Predefinição:Outros calendarios 1599 (
- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Números romanos, na numeração romana) foi um ano comum do século XVI do actual Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi C, teve 52 semanas, início a uma sexta-feira e terminou também a uma sexta-feira.
Eventos
- Construção do Globe Theatre.
- 31 de janeiro - É aclamado na ilha Terceira, Filipe II de Portugal ou Filipe III de Espanha[1].
- 22 de abril - É declarado um surto de Peste bubônica (Localmente denominada Peste Oriental) que provocou cerca de 7.500 mortos em toda a ilha Terceira. Em voto formulado a 20 de janeiro de 1600, a pedir a debelação da doença pela Câmara Municipal de Angra foi mandado edificar a Ermida de São Sebastião[2] [3]
- 25 de dezembro - Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Nascimentos
- 13 de Fevereiro - Papa Alexandre VII (m. 1667)
- 11 de Março - Petrus Mulerius, Professor de Física e Botânica da Universidade de Gröningen (m. 1647).
- 12 de março- São João Berchmans
- 25 de Abril - Oliver Cromwell, político britânico (m. 1658)
- 04 de Junho - Diego Velázquez, pintor espanhol (m. 1659)
Falecimentos
- 10 de Abril - Gabrielle d'Estrées, Duquesa de Beaufort e amante de Henrique IV de França (n. 1571)
- 15 de Setembro - Gerardus Bontius, matemático, botânico, helenista e Professor de Medicina da Universidade de Leiden (n. 1536).
- 17 de Novembro - D. Violante do Canto (n. 1556), aristocrata açoriana que se distinguiu na crise de sucessão de 1580 ao dar apoio a António I de Portugal na luta contra Filipe II de Espanha.
Epacta e idade da Lua
Epacta gregoriana | 4 |
Idade da Lua | Letra d |
Por tema
Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1Predefinição:Temáticas dos anos/aux1
Referências
- ↑ Campos, Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à ilha Terceira - 1 de julho de 1901. Publicado em Angra Heroísmo pela "Imprensa Municipal" em 1903, pág. 282.
- ↑ Campos, Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à ilha Terceira - 1 de julho de 1901. Publicado em Angra Heroísmo pela "Imprensa Municipal" em 1903, pág. 283.
- ↑ Peste bubónica provoca cerca de 7 500 mortos na ilha Terceira, dos cerca de 30 mil que infectou, levando a que o ano de 1599 ficasse conhecido como o "ano do mal" já que a epidemia de "antrazes" dizimou boa parte da população da ilha, apenas poupando poucas localidades, como foi o caso de uma área da freguesia de Santa Luzia que não foi afetada pela doença e que por esse motivo passou a denominar-se Posto Santo, local que atualmente é uma freguesia desse nome. Foi um dos anos mais trágicos da história da ilha Terceira, encerrando uma época na qual em menos de duas décadas, para além da doença, a guerra, com o terrível saque da ilha e em particular da cidade de Angra e mortandade que se seguiu à entrada em Angra das forças castelhanas, e a fome marcaram a sua presença.