Estado do Rio de Janeiro | |
---|---|
Capital: | Rio de Janeiro |
Área: | 43.909,054 km² |
Habitantes: | 15.512.106 (2004) |
Densidade pop.: | 329,37 hab/km² |
Fuso horário: | GMT-3 |
ISO 3166-2: | BR-RJ |
PIB | 2º maior |
Governadora: | Rosinha Mateus (PMDB) |
Mapas | |
O Rio de Janeiro no Brasil |
O Rio de Janeiro ou Estado do Rio de Janeiro (sigla: RJ) é um estado brasileiro localizado na parte leste da região Sudeste. Tem como limites: Minas Gerais (N e NO), Espírito Santo (NE), Oceano Atlântico (L e S), e São Paulo (SO). Ocupa uma área de 43.653km2. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses.
As cidades mais populosas são: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda. O Estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé são os rios principais. Veja lista de rios do Rio de Janeiro. O clima é tropical.
Geografia
O Rio faz parte do bioma da Mata Atlântica brasileira, tendo em seu relevo montanhas e baixadas localizadas entre a Serra da Mantiqueira e Oceano Atlântico, destancando-se pelas paisagens diversificadas, com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, lagunas e florestas tropicais. Fazendo divisa com os estados de Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, o Rio de Janeiro é um dos menores estados do país e o menor da região Sudeste.
Possui uma costa com 635 Km de extensão, banhados pelo Oceano Atlântico, sendo superada em tamanho apenas pelas costas da Bahia e Maranhão.
Economia
A economia fluminense se baseia na indústria (metalúrgica, siderúrgica, química, de extração mineral, cimenteira, alimentícia, mecânica, editorial, gráfica, de papel e celulose, extração e refino de petróleo, telecomunicações), turismo e ecoturismo e no comércio, tendo a agropecuária pequena expressão na produção econômica estadual. O estado do Rio de Janeiro é a segunda maior potência econômica do Brasil, e a quarta da América do Sul, tendo um Produto Interno Bruto equivalente ao do Chile, e uma participaçao no PIB nacional de 12,61%.
História
Capitanias Hereditárias
O Rio de Janeiro originou-se de partes da capitania de São Tomé e de São Vicente. Entre 1555 e 1567, o território foi ocupado pelos franceses, que pretendiam instalar uma colônia de povoamento, a França Antártica. Visando evitar a ocupação pelos franceses, em 1º de março de 1565, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá.
No século 17, a pecuária e a cana-de-açúcar impulsionaram o progresso, definitivamente assegurado quando o porto começou a exportar as riquezas de Minas Gerais, no século 18. Em 1763, o Rio de Janeiro se tornou a sedde do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia. Com a mudança da família real para o Brasil, em 1808, a região foi muito beneficiada com reformas urbanas para abrigar a Corte portuguesa. Dentro das mudanças promovidas destacam-se: a transferência de órgãos de administração pública e justiça, a criação de novas igrejas, hospitais, quartéis, fundação do primeiro banco do páis - o Banco do Brasil - e a Imprensa Régia, com a Gazeta do Rio de Janeiro.Nos anos seguintes também surgiram o Jardim Botânico, a Biblioteca Real e a Academia Real Militar.
Assim, ocorreu um processo de introdução cultural, influenciada não somente pelas informaçòes trazidas pela chegada da Família Real, mas também pela presença de artistas europeus que foram contratados para registrar a sociedade e natureza brasileira. Nessa mesma época, nasceu a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
O Município Neutro
Em 1834, a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em município neutro, permanecendo como capital do país, enquanto a capitania passou a província, com sede em Niterói. Em 1889, a cidade transformou-se em capital da República, o município neutro em distrito federal e a província em Estado. Com a mudança da capital para Brasília, em 1960, o município do Rio de Janeiro tornou-se o Estado de Guanabara.
O novo Estado do Rio
Após a edição da Lei Complementar nº20 em 1974, assinada pelo presidente Ernesto Geisel, fundiram-se os Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em 15 de março de 1975. A capital do novo Estado do Rio de Janeiro passou a ser a cidade do Rio de Janeiro, voltando-se a situação político-territorial anterior a 1834, ano da criação do Município Neutro. Foram mantidos ainda os símbolos do antigo Estado do Rio de Janeiro, enquanto os símbolos do antigo Estado da Guanabara passaram a ser os símbolos do Município do Rio de Janeiro.
Alguns alegam que a motivação por trás do presidente Geisel para a fusão foi neutralizar a força oposicionista do MDB no Estado da Guanabara. O antigo Estado do Rio de Janeiro, tradicionalmente, sempre foi um pólo de conservadorismo; assim, a tradição oposicionista e contestadora da cidade do Rio de Janeiro poderia ser mais facilmente neutralizada, evitando maiores problemas para o governo militar.
Atualmente, há 92 municípios no estado, contando com a cidade do Rio de Janeiro.
