera de oro de los araguaneyes (a Primavera dourada dos araguaneys, devido à cor da flor da árvore). Declarada Árvore Nacional em 29 de Maio de 1948.

Pássaro Nacional

Pássaro amarelo-alaranjado, com exceção da cabeça e das asas, que são negras (com algumas partes brancas), apresentando uma mancha azul junto aos olhos, o turpial é conhecido pelo belo canto que realiza ao amanhecer. Foi declarado Pássaro Nacional no dia 23 de Maio de 1958.

Canção Nacional


Ver também

Predefinição:Links Externos

Predefinição:União Latina

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:América

Predefinição:CSN

Predefinição:OTCA Predefinição:OPEP Predefinição:ALADI Predefinição:AEC Predefinição:G15 Predefinição:G20


af:Venezuela an:Benezuela ar:فنزويلا ast:Venezuela az:Venesuela be:Венесуэла bg:Венецуела bo:ཝེ་ནེ་ཟུའེ་ལ br:Venezuela bs:Venecuela ca:Veneçuela cbk-zam:Venezuela cs:Venezuela cy:Venezuela da:Venezuela de:Venezuela diq:Venezuela el:Βενεζουέλα en:Venezuela eo:Venezuelo es:Venezuela et:Venezuela eu:Venezuela fa:ونزوئلا fi:Venezuela fr:Venezuela frp:Venezuèla ga:Veiniséala gd:Venezuela gl:Venezuela he:ונצואלה hr:Venezuela hu:Venezuela ia:Venezuela id:Venezuela ilo:Venezuela io:Venezuela is:Venesúela it:Venezuela ja:ベネズエラ ka:ვენესუელა kk:Венесуела kn:ವೆನೆಜುವೆಲಾ ko:베네수엘라 ku:Vênêzûêla kw:Veneswela la:Venetiola lad:Venezuela lij:Venezuela lt:Venesuela lv:Venecuēla mk:Венецуела ms:Venezuela nah:Venezōllān nds:Venezuela nl:Venezuela nn:Venezuela no:Venezuela nov:Venezuela oc:Veneçuèla pam:Venezuela pap:Venezuela pl:Wenezuela pms:Venessuela ps:وېنزوېلا qu:Winisuyla rm:Venezuela ro:Venezuela ru:Венесуэла sa:वेनेज्वेला scn:Venezzuela se:Venezuela sh:Venezuela simple:Venezuela sk:Venezuela sl:Venezuela sq:Venezuela sr:Венецуела sv:Venezuela sw:Venezuela ta:வெனீசூலா tet:Venezuela tg:Венесуэла th:ประเทศเวเนซุเอลา tl:Beneswela to:Venisuela tr:Venezuela uk:Венесуела vi:Venezuela vo:Venesolän yi:װענעזועלע zh:委內瑞拉 zh-min-nan:Venezuela

talvez você goste