𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Século XVI: mudanças entre as edições

imported>Tuga1143
m (Foram revertidas as edições de 201.150.24.22 para a última revisão de Douglasboavista, de 18h02min de 4 de setembro de 2019 (UTC))
imported>Leonroxn
Sem resumo de edição
 
(24 revisões intermediárias por 18 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
{{mais-fontes|data=julho de 2017}}
{{ver desambig|redir=Cinquecento|o automóvel produzido pela Fiat|Fiat Cinquecento}}
{{ver desambig|redir=Cinquecento|o automóvel produzido pela Fiat|Fiat Cinquecento}}
 
{{mais notas|Este artigo|data=julho de 2017}}
{{Cabeçalho dos séculos|left: 1 px
{{Cabeçalho dos séculos|left: 1 px
|milénios = [[primeiro milénio d.C.]] - '''segundo milénio d.C.''' - [[terceiro milênio d.C.]]
|milénios = [[primeiro milénio d.C.]] '''segundo milénio d.C.''' [[terceiro milênio d.C.]]
|séculos = [[Século XV]] - '''Século XVI''' - [[Século XVII]]}}
|séculos = [[Século XV]] '''Século XVI''' [[Século XVII]]
O '''Século XVI''' começou no calendário Juliano no ano 1501 e terminou no calendário Juliano e Gregoriano no ano 1600.<ref>Modern reference works on the period tend to follow the introduction of the Gregorian calendar for the sake of clarity; thus [http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEhelp/calendar.html NASA's lunar eclipse catalogue] states "The Gregorian calendar is used for all dates from 1582 Oct 15 onwards. Before that date, the Julian calendar is used." For dates after 15 October 1582, care must be taken to avoid confusion of the two styles.</ref> Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs.
}}
O '''século XVI''' começou no [[calendário juliano]] no ano [[1501|1500]] e terminou nos calendários [[Calendário juliano|juliano]] e [[calendário gregoriano|gregoriano]] no ano [[1600]].<ref>Modern reference works on the period tend to follow the introduction of the Gregorian calendar for the sake of clarity; thus [http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEhelp/calendar.html NASA's lunar eclipse catalogue] states "The Gregorian calendar is used for all dates from 1582 Oct 15 onwards. Before that date, the Julian calendar is used." For dates after 15 October 1582, care must be taken to avoid confusion of the two styles.</ref> Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs.


Durante o século XVI Portugal e Espanha exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas. Grandes porções do Novo Mundo tornaram-se colônias portuguesas e espanholas, e enquanto os portugueses se tornaram os mestres das rotas asiáticas e africanas de comércio marítimo, os espanhóis abriram rotas comerciais através do Oceano Pacífico, ligando a continente americano ao asiático.
Durante o século XVI, [[Portugal]] e [[Espanha]] exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas. Grandes porções do [[Novo Mundo]] tornaram-se [[Colónia|colônias]] portuguesas e espanholas; e enquanto os portugueses se tornaram os mestres das rotas asiáticas e africanas de comércio marítimo, os espanhóis abriram rotas comerciais através do [[Oceano Pacífico]], ligando o continente americano ao asiático.


Esta era do colonialismo estabeleceu o mercantilismo como a principal doutrina econômica, onde o sistema econômico era visto por uma balança em que o ganho de alguém significaria sempre a perda para outrem.<ref>{{Harvnb|Ekelund|Tollison|1981|p=9}}.</ref> O doutrina mercantilista encorajou as principais guerras europeias que surgiriam e até certo ponto deu ímpeto à necessidade de expansão europeia pelo mundo, que culminaria no imperialismo em escala mundial dos séculos XVIII, XIX e XX.
Esta era do [[colonialismo]] estabeleceu o [[mercantilismo]] como a principal doutrina econômica, onde o sistema econômico era visto por uma [[Soma-zero|balança em que o ganho de alguém significaria sempre a perda para outrem]].<ref>{{Harvnb|Ekelund|Tollison|1981|p=9}}.</ref> A [[doutrina]] mercantilista encorajou as principais guerras europeias que surgiriam e até certo ponto deu ímpeto à necessidade de expansão europeia pelo mundo, que culminaria no [[imperialismo]] em escala mundial dos séculos [[Século XVIII|XVIII]], [[Século XIX|XIX]] e [[Século XX|XX]].


