Predefinição:Info/Corrida automobilística
Resultados do Grande Prêmio de Caesars Palace de Fórmula 1 realizado em Las Vegas em 17 de outubro de 1981.[1] Décima quinta e última etapa da temporada, marcou a última vitória na carreira do australiano Alan Jones, da Williams-Ford, e também o primeiro título mundial de Nelson Piquet.[2][3]Predefinição:Nota de rodapé
Resumo da corrida
Impossibilitado de cumprir suas obrigações financeiras, o circuito de Watkins Glen em [[Nova Iorque (estado)|]Nova Iorque] não pôde ser o palco da quinta decisão de título que a Fórmula 1 reservou para os Estados Unidos. Por conta desse fato, uma nova pista foi improvisada na área do hotel Caesars Palace, e por ser no sentido anti-horário o físico dos pilotos foi abusivamente exigido durante todo o fim de semana, sobretudo na região do pescoço. Naquele momento havia três postulantes ao título: Carlos Reutemann, com 49 pontos; Nelson Piquet, 48 pontos, e Jacques Laffite, 43 pontos.
Desde os primeiros treinos oficiais, as Williams de Carlos Reutemann e Alan Jones eram os mais rápidos a ponto de os referidos pilotos ocuparem a primeira fila do grid na ordem descrita anteriormente, embora o argentino soubesse que, pelas divergências com o time ao longo da temporada, não poderia contar com o auxílio de ninguém. Jones, inclusive, temia ser tachado de antidespotivo caso viesse a "bloquear" os adversários de seu companheiro de equipe.
Na corrida de sábado, Jones saltou à frente enquanto Reutemann e Piquet optaram pela cautela sendo que o brasileiro caiu da quarta para a nona posição no início da prova enquanto Alain Prost e Gilles Villeneuve estavam mais próximos ao australiano da Williams. Na décima sétima volta Piquet superou Reutemann e graças a uma batida de Villeneuve e uma ultrapassagem sobre John Watson o brasileiro subiu para o sexto lugar, posição que lhe daria o título e com a ida de alguns pilotos aos boxes o brasileiro chegou a andar em terceiro lugar, posição que perderia em virtude de uma ultrapassagem de Prost, que recuperou o vigor após trocar pneus e logo o francês subiria à vice-liderança ao superar o compatriota Jacques Laffite. Àquela altura a torcida já estava frustrada pelo abandono de Mario Andretti por quebra de suspensão.
Prudente e sempre adiante de Reutemann, o brasileiro Nelson Piquet diminuiu o ritmo e foi ultrapassado por Bruno Giacomelli e Nigel Mansell conservando a quinta posição enquanto o argentino despencou para o oitavo lugar ao ser superado por Laffite e John Watson, sobretudo, diria depois, por problemas de câmbio.[4] Mantidas as posições o brasileiro conquistou o título mundial,[5] mas só pôde comemorar após quinze minutos, tempo necessário para se recompor do cansaço físico potencializado pelo forte calor.
Alan Jones conquistou a última vitória de sua carreira,Predefinição:Nota de rodapé o último triunfo de um australiano até Mark Webber no Grande Prêmio da Alemanha de 2009, e Bruno Giacomelli obteve seu único pódio na categoria.
Treinos classificatórios
Grid de largada e classificação da prova
|
|
Tabela do campeonato após a corrida
|
Referências
|