Predefinição:DadosMunicípioPortugal Vila Nova de Gaia é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com cerca de 178 256 habitantes,sendo a quarta maior cidade em Portugal.[1] A cidade está localizada na margem esquerda (ou seja, sul) da foz do rio Douro.As caves do famoso vinho do Porto ficam em Gaia.
É a terceira maior cidade de Portugal.[1]
É sede de um município com 170,82 km² de área e 300 868 habitantes [2004]subdividido em 24 freguesias. Presentemente o município é o mais populoso da região Norte e o terceiro de Portugal,[carece de fontes] sendo limitado a norte pelo município do Porto, a nordeste por Gondomar, a sul por Santa Maria da Feira e Espinho e a oeste tem litoral no oceano Atlântico com extensas praias em sua orla costeira. Foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984.
População
- Presentemente é o terceiro município mais populoso de Portugal, e mais populoso na região Norte[carece de fontes], com 307 444 habitantes, dos quais 178 255 são residentes urbanos.INE(2006)
Geografia
- Com 168,7 km²[1] de área é o maior concelho do Grande Porto. Subdividido em 24 freguesia, está limitado a norte pelo município do Porto, a nordeste por Gondomar, a sul por Santa Maria da Feira e Espinho e a oeste pelo oceano Atlântico. Este contexto permite-lhe ser um concelho de grandes contrastes, entre zonas interiores, rio e mar, bem como entre áreas urbanas, industriais e rurais.
Em termos aquíferos para alem das marcantes orla atlântica e a zona fluvial do Douro, atravessam o concelho inúmeras ribeiras. Destaca-se ainda o rio Febros, que atravessa as freguesias de Pedroso e Avintes.
Embora com uma morfologia acidentada e muito desnivelada, o ponto mais alto do concelho situa-se a 261m. Entre outros pontos, podemos encontrar o Monte da Virgem e a Serra de Canelas
Mapa das freguesias
Lista das freguesias
|
|
Demografia
População do concelho de Vila Nova de Gaia (1801 – 2004) | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1801 | 1849 | 1900 | 1930 | 1960 | 1981 | 1991 | 2001 | 2004 |
24675 | 43454 | 74072 | 102950 | 157357 | 226331 | 248565 | 288749 | 300868 |
História do Município
A origem de Vila Nova de Gaia remonta provavelmente a um castro celta. Quando integrada no Império Romano, tomou o nome Cale (ou Gale, uma vez que no Latim Clássico não há uma distinção clara entre as letras e o som "g" e "c"). Este nome é, com grande probabilidade de origem Céltica, um desenvolvimento de "Gall-", com a qual os Celtas se referiam a eles próprios (outros exemplos podem ser encontrados em "Galicia", "Gaul", "Galway"). O próprio rio Douro (Durus em latim), é igualmente celta, construído a partir do Celta "dwr", que significa água. Durante os tempos romanos, a grande maioria da população viveria na margem sul do Douro, situando-se a norte uma pequena comunidade em torno do porto de águas fundas, no local onde se situa agora a zona ribeirinha do Porto. O nome da cidade do Porto, posteriormente, "Portus Cale", significaria o Porto ("portus" em latim) da cidade de Gaia. Com o desenvolvimento como centro de trocas comerciais, a margem norte acabou por também crescer em importância, tendo-se aí estabelecido o clero e burgueses.
Com as invasões mouras do século VII D.C., a fronteira "de facto" entre o estado árabe e cristão acabou por se estabelecer por um longo período de tempo no rio Douro, por volta do ano 1000. Com os constantes ataques e contra-ataques, a cidade de Cale, ou Gaia, perdeu a sua população, que se refugiou na margem norte do Rio Douro. Uma das lendas mais associadas a Gaia refere-se ao confronto entre o rei cristão D. Ramiro, e o rei mouro Albazoer, despoletado por pretensões amorosas. [2]
Após a conquista e pacificação dos territórios a sul do Douro, por volta de 1035, com o êxodo e expulsão das populações Muçulmanas, deixando terras férteis abandonadas, os colonos estabeleceram-se novamente em Gaia, em troca por melhores contratos feudais, com os novos senhores das terras conquistadas. Esta nova população refundou a antiga cidade de Cale com o nome Vila Nova de Gaia em torno do castelo e ruínas da velha "Gaia".