Na Europa, a Reforma Protestante desfere um grande golpe na autoridade do papado e da Igreja Católica Romana. As políticas europeias ficam assim dominadas por conflitos religiosos, lançando algumas das bases para a Guerra dos Trinta Anos que surgiria no final do século. Na Itália, Luca Pacioli publica o primeiro trabalho sobre contabilidade e Galileo Galilei inventa o primeiro termômetro. Na Inglaterra, o italiano Alberico Gentili escreve o primeiro livro de direito internacional publico e divide secularismo de lei canônica e da teologia católica romana.
Na Europa, a [[Reforma Protestante]] desfere um grande golpe na autoridade do [[papa]]do e da [[Igreja Católica]]. As políticas europeias ficam assim dominadas por conflitos religiosos, lançando algumas das bases para a [[Guerra dos Trinta Anos]], que surgiria no final do século. Na Itália, [[Luca Pacioli]] publica o primeiro trabalho sobre [[contabilidade]]; e [[Galileo Galilei]] inventa o primeiro termômetro. Na Inglaterra, o italiano [[Alberico Gentili]] escreve o primeiro livro de [[direito internacional]] público e divide [[secularismo]] de [[lei canônica]] e da [[teologia]] católica romana.


No médio oriente o Império Otomano continuou a expandir-se, com o Sultão assumindo o título de Califa, enquanto lidava com uma Pérsia que crescia. A Pérsia e o Iraque foram apanhados pela popularidade do setor Shiita do Islamismo sob a direção da Dinastia Safávida, lançando assim as bases para uma Pérsia independente da maioria sunita muçulmana no mundo.
No [[Oriente Médio]], o [[Império Otomano]] continuou a expandir-se, com o [[Sultão]] assumindo o título de [[Califa]], enquanto lidava com uma [[Pérsia]] (Irã) que crescia. A Pérsia e a [[Mesopotâmia]] (Iraque) foram apanhados pela popularidade do setor [[Xiita]] do [[Islamismo]] sob a direção da [[Dinastia Safávida]], lançando assim as bases para uma Pérsia independente da maioria sunita muçulmana no mundo.


A China evacuou as áreas costeiras devido à pirataria japonesa. Nesta altura, o Japão sofria com uma severa guerra civil.
A [[China]] evacuou as áreas costeiras devido à [[pirataria]] japonesa. Nesta altura, o Japão sofria com uma severa guerra civil, conhecida como [[período Sengoku]].


Akbar, Imperador Mughal, expandiu o poder do Império Mughal para cobrir a maior parte do sub continente do sul asiático. Este império influenciou significativamente a arte e a cultura na região.
No [[subcontinente indiano]], após a queda do [[Sultanato de Déli]], novos poderes surgiram, o Império Suri foi fundado por Sher Shah Suri e o [[Império Mogol]] por [[Babur]], um descendente direto de [[Tamerlão]] e [[Genghis Khan|Gengis Cã]]. Seus sucessores, [[Humaium]] e [[Aquebar]], ampliaram o império para incluir a maior parte do sul da Ásia. O império desenvolveu uma economia forte e estável no mundo, levando à expansão comercial e maior patrocínio da cultura, o que influenciou significativamente o curso da história indiana.


Copérnico propôs um universo heliocêntrico, ideia que foi recebida pela comunidade europeia com forte resistência, e Tycho Brahe refutou a teoria das esferas celestiais através da observação e medição de uma super-nova em 1572. Estes eventos desafiavam directamente a ideia antiga de um universo imutável de Ptolomeu e Aristóteles, e levou a grandes revoluções na astronomia e na ciência.
[[Copérnico]] propôs um universo [[heliocentrismo|heliocêntrico]], ideia que foi recebida pela comunidade europeia com forte resistência, e [[Tycho Brahe]] refutou a teoria das esferas celestiais através da observação e medição de uma [[supernova]] em [[1572]]. Estes eventos desafiavam directamente a ideia antiga de um universo imutável de [[Ptolomeu]] e [[Aristóteles]], e levou a grandes revoluções na [[astronomia]] e na [[ciência]].


