Predefinição:LinhaDeodoro A Linha Deodoro: Central do Brasil ↔ Deodoro é uma linha de trens metropolitanos operada pela SuperVia,[1] atualmente interligada com a Linha Santa Cruz.[2]
Histórico
O trecho mais adensado do sistema da Supervia fica entre a estação Central do Brasil e o bairro de Deodoro, na entrada da Zona Oeste da cidade. Essa linha passa por vários bairros importantes da Zona Norte, tais como Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Engenho de Dentro, Piedade, Cascadura, Madureira,Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes.
Conhecido popularmente como parador, seu percurso era cumprido em cerca de 40 minutos.
Algumas de suas estações principais como Méier e Madureira ganharam escadas rolantes e outras foram modernizadas tais como Cascadura, Piedade e Quintino.
No ano de 2006, após mais de duas décadas sem nenhuma aquisição de frota, começaram a circular novas composições da Série 2005 fabricadas na Coreia do Sul, num total de 20 TUEs que entraram em operação em meados de 2007 para os Jogos Panamericanos de 2007. Esta linha liga o Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro, ao Estádio do Maracanã, duas das principais praças de eventos do torneio. E no ano de 2012, começaram a circular as 30 novas composições da Série 3000 fabricadas em Changchun, na China.
Possuia integração com linhas de ônibus para toda a cidade partindo das estações de Méier, Cascadura, Madureira, Marechal Hermes e Deodoro, feita exclusivamente através do cartão RioCard por meio do Bilhete Único. A partir da estação Central do Brasil existem linhas de ônibus com integração para os bairros do Catumbi e do Rio Comprido.
No horário de maior movimento, o intervalo de partidas de composições da linha Deodoro era na faixa de 6 a 8 minutos. Para as estações de transferência, aonde se pode incluir o atendimento também pelos trens expressos, o intervalo médio era na faixa de apenas 3 minutos. Considerando os 2 sentidos, estações como Maracanã ou Madureira receberam cerca de 40 paradas de composições em suas plataformas no horário de pico.
A linha foi interligada com a linha Santa Cruz em Junho de 2020, passando a fazer parte dessa linha.
Especificações
Alimentação
A Linha Deodoro era alimentada através de rede aérea por catenária suspensa de 3000v.
Frota
A Linha Deodoro possuia uma frota baseada principalmente nos TUE Série 3000 e Série 2005.
Estações
Em seu trajeto, a linha possuia 19 estações. Durante o percurso, as composições passavam por locais onde funcionaram estações atualmente desativadas do sistema: Todos os Santos, Rocha e Encantado [3]
(*) O Derby Club funcionou a partir de 1885 até se fundir com o Jockey Club em 1932, sendo um área usada para o turfe onde hoje encontra-se o Estádio do Maracanã.[5]
Referências
- ↑ https://www.supervia.com.br/pt-br/mapa-de-linhas
- ↑ «Mapa de Linhas». SuperVia. Consultado em 2 de julho de 2020
- ↑ 3,0 3,1 3,2 3,3 EFCB - Linha do Centro (até Afonso Arinos) - Estações Ferroviárias do Brasil
- ↑ «Movimento anual de passageiros embarcados por estações e subsistemas do sistema ferroviário entre 1995-2018». Data Rio-Instituto Pereira Passos. 2019. Consultado em 25 de junho de 2019
- ↑ Jockey Club Brasileiro
Ligações externas
- «Site oficial da Supervia»
- «Mapa oficial da Supervia»
- «Governo do Estado do Rio de Janeiro»
- «Mapa do sistema ferroviário operado pela Supervia»
- «Estações do Rio de Janeiro»
- «Cronologia do Sistema de Trem Metropolitano do Rio de Janeiro»
- «Mapa da Rede»
Mais
- «A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras»
- «Informações sobre cada estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, Leopoldina e outras do Brasil»
- «A história do trem no Rio de Janeiro»
- «Secretária de transportes do Rio de Janeiro»
- «História do trem na perspectiva de um passageiro de trem, que narra esta história, o cotidiano dos passageiros, fala do serviço da Supervia, etc...»
- «Catálogo do trem ROTEM» (PDF)