Predefinição:DadosEstadoBrasil
O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a oeste da região Nordeste e tem como limites: o Oceano Atlântico (N), o Piauí (L), Tocantins (S e SO) e o Pará (O). Ocupa uma área de 333.365,6 km². A capital é São Luís e outras cidades importantes são Imperatriz, Timon e Caxias.
Geografia
Com altitudes reduzidas e topografia regular, apresenta um relevo modesto, com cerca de 90% da superfície abaixo dos 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru são os principais rios. Veja a lista de rios do Maranhão.
Economia
Sua economia se baseia na indústria (transformação de alumínio em alumina, alimentícia, madeireira), nos serviços, no extrativismo (babaçu), na agricultura (soja, mandioca, arroz, milho) e na pecuária.
Origem do nome Maranhão
Não há só uma hipotése para a origem do nome do Estado do Maranhão. A teoria mais aceita é que Maranhão era o nome dado ao Rio Amazonas pelos nativos da região antes dos navegantes europeus chegarem ou que tenha algum relação com o Rio Marañon no Peru. Mas há outros possíveis significados como: grande mentira ou mexerico.
História
Sua ocupação aconteceu a partir da ocupação francesa, que tentava fundar colônias no Brasil mas foi impedida pela corte portuguesa, que acaba por expulsá-los da região e fundar o forte de São Luís (nome este que foi dado pelos franceses e mantido pelos portugueses). São Luís é a única capital do Brasil cujo nome é de origem francesa.
Turismo
O Maranhão, por ser localizado em um bioma de transição entre o semi-árido nordestino e a amazônia, apresenta ao visitante uma mescla de ecossistemas somente comparada, no Brasil, com a do Pantanal Mato-Grossense. Possui mais de 650km de litoral, sendo, portanto, o estado com o 2º maior litoral brasileiro, sendo superado apenas pela Bahia. O turismo praticado nele pode ser classificado em 2 tipos: turismo ecológico e turismo cultural/religioso.
Turismo ecológico
O Maranhão possui paisagens e natureza exuberantes. Possui quatro polos principais: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, delta das américas, Chapada das Mesas e a Floresta dos Guarás.
Turismo cultural e religioso
Na capital maranhense, patrimônio cultural da humanidade, encontramos a maior parte dos valores históricos do estado preservado, em museus. Com mais de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX, é referência no Brasil de aristocracia portuguesa, que ainda podemos ver instalada nas fachadas das casas do Centro Histórico de São Luís. A 1 hora de barco, saindo da capital, podemos encontrar Alcântara, outro ponto de referência histórico/arquitetônico do estado. No que se refere a turismo religioso, o maranhão possui três eventos importantes. Um deles acontece em Junho, na capital maranhense, onde sao feitas festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Já em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Também lá , em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano-religioso do estado.
Maranhenses ilustres
- Gonçalves Dias - poeta e escritor
- Graça Aranha - poeta e escritor
- Catulo da Paixão Cearense - poeta e escritor
- Sousândrade - poeta e escritor
- Bandeira Tribuzi - poeta e escritor
- Humberto de Campos - poeta, escritor, político e jornalista
- João Francisco Lisboa - escritor
- Alcione - cantora
- Ferreira Gullar - poeta e escritor
- José Sarney - ex-presidente do Brasil e senador
- Zeca Baleiro - cantor e compositor
- Rita Ribeiro - cantora e compositora
Ver também
- Lista de governadores do Maranhão
- Lista de municípios do estado do Maranhão por população
- Lista de municípios do estado do Maranhão
Ligações externas
ca:Estat de Maranhão de:Maranhão en:Maranhão eo:Maranjo es:Maranhão fi:Maranhão fr:Maranhão ga:Maranhão gl:Maranhão he:מרניאו id:Maranhão io:Maranhão it:Maranhão ja:マラニョン州 ka:მარანიანი ko:마라냥 주 kw:Maranhão nl:Maranhão no:Maranhão oc:Maranhão pl:Maranhão pms:Maranhão ro:Maranhão ru:Мараньян sr:Марањао sv:Maranhão tg:Маранян