== Eventos ==
== Eventos ==
* [[1503]] - [[Leonardo da Vinci]] inicia a pintura da [[Mona Lisa]] que conclui três ou quatro anos depois.
* [[1503]] [[Leonardo da Vinci]] inicia a pintura da [[Mona Lisa]], que conclui três ou quatro anos depois.
* [[1506]] - [[Massacre de Lisboa de 1506|Massacre de Lisboa]], centenas de Judeus e Cristãos-Novos são mortos.
* [[1506]] — Centenas de [[judeus]] e [[Cristão-novo|cristãos-novos]] são mortos no [[Massacre de Lisboa de 1506|Massacre de Lisboa]].
* [[1509]] - Coroação do rei [[Henrique VIII de Inglaterra]]
* [[1509]] Coroação do rei [[Henrique VIII de Inglaterra]].
* [[1510]] - Conquista de [[Goa]] por [[Afonso de Albuquerque]], futura capital da [[Índia Portuguesa]]
* [[1510]] Conquista de [[Goa]] por [[Afonso de Albuquerque]], futura capital da [[Índia Portuguesa]].
* [[1511]] - Conquista de [[Malaca]]; Albuquerque envia os primeiros navios às "[[Ilhas das Especiarias]]" (Molucas)
* [[1511]] Conquista de [[Malaca]]; Albuquerque envia os primeiros navios às "[[Ilhas das Especiarias]]" (Molucas).
* [[1512]] - O teto da [[Capela Sistina]], pintado por [[Michelangelo Buonarroti]] é exibido ao público pela primeira vez
* [[1512]] O teto da [[Capela Sistina]], pintado por [[Michelangelo Buonarroti]], é exibido ao público pela primeira vez.
* [[1513]] - [[Jorge Álvares]] é o primeiro europeu a aportar na [[China]], na [[Ilha de Lintin]].
* [[1513]] [[Jorge Álvares]] é o primeiro europeu a aportar na [[China]], na [[Ilha de Lintin]].
* 1513 - [[Vasco Núñez de Balboa]], ao serviço de [[Espanha]], atravessa o [[istmo do Panamá]] e é o primeiro europeu a avistar o [[Oceano Pacífico]] (a que chama "Mar del Sur").
* 1513 [[Vasco Núñez de Balboa]], ao serviço de [[Espanha]], atravessa o [[istmo do Panamá]] e é o primeiro europeu a avistar o [[Oceano Pacífico]] (a que chama "Mar del Sur").
* 1513 - [[Maquiavel]] escreve [[O Príncipe]], um tratado de filosofia política.
* 1513 [[Maquiavel]] escreve [[O Príncipe]], um tratado de filosofia política.
* [[1514]] - Grande Embaixada enviada pelo rei D. [[Manuel I de Portugal|Manuel I]] ao Papa [[Leão X]] chefiada por [[Tristão da Cunha]].
* [[1514]] Grande Embaixada enviada pelo rei D. [[Manuel I de Portugal|Manuel I]] ao Papa [[Leão X]] chefiada por [[Tristão da Cunha]].
* [[1516]] - Surge o primeiro [[engenho de açúcar]] de que se tem notícia no Brasil, no litoral de [[Pernambuco]], mais precisamente na [[Feitorias de Igaraçu e na Ilha de Itamaracá|Feitoria de Itamaracá]], confiada a [[Pero Capico]].
* [[1516]] Surge o primeiro [[engenho de açúcar]] de que se tem notícia no Brasil, no litoral de [[Pernambuco]], mais precisamente na [[Feitorias de Igaraçu e na Ilha de Itamaracá|Feitoria de Itamaracá]], confiada a [[Pero Capico]].
* 1516/[[1517]] - Os otomanos derrotam os [[mamelucos]] e controlam o [[Egipto]], o litoral da [[Arábia Saudita]] e o [[Levante (Mediterrâneo)|Levante]].
* 1516/[[1517]] Os otomanos derrotam os [[mamelucos]] e controlam o [[Egipto]], o litoral da [[Arábia Saudita]] e o [[Levante (Mediterrâneo)|Levante]].
* 1517 - [[Martinho Lutero]] publica as ''Noventa e Cinco Teses''. Início da Reforma.
* 1517 [[Martinho Lutero]] publica as ''Noventa e Cinco Teses''. Início da Reforma.
* [[1519]] - Morre Leonardo da Vinci.
* [[1519]] Morre Leonardo da Vinci.
* [[1519]]/[[1522]] - Primeira viagem de circum-navegação da Terra por [[Fernão de Magalhães]] e [[Juan Sebastián Elcano]]