O nome das duas cidades de Porto e Gaia era frequentemente referida em documentos contemporâneos como "villa de Portucale", e o condado do Reino de Leão em torno da cidade denominado Portucalense. Este condado esteve na origem do posterior reino de Portugal.
Economia
Sendo um concelho de grandes dimensões, Gaia tem historicamente uma diversidade significativa na sua estrutura económica. Em todos os sectores, o concelho serviu de sede ou esteve na génese de empresas de referência nacional.
Mantendo uma forte diversidade em todos os sectores de actividade, e presentemente uma referência no comércio a retalho. A Associação Comercial e Industrial de Gaia [3] mantém uma caracterização permanente das actividades económicas.
Indústria
Apesar de grande percentagem da população residente efectuar movimentos pendulares para o concelho vizinho do Porto, Gaia tem uma grande tradição industrial. Existem empresas de dimensões variáveis em áreas distintas como cerâmica, têxtil, ferragens, construção civil, sejam fornecedoras ou transformadoras finais.
Comercio e Servicos
Na década de 90 a cidade recebeu duas grandes superfícies comerciais, que foram marcos importantes no desenvolvimento do conceito: Gaia Shopping e ArrábidaShopping. Recentemente, também a cadeia El Corte Inglés se fixou na freguesia de Mafamude, escolhendo o concelho para a sua segunda implementação em Portugal. Todos os bancos portugueses tem varias representações no concelho, incluindo algumas agências especializadas em Private Banking. A Avenida da República concentra uma parte significativa da actividade financeira. Na área de saúde, alem de varias clínicas e laboratórios de análise, a cidade dispõe do Hospital da Arrábida [www.hospitaldaarrabida.pt], um dos primeiros hospitais privados no país.
Agricultura e Pesca
Sendo um concelho com uma área significativa, com frentes de mar e rio, e um interior de ruralidade significativa, encontramos vários exemplos no concelho de diversificação da actividade económica. S. Pedro da Afurada e Aguda são exemplos de comunidades muito activas no sector piscatório, possibilitando a compra directa de peixe fresco. De igual modo, embora o desenvolvimento urbano tenha reduzido o espaço disponível para terrenos agrícolas, mantém-se a capacidade de produção, nomeadamente em nichos de mercado como a agricultura biológica [www.quintinha.com]. Pomares, lojas de ferramentas e fornecedores de equipamento agrícola podem ser encontrados um pouco por todo o concelho.
Cidades mais populosas de Portugal:Lisboa,Porto,V.N.de Gaia,Amadora,Braga,Setubal,Queluz,Coimbra,Almada,Funchal.
Institucional
Em Vila Nova de Gaia encontram-se localizados os estúdios RDP-Norte, sitos no Monte da Virgem. Alem da Rádio e Televisão de Portugal, também a Radio Nova Era [4] é sediada nesta cidade.
A ligação da cidade ao Vinho do Porto não se esgota nas caves armazenadoras e no desenvolvimento do turismo: a sede da Associação das Empresas do Vinho do Porto [5] situa-se na freguesia Sta. Marinha.
Lista de empresas de grande dimensao
- Bavidros ( ex- Barbosa e Almeida ) [6]
- Fábrica Cerâmica de Valadares [7]
- Grupo Salvador Caetano [8]
- Real Companhia Velha [9]
- Cabelte Holding [10]
Como referência histórica, o Grupo Amorim foi fundado em Vila Nova de Gaia, com a sua primeira fábrica localizada no Cais de Gaia.
Transportes e Vias de Comunicação
A cidade é servida pelo Metro do Porto e pela STCP. No entanto, a maior parte do concelho encontra-se coberta por companhias de transporte privadas, tais como a UTC [11], Espírito Santo [12].
A CP tem na Estação das Devesas um dos seus pontos nevralgicos. Todos os comboios Alfa Pendular da linha do Norte servem Vila Nova de Gaia a partir deste ponto de paragem. O concelho, na sua totalidade e ainda servido por diversas estações e apeadeiros. Destes, Granja, Aguda, Miramar e Francelos tem um pico de utilizadores significativo durante a época balnear, servindo diversas praias do concelho.
