𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Medicina

Disambig grey.svg Nota: Se procura a comuna italiana, veja Medicina (Bolonha).

A medicina é a área do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela é, num sentido amplo, a ciência da prática da prevenção e da cura das doenças humanas. É a área de actuação do profissional formado em uma faculdade de medicina.

Cabe ao médico, auxiliado por outros profissionais da saúde (enfermeiros, profissionais de laboratório, farmacêutico, fisioterapeutas ente outros) diagnosticar doenças no paciente, bem como apresentar as soluções, assistindo-o, junto dos outros profissionais, ao longo do tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença. É muito mais do que isso, é o completo bem estar social e mental do indivíduo.

História da medicina

Ver artigo principal: História da medicina

Hipócrates é considerado o pai da medicina. Viveu cerca de 300 anos antes de Cristo e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Precursor do pensamento científico, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais apesar da limitação do conhecimento da época (e nos dias de hoje). Ainda antes da era cristã, Asclepíades de Bitínia tentou conciliar o atomisto de Leucipo e Demócrito com a prática médica. No primeiro século de era cristã, Cláudio Galeno, outro médico grego, deu contribuições substanciais (baseado em violações de animais) para o desenvolvimento da medicina.

Na Idade Média os religiosos assumiram o controle da arte de curar através de medicamentos e deixaram para os barbeiros, que já lidavam com a navalha, a arte de drenar abcessos e retirar pequenas imperfeições da pila. A formação de secreções purulentas era considerada normal e saudável.

Em 1865, Louis Pasteur teorizou que as infecções eram causadas por seres vivos. Foi ele o inventor do processo de pasteurização, muito utilizado no leite. Lister, em 1865, aplicou pela primeira vez uma solução antisséptica em um paciente com fraturas complexas, com efeito profilático na infecção. Iniciou-se uma nova era. Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina ao observar que as colônias de bactérias não cresciam próximo ao mofo de algumas placas de cultura. Surge uma nova era: a dos antibióticos, que permitiu aos médicos curar infecções consideradas mortais. A evolução desde então não parou. A eterna luta do homem contra a morte entrou em uma nova etapa, cada vez mais moderna e cara.

Ciências médicas e profissões médicas

A Medicina tem dois aspectos: é uma área de conhecimento (isto é, uma ciência) e é uma área de aplicação desse conhecimento (as profissões médicas). Podemos considerar duas grandes areas na prática profissional, a medicina (trata da doenças dos seres humanos) e a veterinária (que trata das doenças das outras espécies de animais), dentro da medicina humana, podemos destacar a odontologia. A Medicina baseada em evidências é uma tentativa de ligar esses dois aspectos (ciência e prática) através do uso do método científico, buscando através de técnicas e pesquisas científicas o melhor tratamento para um determinado paciente.

Às vezes, pode ser difícil distinguir entre ciência e profissão em Medicina. Os vários ramos especializados da Medicina são estudados por ciências básicas especializadas e por correspondentes profissões médicas, igualmente especializadas, que lidam com órgãos, sistemas organicos e suas doenças. As ciências básicas da medicina frequentemente são as mesmas de outras áreas da ciência como a biologia, a física, a ciência veterinária e a química.

O médico, quando nos últimos anos da Faculdade de Medicina, realiza internato hospitalar em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia. Em algumas faculdades já foi introduzido também o 5º internato obrigatório, em Medicina de Família e Comunidade. Para ser um especialista, deve realizar uma residência médica ou prestar um concurso junto a associação médica da especialidade, que é reconhecido pela Associação Médica Brasileira e homologado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sem o qual ele é apenas médico, sem especialidade. A medicina têm muitas especializações possíveis e algumas subespecializações. No Brasil elas são regulamentadas em Resolução expedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). (veja abaixo). Existem várias áreas ligadas à saúde : odontologia, psicologia.enfermagem (o cuidado com o paciente doente), farmácia, terapia da fala e da linguagem, fisioterapia , terapia ocupacional, nutrição, protética e bioengenharia.

Ciências básicas, suplementares e relacionadas

Especialidades diagnósticas e de imagem

  • Bioquímica Clínica
  • Microbiologia clínica se preocupa com os diagnósticos in vitro de bactérias, fungos, e protozoários.
  • Informática Médica é o campo de estudo relacionado à vasta gama de recursos que podem ser aplicados no gerenciamento e utilização da informação biomédica, incluindo a computação médica e o próprio estudo da natureza da informação médica.
  • Radiologia - a radiologia comporta desde a visão do corpo humano através de radiografias simples ou contrastadas, como também a Tomografia Axial Computadorizada.
  • Ultra-sonografia - estudo do corpo humano através do ultra-som, que forma sombras e ecos nas estruturas do corpo humano.
  • Física Médica - utiliza de conhecimentos da Física para chegar a diagnósticos, bem como auxilia no desenvolvimento de novos equipamentos.
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Medicina.

Predefinição:Ciências-rodapé

af:Geneeskunde als:Medizin ar:طب bg:Медицина bn:ঔষধ br:Medisinerezh ca:Medicina cs:Lékařství csb:Medicëna da:Lægevidenskab de:Medizin el:Ιατρική en:Medicine eo:Medicino es:Medicina et:Meditsiin eu:Medikuntza fa:پزشکی fi:Lääketiede fiu-vro:Arstitiidüs fr:Médecine fur:Midisine fy:Genêskunde ga:Leigheas gl:Medicina he:רפואה hr:Medicina hu:Orvostudomány ia:Medicina io:Medicino it:Medicina iu:ᐊᓐᓂᐊᒥ ᖃᐅᔨᓴᕐᓂᖅ ja:医学 ko:의학 ky:Медицина la:Medicina lad:Medisina lb:Medezin li:Genaeskónde lt:Medicina lv:Medicīna mk:Медицина nap:Mericina nds:Medizin nl:Geneeskunde nn:Medisin no:Medisin os:Медицинæ pl:Medycyna ro:Medicină ru:Медицина sa:आयुर्विज्ञान scn:Midicina sh:Medicina simple:Medicine sk:Medicína sl:Medicina sq:Mjekësia sr:Медицина su:Tatamba sv:Medicin th:แพทยศาสตร์ tl:Medisina tr:Tıp uk:Медицина vi:Y khoa wa:Medcene zh:医学 zh-min-nan:I-ha̍k

talvez você goste