Os Governadores do Estado do Rio de Janeiro após a fusão foram:
(1975-1979) Floriano Peixoto Faria Lima (ARENA)
(1979-1983) Antônio de Pádua Chagas Freitas (PMDB)
(1983-1987) Leonel Brizola (PDT)
(1987-1991) Moreira Franco (PMDB)
(1991-1994) Leonel Brizola (PDT)
(1994-1995) Nilo Batista (PDT)
(1995-1999) Marcello Alencar (PSDB)
(1999-2002) Anthony Garotinho (eleito pelo PDT, migrou para o PSB no ano 2000)
(2002-2003) Benedita da Silva (PT)
(2003-) Rosinha Garotinho (eleita pelo PSB, migrou para o PMDB em 2004)
Bandeira
- Artigo Principal: Bandeira Oficial do Estado do Rio de Janeiro
Brasão
- Artigo Principal: Brasão Oficial do Estado do Rio de Janeiro
Lema do estado
"Recte Rempublican Gerere" (Gerir a Coisa Pública com Retidão), traduzindo a preocupação constante do homem público do estado; e carregado de uma estrela de cinco(5) pontas de prata, no chefe, representando a Capital.
Cultura
O Rio é um dos estados brasileiros cuja cultura é extremamente diversificada e traz laços históricos com as culturas européias, predominantemente a portuguesa, e com todos os movimentos desenvolvidos pela sociedade brasileira, desde o descobrimento do país em 1500.
Alguns pontos culturais e históricos do Rio de Janeiro:
- Carnaval no Rio de Janeiro
- Theatro Municipal
- Pão de Açúcar
- Cristo Redentor
- Museu Imperial de Petrópolis, na cidade de Petrópolis.
- Biblioteca Nacional
- Centro Cultural da Justiça Federal
- Museu Nacional de Belas Artes
- Paço Imperial
- Palácio Tiradentes
- Palácio do Catete
- Ilha Fiscal
- Jardim Botânico do Rio de Janeiro
- Quinta da Boa Vista e Museu Nacional
- Igreja da Candelária
- Mosteiro de São Bento
- Passeio Público
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói, na cidade de Niterói.
- Maracanã
- Sambódromo (ver: carnaval)
- Dedo de Deus, na cidade de Guapimirim.
- Ilha Grande (Rio de Janeiro), na cidade de Angra dos Reis.
Municípios
- Angra dos Reis
- Aperibé
- Araruama
- Areal
- Armação dos Búzios
- Arraial do Cabo
- Barra do Piraí
- Barra Mansa
- Belford Roxo
- Bom Jardim
- Bom Jesus do Itabapoana
- Cabo Frio
- Cachoeiras de Macacu
- Cambuci
- Campos dos Goytacazes
- Cantagalo
- Carapebus
- Cardoso Moreira
- Carmo
- Casimiro de Abreu
- Comendador Levy Gasparian
- Conceição de Macabu
- Cordeiro
- Duas Barras
- Duque de Caxias
- Engenheiro Paulo de Frontin
- Guapimirim
- Iguaba Grande
- Itaboraí
- Itaguaí
- Italva
- Itaocara
- Itaperuna
- Itatiaia
- Japeri
- Laje do Muriaé
- Macaé
- Macuco
- Magé
- Mangaratiba
- Maricá
- Mendes
- Mesquita
- Miguel Pereira
- Miracema
- Natividade
- Nilópolis
- Niterói
- Nova Friburgo
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Paraíba do Sul
- Paraty
- Paty do Alferes
- Petrópolis
- Pinheiral
- Piraí
- Porciúncula
- Porto Real
- Quatis
- Queimados
- Quissamã
- Resende
- Rio Bonito
- Rio Claro
- Rio das Flores
- Rio das Ostras
- Rio de Janeiro
- Santa Maria Madalena
- Santo Antônio de Pádua
- São Fidélis
- São Francisco de Itabapoana
- São Gonçalo
- São João da Barra
- São João de Meriti
- São José de Ubá
- São José do Vale do Rio Preto
- São Pedro da Aldeia
- São Sebastião do Alto
- Sapucaia
- Saquarema
- Seropédica
- Silva Jardim
- Sumidouro
- Tanguá
- Teresópolis
- Trajano de Morais
- Três Rios
- Valença
- Varre-Sai
- Vassouras
- Volta Redonda
Veja também
- Informações turísticas sobre a cidade do Rio de Janeiro
- Hino do estado do Rio de Janeiro
- Portal do Cidadão Governo do Estado do Rio de Janeiro
- Arquivos multimídia sobre todas as cidades do Rio de Janeiro
Predefinição:Municípios mais populosos do Rio de Janeiro
ca:Estat de Rio de Janeiro da:Rio de Janeiro de:Rio de Janeiro (Bundesstaat) en:Rio de Janeiro (state) eo:Rio-de-Ĵanejrio es:Rio de Janeiro (Estado) fi:Rio de Janeiro (osavaltio) fr:Rio de Janeiro gl:Estado de Rio de Janeiro he:ריו דה ז'נירו (מדינה) it:Stato di Rio de Janeiro ka:რიო-დე-ჟანეირო (შტატი) ja:リオデジャネイロ州 nl:Rio de Janeiro (staat) no:Rio de Janeiro (delstat) pl:Rio de Janeiro ro:Rio de Janiero sv:Rio de Janeiro (delstat)