* [[1519]]/[[1522]] Primeira viagem de circum-navegação da Terra por [[Fernão de Magalhães]] e [[Juan Sebastián Elcano]],
* [[1521]] - [[Hernán Cortés]] conquista [[Tenochtitlan]], capital do [[Império Azteca]]
* [[1521]] [[Hernán Cortés]] conquista [[Tenochtitlan]], capital do [[Império Azteca]].
* [[1522]] - Terramoto e deslizamento de terras, em Vila Franca do Campo, São-Miguel, Açores, que terá vitimado entre 3000 a 5000 pessoas.
* [[1522]] Terramoto e deslizamento de terras, em Vila Franca do Campo, São-Miguel, [[Açores]], que terá vitimado entre {{Fmtn|3000}} a {{Fmtn|5000}} pessoas.
* [[1523]] - A [[Suécia]] torna-se independente da [[União de Kalmar]].
* [[1523]] A [[Suécia]] torna-se independente da [[União de Kalmar]].
* [[1524]] - O italiano [[Giovanni da Verrazano]] explora a costa norte-americana ao serviço ao Rei de [[França]], desembarca na atual [[Staten Island]], [[Nova Iorque]].
* [[1524]] O italiano [[Giovanni da Verrazano]] explora a costa norte-americana ao serviço ao Rei de [[França]]; desembarca na atual [[Staten Island]], [[Nova Iorque]].
* [[1527]] - [[Saque de Roma (1527)|Saque de Roma]], pelo exército Imperial de [[Carlos V de Espanha|Carlos V]] e seus mercenários alemães.
* [[1527]] [[Saque de Roma (1527)|Saque de Roma]], pelo exército imperial de {{Lknb|Carlos|V|do Sacro Império Romano-Germânico}} e seus mercenários alemães.
* [[1529]] - Os [[Áustria|austríacos]] derrotam o Império Otomano no [[cerco de Viena]].
* [[1529]] Os [[Sacro Império Romano-Germânico|austríacos]] derrotam o Império Otomano no [[cerco de Viena]].
* 1529  - [[Tratado de Saragoça]] entre e D. [[João III de Portugal|João III]]  estabelece o meridiano (de Tordesilhas) no Oriente, deixando as Ilhas Molucas na zona portuguesa.
* 1529  [[Tratado de Saragoça]] entre o imperador [[Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico|Carlos V]] e {{lknb|d=d|João|III|de Portugal}}, rei de Portugal, estabelece o meridiano (de Tordesilhas) no [[Oriente]].
* [[1531]] - [[Imp%C3%A9rio_Inca#Guerra_Civil_Inca_e_a_Conquista_Espanhola|Guerra Civil Inca]] travada entre os irmãos [[Atahualpa]] e [[Huascar]].
* [[1531]] [[Imp%C3%A9rio_Inca#Guerra_Civil_Inca_e_a_Conquista_Espanhola|Guerra Civil Inca]] travada entre os irmãos [[Atahualpa]] e [[Huascar]].
* 1531/[[1532]] - A [[Igreja Anglicana]] rompe com a [[Igreja Católica]].
* 1531/[[1532]] A [[Igreja Anglicana]] rompe com a [[Igreja Católica]].
* 1532 - [[Francisco Pizarro]] lidera a conquista espanhola do [[Império Inca]].
* 1532 [[Francisco Pizarro]] lidera a conquista espanhola do [[Império Inca]].
* 1532 - D.[[João III de Portugal]] institui quatorze [[Capitanias do Brasil|capitanias hereditárias]] no esforço de defender o território no Brasil,
* 1532 D. [[João III de Portugal]] institui quatorze [[Capitanias do Brasil|capitanias hereditárias]] no esforço de defender o território no Brasil.
* 1532 - [[Martim Afonso de Sousa]] inicia a cultura de cana-de-açúcar na [[Capitania de São Vicente]].
* 1532 [[Martim Afonso de Sousa]] inicia a cultura de cana-de-açúcar na [[Capitania de São Vicente]].
* [[1534]] - ''Acto de Supremacia'' na [[Inglaterra]]. O rei [[Henrique VIII]] rompe com [[Roma]] e declara-se chefe da Igreja.
* [[1534]] ''Acto de Supremacia'' na [[Inglaterra]]. O rei [[Henrique VIII]] rompe com [[Roma]] e declara-se chefe da Igreja.
