Afonso Celso de Assis Figueiredo,Predefinição:Nota de rodapé Visconde de Ouro Preto (Ouro Preto, 21 de fevereiro de 1836 — Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1912) foi um político brasileiro, 32° Presidente do Conselho de Ministros do Brasil[1] (ver Gabinete Ouro Preto).
Vida
No início do século XX, posteriormente à proclamação da república, foi professor de Direito Civil e Comercial da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Foi um dos políticos mais importantes do Segundo Reinado do Império do Brasil e grande amigo de D. Pedro II.
Foi eleito senador pela província de Minas Gerais e tomou posse em 26 de abril de 1879.[2] Também ocupou os cargos de secretário de Polícia, inspetor da Tesouraria Provincial e procurador da Fazenda. Tendo sido deputado provincial em dois mandatos e deputado geral por Minas Gerais por quatro vezes.
Foi ministro da Marinha e da Fazenda (ver gabinetes Zacarias de 1866 e Gabinete Sinimbu) e membro do Conselho de Estado. Presidiu o último Conselho de Ministros do Império. Assis Figueiredo foi preso em 15 de novembro de 1889 no Quartel-General do Campo de Santana, no dia da proclamação da república, com todo o ministério, tendo sido exilado em seguida.
Ainda no Império, o visconde de Ouro Preto, monarquista convicto, abraçou a causa abolicionista. Quando senador, criou um imposto de 20 réis sobre o preço das passagens de bonde, fato que gerou grande agitação no Rio de Janeiro, conhecida como a "Revolta do Vintém", em janeiro de 1880.
Publicou, entre outras obras, A esquadra e a oposição parlamentar e Advento da ditadura militar. Foi agraciado com o título nobiliárquico de visconde em 13 de junho de 1888.
Casou em 6 de janeiro de 1859 com Francisca de Paula Martins de Toledo (São Paulo, 11 de fevereiro de 1839 — Rio de Janeiro, 22 de abril de 1916), filha do coronel da Guarda Nacional e conselheiro Joaquim Floriano de Toledo, e de sua segunda esposa, Ana Margarida da Graça Martins. Do casamento entre o visconde de Ouro Preto e Francisca de Paula nasceu o imortal Afonso Celso de Assis Figueiredo Júnior, que veio a fundar o Jornal do Brasil (não teria fundado, mas colaborado por mais de 30 anos no jornal)[3]. Francisca de Paula era irmã de Carlota Martins de Toledo, esposa de Jorge João Dodsworth, o segundo barão de Javari. Dodsworth era cunhado do barão de Tefé e, portanto, tio de Nair de Tefé.
Seu irmão, Carlos Afonso de Assis Figueiredo, foi ministro da Guerra e presidente da província do Rio de Janeiro. O visconde de Ouro Preto escreveu uma obra de história sobre os dez primeiros anos da República.
O gabinete de 7 de junho de 1889
Foi presidente do Conselho de Ministros e simultaneamente ministro da Fazenda
- Ministério da Império: Franklin Dória
- Ministério dos Estrangeiros: José Francisco Diana
- Ministério da Justiça: Cândido Luís Maria de Oliveira
- Ministério da Guerra: Rufino Enéias Gustavo Galvão
- Ministério da Marinha: José da Costa Azevedo
- Ministério da Viação e Obras Públicas: Lourenço Cavalcanti de Albuquerque
Referências
- ↑ VASCONCELOS, 1918, p. 324.
- ↑ NETO, 2013, p. 198.
- ↑ «Conde Afonso Affonso Celso Assis Figueiredo Junior». www.dec.ufcg.edu.br. Consultado em 26 de junho de 2015. Arquivado do original em 26 de junho de 2015
Bibliografia
- BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento (1883). Diccionario Bibliographico Brazileiro. 1. Rio de Janeiro: Typographia Nacional. pp. 11–12
- VASCONCELOS, José Smith de; VASCONCELOS, Rodolfo Smith de (1918). Archivo nobiliarchico brasileiro, Itamaraty (2º Barão, Visconde e Conde de). Lausanne: Imprimerie La Concorde. pp. 324–325
- A Legitimidade Monárquica no Brasil por Armando Alexandre dos Santos, Artpress, São Paulo, 1988.
- NETO, Pedro Fernandes (2013). Enlaces (em português) 1ª ed. [S.l.]: Editora Livro Rápido. 208 páginas
Ligações externas
- «Biografia no sítio do Ministério da Fazenda do Brasil»
- «Relatorio apresentado a Assemblea geral Legislativa na primeira sessão da decima terceira legislatura pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negocios da Marinha Afonso Celso de Assis Figueiredo (em 23 de maio de 1867)» Disponibilizado pelo Center for Research Libraries.
- «Relatorio apresentado a Assemblea geral Legislativa na segunda sessão da decima terceira legislatura pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negocios da Marinha Afonso Celso de Assis Figueiredo (em 13 de maio de 1868)» Disponibilizado pelo Center for Research Libraries.
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por Francisco de Paula da Silveira Lobo |
Ministro da Marinha do Brasil 1866 — 1868 |
Sucedido por João Maurício Wanderley |
Precedido por Gaspar da Silveira Martins |
Ministro da Fazenda do Brasil 1879 — 1880 |
Sucedido por José Antônio Saraiva |
Precedido por João Alfredo Correia de Oliveira |
Presidente do Conselho de Ministros 1889 |
Sucedido por Tancredo Neves |
Precedido por João Alfredo Correia de Oliveira |
Ministro da Fazenda do Brasil 1889 |
Sucedido por Cândido Luís Maria de Oliveira |
Precedido por Cândido Luís Maria de Oliveira |
Ministro da Fazenda do Brasil 1889 |
Sucedido por Ruy Barbosa |