𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São Luís (Maranhão)

Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de São Luís, veja São Luís.

Predefinição:DadosMunicípioBrasil

São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão. Está localizada na ilha homônima (Upaon-açu, na antiga denominação dada pelos índios Tupinambás, que ali habitavam, e que significa "Ilha Grande"), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Possui 1.021.385 habitantes (estimativa para 2007) e é a principal cidade da Região Metropolitana Grande São Luís. É uma das três capitais estaduais do Brasil situada numa ilha, as outras duas são Vitória e Florianópolis.

História

A cidade era inicialmente uma aldeia tupinambá que foi conquistada pelos franceses em 1612, comandados por Daniel de La Touche, que construíram um forte e o nomearam São Luís, em homenagem prestada a Luís XIII da França, rei-menino da França. Os franceses se aliaram aos nativos na resistência aos portugueses e, 3 anos depois, em novembro de 1615,foram expulsos, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, que se tornou o primeiro capitão-mor do Maranhão. A curta estadia francesa e eles não terem construído uma cidade (contruiram um forte) traz discussões sobre a fundação de São Luís.

São Luís também esteve sob o controle holandês no período de 1641 a 1644. Somente depois desses ataques o governo colonial decidiu fundar o estado do Grão-Pará e Maranhão, independente do resto do país. Nessa época, a economia era baseada na plantação, e depois exportação, de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Conflitos entre as elites por motivos econômicos levariam à Revolta de Beckman.

Pelos idos de 1860, com o início da Guerra Civil Americana, a região passou a fornecer algodão para a Inglaterra. A riqueza proporcionada por essa atividade foi usada para modernizar a cidade, com a chegada de religiosos para lecionar nas suas escolas e a implantação de redes de água e saneamento. A cidade chegou a ser a terceira do país em população, mas no fim do século XIX a agricultura entra em decadência e, desde então, a cidade busca outras atividades para manter-se.

Cultura

Na cultura local, São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o "Tambor de Crioula", o "Cacuriá", o "Tambor de Mina" (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje - fundada em meados do século XIX - seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas.

No carnaval, a tradição de São Luís é um forte carnaval de rua. Onde os blocos populares de misturam aos brincantes e as bandinhas tradicionais.

No fim do século XVIII, o aumento da demanda internacional por algodão para atender as industrial têxtil inglesa aliado à redução da produção norte americana por causa da Guerra de Independência nos Estados Unidos forneceram o cenário ideal para o estímulo da produção algodoeira no Maranhão. As companhias de navegação Southampton & Maranham Company e Maranham Shipping Company, de transporte marítimo a vapor, que realizavam o transporte do algodão dos estados da Geórgia e do Alabama, passaram a operar no eixo São Luís – Londres ou Havre, levando a produção de Caxias e da Baixada Maranhense.

Nesse período, a fase de ouro da economia maranhense, São Luís passou a viver uma efervescência cultural. A cidade, que se relacionava mais com as capitais européias que as outras cidades brasileiras, foi a primeira a receber uma companhia italiana de ópera. Possuía calçamento e iluminação como poucas do país. Recebia semanalmente as últimas novidades da literatura francesa. As grandes fortunas algodoeiras e os comerciais locais enviavam seus filhos para estudar em Recife, Salvador, Rio de Janeiro e, principalmente, Europa.

É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por "Atenas Brasileira". A denominação decorre do número de escritores locais que exerceram papel importante nos movimentos literários brasileiros a partir do romantismo. Surgiu, assim, a imagem do Maranhão como o estado que fala o melhor português do país.

A primeira gramática do Brasil foi escrita e editada na cidade por Sotero dos Reis. Mesmo nos dias atuais a cidade ainda tem uma grande vocação natural para a literatura e poesia.

Patrimônio

Imagem: Centro Histórico de São Luís A cidade de São Luís (Maranhão) inclui o sítio "Centro Histórico de São Luís", [[Património Mundial|PatrimPredefinição:Langvar-switchnio Mundial]] da UNESCO. Welterbe.svg
Arquivo:São Luís Brasil.jpg
Fachada azulejada de um prédio

A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade, em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares de centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. Vários prédios foram restaurados; a Prefeitura, por exemplo, funciona no Palácio la Ravardière, construção de 1689.

Epítetos

  • "Atenas Brasileira": Devido aos filhos dos nobres que eram enviados a Coimbra(Portugal), Londres(Inglaterra) e Paris(França)para estudar e quando voltavam a maioria deles se cncentravam em São Luís e no Rio de Janeiro. Devido a grande efervecência cultural que existia e ainda existe ali esse epíteto foi dado a São Luís.

São Luís também é a cidade onde a foi escrita e editada a primeira gramática do Brasil, pelo escritor Sotero dos Reis.

  • "Ilha do Amor": atribuído em função ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega.
  • "Jamaica Brasileira": o reggae chegou com força no Maranhão como um todo nos anos 70, e até hoje continua forte.
  • "Cidade dos Azulejos": devido a arquitetura e decoração azuleijada frontal dos antigos casarões, provenientes dos países europeus.

Clima

O clima de São Luís é tropical, quente e úmido. A temperatura mínima na maior parte do ano fica entre 20 e 25 graus e a máxima geralmente fica acima de 30 graus, possui duas estações distintas: a estação seca, de julho a dezembro, e a estação chuvosa, de janeiro a junho. A média pluviométrica é de 2325 mm.

Saúde

Dentre os hospitais da cidade merecem destaque o Sarah Kubitschek, um importante centro de reabilitação locomotora e ortopédica do Brasil.

Economia

A economia maranhense foi uma das mais prósperas do país até a metade do século XIX. Todavia, após o fim da Guerra Civil dos Estados Unidos da América, quando perdeu espaço na exportação de algodão, o estado entrou em colapso; somente após o final da década de 60 no século XX o estado passou a receber incentivos e saiu do isolamento, com ligações férreas e rodoviárias com outras regiões.

A inauguração do Porto do Itaqui, em São Luís, atualmente o segundo em profundidade no mundo, ficando atrás apenas do de Rotterdam, na Holanda, e um dos mais movimentados do país, serviu para escoar a produção industrial e de minério de ferro vinda de trem da Serra de Carajás, atividade explorada pela Companhia Vale do Rio Doce. A estratégica proximidade com os mercados europeus e norte americanos fez do Porto uma atraente opção de exportação, mas padece de maior navegação de cabotagem. A economia ludovicense baseia-se na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, turismo e nos serviços. São Luís concentra mais da metade do PIB do estado; a capital passa por um processo marcante de crescimento econômico, sediando mais de três universidades (duas públicas e uma privada), além de uma dezena de centros de ensino e faculdades particulares. A expansão imobiliária é visível, mas o custo de vida ainda é bastante elevado.

Meios de comunicação em São Luís

Ver também

Ligações externas

br:São Luís (Maranhão) de:São Luís en:São Luís, Maranhão eo:São Luís es:São Luís fi:São Luís fr:São Luís (Maranhão) gl:São Luís do Maranhão he:סאו לואיס id:São Luís, Maranhão io:São Luís (Brazilia) it:São Luís nl:São Luís no:São Luís oc:São Luís (Brasil) pl:São Luís ro:São Luís ru:Сан-Луис simple:São Luís (Brazil) sv:São Luis tg:Сан-Луис tr:Sao Luis

talvez você goste