𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Curitiba

Município de Curitiba
Bandeira:

Bandeira

Brasão:

Brasão

Brasil
Paraná
Mesorregião Metropolitana da Grande Curitiba
Microrregião de Curitiba
Gentílico: Curitibano
Criado em: 29/03/1693
Área: 430,9 km² (IBGE/2003)
População: 1.727.010 (IBGE/2004))
(3,00 milhões na aglomeração urbana)

Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná. Situa-se a 934,6 metros acima do nível do mar, no primeiro planalto paranaense. Sua população é de 1.587.315 habitantes, pelo censo de 2000, sendo a maior cidade da região Sul do Brasil.


Visão geral

Considerada por muitos a metrópole brasileira que oferece a melhor qualidade de vida e uma das melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, Curitiba foi fundada em 1654 e elevada à categoria de vila e de município em 29 de março de 1693, sob o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Passou em 1721 a se chamar Curitiba, que deve seu nome aos milhares de pinheiros que cobriam seu território. Em meados do século XIX, a então Província do Paraná é desmembrada da Província de São Paulo e Curitiba se torna a capital. Durante sua história, Curitiba recebeu um grande fluxo de imigrantes europeus, especialmente italianos, poloneses, alemães e ucranianos.

Há duas versões que são aceitas hoje para a origem do nome Curitiba: Os índios tupi-guarani - Tupi, e Guarani usavam a expressão coré (pinhão) etuba (muito). Outra versão, também em guarani combina Kurit (pinheiro) e Yba (grande quantidade).

A cidade de Curitiba é especialmente conhecida por suas soluções urbanas inovadoras, como os ônibus biarticulados com suas faixas exclusivas, modelo adotado por cidades de outros países, inclusive dos Estados Unidos. A área verde da cidade, 51 metros quadrados por habitante, é cerca de três vezes maior que a área mínima recomendada pela Unesco. Espalhadas pela cidade, estão as Ruas da Cidadania, que são estabelecimentos municipais onde se encontram pontos de comércio, bibliotecas, serviços de acesso à internet gratuito, entre outros e lazer, além de órgãos de serviço do governo municipal, estadual e do governo federal. São os únicos lugares na cidade onde o comércio ambulante é permitido. Por todas essas soluções urbanas, Curitiba foi recentemente recomendada pela Unesco como uma das cidades-modelo para a reconstrução das cidades do Afeganistão. Apesar disto, como qualquer outra metrópole brasileira, Curitiba ainda sofre com alguns problemas sociais, como a existência de favelas no entorno do município e de moradores de rua. O índice de criminalidade, no entanto, ainda é baixo, se comparado a outras cidades do mesmo porte.

História

A região de Curitiba começou a ser povoada por volta de 1630, por habitantes vindo de Paranaguá, onde havia sido descoberto o ouro de aluvião, formando o povoado de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, que foi elevado a vila em 1693. Sem muitos recursos minerais, a região fez com que muitos dos moradores se deslocassem para a região de Minas Gerais. Durante muito tempo, a vila não foi mais do que uma passagem do transporte de gado dos campos de Viamão, no Rio Grande do Sul, a Minas Gerais. O desenvolvimeno na cidade começou a partir do início do século XIX, com a exploração e exportação da erva-mate, sendo elevada à categoria de cidade em 1842. Em 1853, o sul e sudoeste da província de São Paulo se separam desta, formando a nova província do Paraná, da qual Curitiba torna-se capital.

A partir de 1867, a cidade começa a receber levas de imigrantes, em sua maioria eslavos e italianos. Durante o século XX, especialmente na última metade, a cidade passa a ter um grande incremento populacional, já consolidada como pólo regional de comércio e serviços, tornando-se uma das cidades mais ricas do Brasil e pioneira em muitas soluções urbanísticas.

Veja aqui a história de Curitiba por períodos.

Geografia

Dados geográficos

  • Região administrativa: Microrregião de Curitiba
  • Área territorial do Município de Curitiba: 430,9 km²
  • Área da Região Metropolitana de Curitiba (RMC): 998,9 km²
  • Distância em relação à Brasília: 1.374,6 km
  • População: 1.727.010 (IBGE/2004)
  • Relevo: Levemente ondulado
  • Área verde por habitante: 51m2
  • Extensão Norte-Sul: 35 km
  • Extensão Leste-Oeste: 20 km
  • Altitude média: 934,6 m
  • Latitude: 25º25'48 Sul
  • Longitude: 49º16'15 Oeste
  • Fuso horário: Canada
  • Clima: Temperado
  • Pluviosidade: 1.500 mm/ano
  • Temp. média no verão: 21ºC
  • Temp. média no inverno: 13ºC

Localização geográfica

Curitiba, capital do Estado do Paraná, situada no primeiro planalto, na sua parte menos ondulada, também denominado platô curitibano, este fica nas coordenadas nas coordenadas 25º25'04" Sul de latitude e longitude 49º14'30" Oeste (Maack). Localizada a 934.6 m. acima do nível do mar, ocupando uma superfície de 430,9 km².