* 1534 - Os otomanos conquistam [[Bagdade]].
* 1534 Os otomanos conquistam [[Bagdade]].
* [[1535]] - Fundação de [[Olinda]] pelo capitão-donatário da [[Capitania de Pernambuco]] [[Duarte Coelho]].
* [[1535]] Fundação de [[Olinda]] pelo capitão-donatário da [[Capitania de Pernambuco]] [[Duarte Coelho]].
* 1535 - Portugueses chefiados pelo donatário [[Vasco Fernandes Coutinho]] desembarcaram na [[Capitania do Espírito Santo]] e fundam a Vila do Espírito Santo, atual [[Vila Velha]].
* 1535 Portugueses chefiados pelo donatário [[Vasco Fernandes Coutinho]] desembarcaram na [[Capitania do Espírito Santo]] e fundam a Vila do Espírito Santo, atual [[Vila Velha]].
* [[1536]] - Estabelecimento da [[Inquisição]] em Portugal.
* [[1536]] Estabelecimento da [[Inquisição]] em Portugal.
* [[1537]] - Surge o povoado da "Ribeira de Mar dos Arrecifes", atual [[Recife]].
* [[1537]] Surge o povoado da "Ribeira de Mar dos Arrecifes", atual [[Recife]].
* [[1543]] - Primeiros mercadores portugueses, com [[Fernão Mendes Pinto]], chegam a [[Tanegashima]] no [[Japão]], sendo também os primeiros ocidentais a entrarem no país.
* [[1543]] Primeiros mercadores portugueses, com [[Fernão Mendes Pinto]], chegam a [[Tanegashima]] no [[Japão]], sendo também os primeiros ocidentais a entrarem no país.
* 1543 - Publicação da obra ''Das Revoluções das Esferas Celestes'' (''[[De revolutionibus orbium coelestium]]''), do astrônomo polonês [[Nicolau Copérnico]].
* 1543 Publicação da obra ''Das Revoluções das Esferas Celestes'' (''[[De revolutionibus orbium coelestium]]''), do [[astrônomo]] polonês [[Nicolau Copérnico]].
* [[1545]] - Primeira sessão do [[Concílio de Trento]]. A última sessão decorrerá em [[1563]].
* [[1545]] Primeira sessão do [[Concílio de Trento]]. A última sessão decorrerá em [[1563]].
* [[1548]] - A [[dinastia Ming]] decreta a proibição do comércio externo e fecha todos os portos marítimos da China.
* [[1548]] A [[dinastia Ming]] decreta a proibição do comércio externo e fecha todos os portos marítimos da China.
* 1548  - Criado o primeiro [[Capitanias_do_Brasil#O_governo-geral|Governo-Geral do Brasil]] com [[Tomé de Sousa]] por governador.
* 1548  Criado o primeiro [[Capitanias_do_Brasil#O_governo-geral|Governo-Geral do Brasil]] com [[Tomé de Sousa]] por governador.
* [[1549]] - Tomé de Sousa funda [[Salvador (Bahia)|Salvador]], nomeada capital, sem nunca ter sido vila.
* [[1549]] — [[Tomé de Sousa]] funda [[Salvador (Bahia)|Salvador]], nomeada capital, sem nunca ter sido vila.
* [[1551]] - Fundação da cidade de [[Vitória (Espírito Santo)|Vitória]] por [[Vasco Fernandes Coutinho]].
* [[1551]] Fundação da cidade de [[Vitória (Espírito Santo)|Vitória]] por [[Vasco Fernandes Coutinho]].
* [[1554]] - Fundação da cidade de [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] pelos padres [[jesuítas]] [[José de Anchieta]] e [[Manuel da Nóbrega]].
* [[1554]] Fundação da cidade de [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] pelos padres [[jesuítas]] [[José de Anchieta]] e [[Manuel da Nóbrega]].
* [[1557]] - [[Macau]] é cedida aos portugueses pelo imperador chinês [[Chi-Tsung]]
* [[1557]] [[Macau]] é cedida aos portugueses pelo imperador chinês [[Chi-Tsung]].
* 1557 - [[Espanha]] é a primeira nação soberana na história a declarar falência. [[Filipe II de Espanha]] declarou quatro falências do estado em 1557, 1560, 1575 e 1596.
