𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pinheiro (Maranhão)

Predefinição:Info/Município do Brasil/Pinheiro (Maranhão) Pinheiro é um município do estado do Maranhão, Brasil, localizado na microrregião da Baixada Maranhense e mesorregião do Norte Maranhense. Sua área é de 1.512,968 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 83 777[1] habitantes. A cidade é conhecida por ser terra natal do ex-Presidente da República José Sarney.

Economia

A economia do município é baseado na agricultura e na pecuária.

Agricultura

A agricultura oferece boa fonte de renda, sendo os principais produtos agrícolas cultivados no município: arroz (3.027 ha, em cujo espaço produziu–se 5.254 toneladas, tendo um rendimento médio de 631 kg/ha); feijão (398 ha, foi produzido 251 toneladas, tendo um rendimento médio de 631/kg/ha); milho (2.232 ha, sendo produzido 1.816 toneladas,tendo um rendimento médio de 827 kg/ha); mandioca (com uma maior representatividade na economia, ocupando 3.610 ha e produzindo 22.137 toneladas, sendo o rendimento médio de 6.038 kg/ha)

Pecuária

A pecuária tem boa projeção, onde o número efetivo de cabeças de gado é de 37.327, as quais fornecem 851.000 litros de leite por ano. A criação de suínos tem um número de 5.026 e as aves contam 177.000. Em menor número, estão os equinos e ovinos.

Ainda em relação a pecuária pinheirense é oportuno ressaltar a criação bubalina, a qual já foi muito destacada, chegando a existir aproximadamente 36.000 cabeças, nos anos 1970 a 1980.

Cultura

As manifestações culturais de Pinheiro são: Carnaval, Reveillon, Festejos de Santo Inácio, Regata de Ramos, desfiles de 7 de Setembro, Jogos Escolares (JEPS), Festas Juninas, Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, capoeira, Festival de Músicas Pinheirense (FESMAP) e o Aniversário de Pinheiro.

Educação

No ensino básico privado, possui o tradicional Colégio Pinheirense, a filantrópica Fundação Bradesco e no âmbito público destaca-se o Instituto Federal do Maranhão. No ensino superior, possui campus da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão.

Também conta com uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Saúde

O município conta com o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago.[2]

Geografia

Limite

Limita-se ao norte, com os municípios de Santa Helena e Central, ao Sul com Pedro do Rosário e Presidente Sarney; ao leste com Bequimão, Peri Mirim, Palmerândia e São Bento e, a oeste, com Presidente Sarney e Santa Helena.

Relevo

Pinheiro apresenta topografia variável. Com campos altos e baixos e cobertura vegetal de matas, cerrados, campos alagados, chapadas e matas de cocais.

Clima

O clima do município é tropical, quente e úmido, sendo que a zona da chapada oferece clima mais ameno. As estações do ano são apenas duas – chuvosa (chamada localmente de inverno)- que vai de janeiro a junho, e seca (chamada de verão) – de julho a dezembro.

Hidrografia

As águas do Rio Pericumã são utilizadas para o abastecimento da população após serem tratadas pela Caema, e delas são tirados os pescados, fonte principal de alimentação Pinheirense. A população ribeirinha o utiliza como meio de transporte diariamente, com lanchas motorizadas, com horário de chegada e saída para diversas localidades circunvizinhas.

Em seu curso, foi construída a Barragem do rio Pericumã.

Lazer

  • Balneário Maria Santa: é um local de eventos as margens do rio Pericumã
  • Rio Pericumã: rio que circunda a cidade e onde a maior parte da população retira seu sustento
  • Campos: considerado o pantanal maranhense, com as primeiras chuvas as gramíneas brotam e outras espécies florescem deixando a paisagem bela. Com a elevação do nível do rio (Pericumã) uma vasta área alaga permitindo a prática do ecoturismo, atividade ainda pouco explorada na região.
  • Carnaval: é considerado o melhor carnaval do Maranhão. Recebe turistas de várias cidades brasileiras.
  • Parque do Babaçú: a 2 km do Centro, o parque é voltado a pratica de esportes e lazer, com praça de alimentação que inclui restaurante.
  • Praça da Matriz: encontramos a Igreja de Santo Inácio de Loyola e o anfiteatro.
  • Praça Centenário e Praça Sarney: as mais frequentadas da cidade.
  • Complexo Poliesportivo: possui quadras de futebol de areia, volei de praia e circuito de motocross.
  • Estádio Costa Rodrigues: onde acontece o Campeonato Pinheirense entre outros eventos.

Monumentos histórico s

  • Prédio mais antigo está localizado na Praça Padre Newton, no bairro da Matriz. Em estilo colonial, foi sede do Poder Legislativo e da Intendência. Propriedade da família de Adão Amorim.
  • Obelisco: a construção foi um presente da Associação Comercial do Maranhão, para a cidade de Pinheiro, durante as comemorações do Centenário da Princesa da Baixada em 1956.
  • Busto de José Sarney: foi inaugurado em 24 de abril de 1980, em uma praça que também leva o seu nome, por ocasião do cinquentenário do ex-presidente da República José Sarney, nascido em Pinheiro.
  • Busto de Elisabetho Carvalho: homenagem do município ao desembargador, fundador do "Jornal Cidade de Pinheiro" e ex-prefeito Elisabetho Barbosa de Carvalho.

Comunicação

Possui a TV Pinheiro canal 11 afiliada rede BAND, programas locais Repórter cidadão jornalismo diário entre outros programas musical e gospel. Possui a TV Pericumã que é uma emissora de televisão maranhense instalada na cidade de Pinheiro pelo canal 9. Ela é afiliada à Rede Record. A cidade possui também outros canais de TV como SBT canal 3 e GLOBO canal 19 afiliada TV Mirante no Maranhão.

Além da TV, existe as rádios: Pericumã FM (105.1)e Cultura FM (105.9) e Verdes Campos AM (710KHZ) transmitindo a toda Baixada Maranhense. Possui também uma rádio comunitária: Popular FM (107.9).

Ver também

Referências

  1. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_Pop_2020
  2. «Governo realiza cirurgia inédita no Hospital Regional da Baixada...». Maranhão de Todos Nós (em português). 20 de novembro de 2017. Consultado em 19 de dezembro de 2018 

Ligações externas

talvez você goste