Relevo

A grande altitude dá à cidade características próprias, muito semelhantes às encontradas nas cidades européias.

Clima

Seu clima é subtropical úmido, sem estação seca, com verões suaves e invernos muito frios, pela classificação de Köppen. O índice pluviométrico alcança 1.500 mm em média por ano, pois as chuvas são uma constante do clima local. Este fato em parte deve-se ao grande desmatamento da Serra do Mar, barreira natural de umidade.

A estação hibernosa é caracterizada por temperaturas baixas e geadas periódicas.

Vegetação

Na vegetação local ainda aparecem com destaque remanescentes da Araucaria angustifolia, que resistiram à ação civilizadora dos tempos atuais. As araucárias estão nos bosques particulares e públicos, agora protegidas pela legislação ambiental que impede a sua derrubada.

Hidrografia

A bacia hidrográfica é constituída de vários rios, que cortam a cidade em diferentes direções, agrupados em cinco (5) bacias hidrográficas:

Em virtude das chuvas abundantes, ocasionam enchentes regulares, sendo constante motivo de preocupação. Atualmente, após uma série de estudos sobre seus cursos de água, quase todos estão sendo canalizados.

Demografia

Em seus primórdios, ela é a resultante da miscigenação de três etnias: o índio, o português e o negro, este em escala diminuta. Mais tarde, com a chegada dos imigrantes europeus, especialmente poloneses, italianos e alemães, formou-se um mosaico cultural, resultante deste caldeamento.

O processo de desenvolvimento populacional tanto da cidade como do município teve origem com a imigração européia. Os alemães a partir de 1833; em 1871, os italianos; e por fim, os poloneses e ucranianos. Agora a cidade é o centro da cultura polonesa no Brasil. Em 1876, existiam vinte colônias agrícolas compostas de vários grupos étnicos, os quais abrigavam, além de agricultores, outros profissionais. Atualmente, esse fluxo foi substituído pelas migrações internas, cujos elementos procedem principalmente de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Sua população 1.727.010 habitantes, conforme dados recentemente coletados pelo IBGE/2004 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esta estimativa coloca-a em 7º lugar entre as cidades mais populosas do Brasil, segundo o censo demográfico de 2000.

A maior densidade demográfica verifica-se na região nordeste-sudoeste, ou seja, no eixo Bacacheri-Portão, este, o bairro mais populoso de Curitiba, com 40.735 habitantes.

Segundo os resultados dos últimos censos, a população da cidade elevou-se de 483.038 habitantes, em 1970, para 843.733 habitantes em 1980. O município de Curitiba (430,9 km²), que pertence à microrregião nº 268 (Curitiba), teve sua população aumentada, no mesmo período, de 624.362 habitantes para 1.025.979 habitantes, elevando-se sua densidade de 1.411 hab./km². Curitiba ocupa o 7º lugar entre as cidades mais populosas do Brasil. Em termos percentuais, o aumento populacional da cidade entre 1960 e 1970 foi de 40% enquanto que, de 1970 a 1980, elevou-se a 74%.

Subdivisões

Arquivo:Mapacwb.jpg
Mapa da divisão política oficial de Curitiba.

A cidade de Curitiba está dividida em oito subprefeituras (chamadas “administrações regionais”), que gerenciam os 75 bairros do município, a saber:

  • Santa Felicidade, incluindo este distrito e mais os de Lamenha Pequena, Butiatuvinha, São João, Vista Alegre, Cascatinha, São Braz, Santo Inácio, Orleans, Mossunguê, Campo Comprido, Campina do Siqueira, Seminário, Riviera, Augusta e a porção norte da Cidade Industrial;
  • Boa Vista, incluindo este distrito e mais os de Bacacheri, Bairro Alto, Tarumã, Tingüi, Atuba, Santa Cândida, Cachoeira, Barreirinha, Abranches, Taboão, Pilarzinho e São Lourenço;
  • Cajuru, incluindo este distrito e mais os de Uberaba, Jardim das Américas, Guabirotuba e Capão da Imbuia;
  • Portão, incluindo este distrito e mais os de São Miguel, Fazendinha, Santa Quitéria, Vila Izabel, Água Verde, Parolin, Guaíra, Lindóia, Fanny, Novo Mundo e mais a porção central da Cidade Industrial;
  • Boqueirão, incluindo este distrito e mais os de Xaxim, Hauer e Alto Boqueirão;
  • Bairro Novo, incluindo os distritos de Sítio Cercado, Ganchinho, Umbará,

Campo de Santana e Caximba.

Pontos de destaque

Arquivo:Jbctba.jpg
Cúpula do Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais de Curitiba

Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Curitiba

Ligações externas

da:Curitiba de:Curitiba en:Curitiba es:Curitiba fr:Curitiba it:Curitiba nl:Curitiba no:Curitiba pl:Kurytyba ru:Куритиба sv:Curitiba

talvez você goste