* 1557 [[Espanha]] é a primeira nação soberana na história a declarar falência. [[Filipe II de Espanha]] declarou quatro falências do estado: em 1557, 1560, 1575 e 1596.
* [[1559 na religião|1559]] - Publicada a versão integral e definitiva das [[Institutas da Religião Cristã]] de [[João Calvino]], considerada por muitos como a maior sistematização da [[Reforma Protestante|teologia reformada]].
* [[1559 na religião|1559]] Publicada a versão integral e definitiva das [[Institutas da Religião Cristã]] de [[João Calvino]], considerada por muitos como a maior sistematização da [[Reforma Protestante|teologia reformada]].
* [[1560]] - Estabelecimento da Inquisição em Goa.
* [[1560]] Estabelecimento da Inquisição em Goa.
* [[1565]] - Fundação da cidade do [[Rio de Janeiro (estado)|Rio de Janeiro]], por [[Estácio de Sá]].
* [[1565]] Fundação da cidade do [[Rio de Janeiro (estado)|Rio de Janeiro]], por [[Estácio de Sá]].
* 1565   - A [[Ordem de Malta]] derrota os otomanos no [[Cerco de Malta]]
* 1565 A [[Ordem de Malta]] derrota os otomanos no [[Cerco de Malta]]
* [[1571]] - [[Batalha de Lepanto]], uma esquadra da [[Liga Santa]], sob o comando de [[João da Áustria]], vence os otomanos.
* [[1571]] [[Batalha de Lepanto]], uma esquadra da [[Liga Santa (1511)|Liga Santa]], sob o comando de [[João da Áustria]], vence os otomanos.
* [[1572]] - Primeira edição de [[Os Lusíadas]] de [[Luís Vaz de Camões]], três anos após o autor regressar do Oriente.
* [[1572]] Primeira edição de [[Os Lusíadas]] de [[Luís Vaz de Camões]], três anos após o autor regressar do Oriente.
* [[1578]] - Em Marrocos na [[Batalha de Alcácer-Quibir]] morre o rei [[D. Sebastião|Sebastião de Portugal]] e parte da nobreza portuguesa.
* [[1578]] — O rei [[Sebastião I de Portugal|D. Sebastião]] e parte da nobreza portuguesa morrem na [[Batalha de Alcácer-Quibir]], travada em [[Marrocos]].
* [[1580]] - Após a [[Crise de sucessão de 1580|Crise de sucessão]] Portugal perde a independência para [[Dinastia Filipina|Espanha]]; morre Luis Vaz de Camões.
* [[1580]] — Após a [[Crise de sucessão de 1580|Crise de sucessão]], Portugal perde a independência para [[Dinastia Filipina|Espanha]]; morre [[Luís de Camões]].
* [[1582]] - O [[calendário gregoriano]] é introduzido na [[Europa]] pelo [[Papa Gregório XIII]] e adoptado pelos países católicos.
* [[1582]] O [[calendário gregoriano]] corrigido pelo {{lknb|papa Gregório|XIII}} é adoptado pelos países católicos na [[Europa]] e nos novos territórios do império de {{lknb|Filipe|II||de Espanha}} (I de Portugal).
* [[1585]] - Vitória dos portugueses e espanhóis contra potiguaras e franceses no nordeste.
* [[1585]] — Vitória dos portugueses e espanhóis contra [[potiguaras]] e franceses no nordeste do [[Brasil]].
* [[1588]] - A [[Armada Invencível]], enviada por [[Filipe II de Espanha]] contra à [[Inglaterra]], é derrotada na costa inglesa.
* [[1588]] — A [[Armada Invencível]], enviada por Filipe II de Espanha contra a [[Inglaterra]], é derrotada na costa inglesa.
* [[1595]] - [[Saque do Recife]] por [[James Lancaster]], ainda durante a [[Guerra Anglo-Espanhola]].
* [[1595]] [[Saque do Recife]] por [[James Lancaster]], ainda durante a [[Guerra Anglo-Espanhola]].
* [[1599]] - [[William Shakespeare]] escreve a tragédia [[Hamlet]].
* [[1599]] [[William Shakespeare]] escreve a tragédia [[Hamlet]].