Diversas auto-estradas podem ser encontradas: A1, IC1, A29, A44, IP1. A futura A41, também conhecida como IC24, será a futura circular externa da área Metropolitana do Porto, evitando que o tráfego pesado extra-metropolitano para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Porto de Leixões se misture com as deslocações internas entre Porto e Gaia.
O aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro situa-se a sensivelmente 20 Km, dispondo de bons acessos através das auto-estradas supra-referidas.
O Porto de Leixões encontra-se a 15 km.
Turismo
Praias e Orla Costeira
- Cais de Gaia
- Caves do Vinho do Porto
- Corpo de Santa Maria Adelaide em Arcozelo
- Centro Histórico de Gaia
Vila Nova de Gaia é conhecida pela sua extensa faixa costeira, com aproximadamente 17 km de areal. Em 2006, é o concelho do país com mais praias ostentando o prémio Bandeira Azul. No total, 17 praias receberam o galardão. Recentemente a requalificação de toda esta área contemplou a construção de um passadiço em madeira que permite percorrer a frente de mar livre de trânsito, e ligando a praia de Lavadores a Espinho.
Ao longo da costa, existem vários locais de interesse para além da actividade balnear, entre os quais se destacam a Capela do Sr. da Pedra em Miramar, a vila piscatória da Aguda e finalmente, o lugar da Granja, uma das mais famosas antigas estâncias balneares portuguesas. A Granja é ainda conhecida por ter sido o local onde Sophia de Mello Breyner Andresen passou grande parte da sua infância e juventude, e fonte de inspiração para os elementos marítimos das suas obras... {Algumas} praias na orla costeira de Gaia: Madalena, Valadares, Miramar,Aguda,Granja.
Educação
Cultura
Desporto
Lista do património edificado
- Capela do Senhor da Pedra
- Casa Barbot
- Igreja do Mosteiro da Serra do Pilar (Património Mundial)
- Mosteiro de Grijó
- Mosteiro de Pedroso
- Solar dos Condes de Resende (Canelas)
Lista de outros locais de interesse
- Aguda
- Alto da Bandeira
- Arnelas
- Candal
- Coimbrões
- Granja
- Monte da Virgem
- Pedra da Audiência (Avintes)
- Parque Biológico de Gaia [13] (Avintes)
- Parque Municipal da Lavandeira
- Ponte Luiz I (Património Mundial)
- Ponte de D. Maria Pia
- Ponte de São João
- Ponte da Arrábida
- Ponte do Infante
- Santo Ovídio
- Serra de Canelas
- Serra do Pilar
- Zoo Quinta de Santo Inácio (Avintes)
Imagem: Centro Histórico do Porto | A cidade de Vila Nova de Gaia contém parte do sítio "Centro Histórico do Porto", [[Património Mundial|PatrimPredefinição:Langvar-switchnio Mundial]] da UNESCO. |
Lista de personalidades ilustres
Encontram-se intimamente ligadas a cidade de Vila Nova de Gaia diversas personalidades e personagens históricas, que aqui nasceram, residiram, ou que reflectiram nas suas obras a marca que a cidade lhes deixou:
|
|
Galeria de fotos
Ligações externas
- Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
- Agência Municipal de Investimento
- Portal do Cidadão de Gaia
- Portal da Juventude de Gaia
- Mapa Interactivo de Gaia
- Águas de Gaia E.M.
- Gaia Social E.M.
- Gaianima E.M.
- Gaiurb E.M.
- Parque Biológico de Gaia E.M.
- Energaia
- www.gaianet.pt
- Fotografias de Vila Nova de Gaia
Ver também
Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Portal".
Referências
Ligações externas
de:Vila Nova de Gaia el:Βίλα Νόβα ντε Γκάια en:Vila Nova de Gaia es:Vila Nova de Gaia eu:Vila Nova de Gaia fa:ویلا نوا دگایا fi:Vila Nova de Gaia fr:Vila Nova de Gaia gl:Vila Nova de Gaia is:Vila Nova de Gaia it:Vila Nova de Gaia nl:Vila Nova de Gaia pl:Vila Nova de Gaia ro:Vila Nova de Gaia ru:Вила-Нова-де-Гайя sk:Vila Nova de Gaia tr:Vila Nova de Gaia vo:Vila Nova de Gaia