== Personagens importantes ==
== Personagens importantes ==
'''Em Ordem Cronológica'''
'''Em ordem cronológica'''
{{Div col|cols = 3}}
{{Div col}}
* [[Demétrio Calcondilas|Demetrios Chalkokondyles]] (1423-1511) humanista grego
* [[Demétrio Calcondilas|Demetrios Chalkokondyles]] (1423-1511) humanista grego
* [[Francisco de Almeida (vice-rei da Índia)|Francisco de Almeida]] (1450-1510)
* [[Francisco de Almeida (vice-rei da Índia)|Francisco de Almeida]] (1450-1510)
Linha 259: Linha 259:


== Literatura ==
== Literatura ==
* [[1511]]: ''[[Elogio da Loucura]]'' - [[Erasmo de Rotterdam]]
* [[1511]]: ''[[Elogio da Loucura]]'' [[Erasmo de Roterdão]]
* [[1517]]: ''[[Auto da Barca do Inferno]]'' - [[Gil Vicente]]
* [[1517]]: ''[[Auto da Barca do Inferno]]'' [[Gil Vicente]]
* [[1523]]: ''[[Farsa de Inês Pereira]]'' - [[Gil Vicente]]
* [[1523]]: ''[[Farsa de Inês Pereira]]'' [[Gil Vicente]]
* 1525: ''[[De servo arbitrio]] - [[Martinho Lutero]]''
* 1525: ''[[De servo arbitrio]] [[Martinho Lutero]]''
* [[1543]]: ''[[De Humani Corporis Fabrica]]'' - [[Andreas Vesalius]]
* [[1543]]: ''[[De Humani Corporis Fabrica]]'' [[Andreas Vesalius]]
* [[1557]]: ''[[Duas Viagens ao Brasil]]'' - [[Hans Staden]]
* [[1557]]: ''[[Duas Viagens ao Brasil]]'' [[Hans Staden]]
* 1559: ''[[Institutas da Religião Cristã]] - [[João Calvino]]''
* 1559: ''[[Institutas da Religião Cristã]] [[João Calvino]]''
* [[1570]]: ''[[Décadas da Ásia]]'' - [[João de Barros]]
* [[1570]]: ''[[Décadas da Ásia]]'' [[João de Barros]]
* [[1572]]: ''[[Os Lusíadas]]'' - [[Luís de Camões|Luís Vaz de Camões]]
* [[1572]]: ''[[Os Lusíadas]]'' [[Luís de Camões|Luís Vaz de Camões]]
* [[1576]]: ''[[História da Província Santa Cruz]]'' - [[Pero de Magalhães de Gândavo]]
* [[1576]]: ''[[História da Província Santa Cruz]]'' [[Pero de Magalhães de Gândavo]]
* 1578: ''História de uma viagem feita na terra do Brasil - [[Jean de Léry]]''
* 1578: ''História de uma viagem feita na terra do Brasil [[Jean de Léry]]''
* [[1595]]: ''[[Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil]]'' - [[José de Anchieta]]
* [[1595]]: ''[[Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil]]'' [[José de Anchieta]]


== Décadas e anos ==
== Décadas e anos ==
{{DécadaseAnos|14|15|16}}
{{DécadaseAnos|14|15|16}}


{{referências}}
{{Referências}}


{{DEFAULTSORT:Seculo Xvi}}
{{DEFAULTSORT:Seculo 16}}
[[Categoria:Século XVI| ]]
[[Categoria:Século XVI| ]]
[[Categoria:Segundo milénio|16]]
[[Categoria:Séculos|16]]

Edição atual tal como às 15h03min de 9 de maio de 2022

Disambig grey.svg Nota: "Cinquecento" redireciona para este artigo. Para o automóvel produzido pela Fiat, veja Fiat Cinquecento.
Milénios: primeiro milénio d.C.segundo milénio d.C.terceiro milênio d.C.
Séculos: Século XVSéculo XVISéculo XVII

O século XVI começou no calendário juliano no ano 1500 e terminou nos calendários juliano e gregoriano no ano 1600.[1] Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs.

Durante o século XVI, Portugal e Espanha exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas. Grandes porções do Novo Mundo tornaram-se colônias portuguesas e espanholas; e enquanto os portugueses se tornaram os mestres das rotas asiáticas e africanas de comércio marítimo, os espanhóis abriram rotas comerciais através do Oceano Pacífico, ligando o continente americano ao asiático.

Esta era do colonialismo estabeleceu o mercantilismo como a principal doutrina econômica, onde o sistema econômico era visto por uma balança em que o ganho de alguém significaria sempre a perda para outrem.[2] A doutrina mercantilista encorajou as principais guerras europeias que surgiriam e até certo ponto deu ímpeto à necessidade de expansão europeia pelo mundo, que culminaria no imperialismo em escala mundial dos séculos XVIII, XIX e XX.

Na Europa, a Reforma Protestante desfere um grande golpe na autoridade do papado e da Igreja Católica. As políticas europeias ficam assim dominadas por conflitos religiosos, lançando algumas das bases para a Guerra dos Trinta Anos, que surgiria no final do século. Na Itália, Luca Pacioli publica o primeiro trabalho sobre contabilidade; e Galileo Galilei inventa o primeiro termômetro. Na Inglaterra, o italiano Alberico Gentili escreve o primeiro livro de direito internacional público e divide secularismo de lei canônica e da teologia católica romana.

No Oriente Médio, o Império Otomano continuou a expandir-se, com o Sultão assumindo o título de Califa, enquanto lidava com uma Pérsia (Irã) que crescia. A Pérsia e a Mesopotâmia (Iraque) foram apanhados pela popularidade do setor Xiita do Islamismo sob a direção da Dinastia Safávida, lançando assim as bases para uma Pérsia independente da maioria sunita muçulmana no mundo.

A China evacuou as áreas costeiras devido à pirataria japonesa. Nesta altura, o Japão sofria com uma severa guerra civil, conhecida como período Sengoku.

No subcontinente indiano, após a queda do Sultanato de Déli, novos poderes surgiram, o Império Suri foi fundado por Sher Shah Suri e o Império Mogol por Babur, um descendente direto de Tamerlão e Gengis Cã. Seus sucessores, Humaium e Aquebar, ampliaram o império para incluir a maior parte do sul da Ásia. O império desenvolveu uma economia forte e estável no mundo, levando à expansão comercial e maior patrocínio da cultura, o que influenciou significativamente o curso da história indiana.

Copérnico propôs um universo heliocêntrico, ideia que foi recebida pela comunidade europeia com forte resistência, e Tycho Brahe refutou a teoria das esferas celestiais através da observação e medição de uma supernova em 1572. Estes eventos desafiavam directamente a ideia antiga de um universo imutável de Ptolomeu e Aristóteles, e levou a grandes revoluções na astronomia e na ciência.

Eventos

Personagens importantes

Em ordem cronológica

Predefinição:Div col end

Literatura

Décadas e anos

Década de 1490 1490 1491 1492 1493 1494 1495 1496 1497 1498 1499
Década de 1500 1500 1501 1502 1503 1504 1505 1506 1507 1508 1509
Década de 1510 1510 1511 1512 1513 1514 1515 1516 1517 1518 1519
Década de 1520 1520 1521 1522 1523 1524 1525 1526 1527 1528 1529
Década de 1530 1530 1531 1532 1533 1534 1535 1536 1537 1538 1539
Década de 1540 1540 1541 1542 1543 1544 1545 1546 1547 1548 1549
Década de 1550 1550 1551 1552 1553 1554 1555 1556 1557 1558 1559
Década de 1560 1560 1561 1562 1563 1564 1565 1566 1567 1568 1569
Década de 1570 1570 1571 1572 1573 1574 1575 1576 1577 1578 1579
Década de 1580 1580 1581 1582 1583 1584 1585 1586 1587 1588 1589
Década de 1590 1590 1591 1592 1593 1594 1595 1596 1597 1598 1599
Década de 1600 1600 1601 1602 1603 1604 1605 1606 1607 1608 1609

Referências

  1. Modern reference works on the period tend to follow the introduction of the Gregorian calendar for the sake of clarity; thus NASA's lunar eclipse catalogue states "The Gregorian calendar is used for all dates from 1582 Oct 15 onwards. Before that date, the Julian calendar is used." For dates after 15 October 1582, care must be taken to avoid confusion of the two styles.
  2. Predefinição:Harvnb.

talvez você goste