𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Viana do Castelo

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Viana do Castelo (desambiguação).
Viana do Castelo
Viana do Castelo 2.JPG
Centro da cidade

Brasão de Viana do Castelo Bandeira de Viana do Castelo

Localização de Viana do Castelo

Gentílico Vianense, Vianês
Área 314,36 km²
População 91 460 hab. (2009[1])
Densidade populacional 290,9 hab./km²
N.º de freguesias 40
Fundação do município
(ou foral)
1258
Região (NUTS II) Norte
Sub-região (NUTS III) Minho-Lima
Distrito Viana do Castelo
Província Minho
Orago Nossa Senhora da Agonia
Feriado municipal 20 de Agosto
Município de Portugal Flag of Portugal.svg

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e sub-região do Minho-Lima.

É sede de um município com 314,36 km² de área e cerca de 36 750 habitantes no seu núcleo urbano e 91 460 (2009[1]) em todo o concelho, subdividido em quarenta freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.

História

Viana, enquanto localidade com esse nome, nasceu no século XIII, mas a sua área foi habitada desde o mesolitico conforme atestam os inúmeros achados arqueológicos anteriores à cidadela pré-romana no monte de Santa Luzia. Viana da Foz do Lima, como era chamada, deve a sua fundação a D. Afonso III concedeu-lhe foral em 18 de julho de 1258, tornando-se um importante entreposto comercial perto da foz do rio Lima, e onde foi edificada uma torre forte, a fim de afastar os piratas da Galiza e Norte de África, que frequentavam esta região.

O comércio marítimo próspera com o norte da Europa, onde os barcos tomariam o vinho, frutas e sal em troca de trazer talheres, panos, tapeçarias e vidro, produzidos na região de Viana e onde os proprietários ricos possuíam casas comerciais. D. Maria II, com um gesto para recompensar a fidelidade da população de Viana, que não se renderam às forças que se levantou de Conde das Antas, decidiu elevar a Viana para uma categoria de cidade, com o nome de Viana do Castelo em Janeiro 20, de 1848.

Na cidade moderna, que cresceu ao longo do rio Lima, poderá encontrar ruas velhas e você talvez seja capaz de ouvido o murmúrio da cidade antiga.

Veja a Catedral (século XV) e as ruas circundantes, o polo central da velha cidade, a Misericórdia (século XVI) e a antiga Câmara Municipal na Praça da República (antiga Praça da Rainha). E, claro, não perca a igreja de Santa Luzia, em uma colina com o mesmo nome, onde se maravilhar com as fantásticas vistas do estuário do Lima, a cidade eo mar.

É difícil resistir ao charme da cidade de Viana do Castelo, quando a luz cria sombras fortes entre o geométrico majestoso edifícios históricos, onde os estilos manuelino, barroco, renascimento e Art Déco predominam. As ruas e vielas do centro histórico, uma das mais belas e bem preservadas do país, estão chamando a atenção para si, quer por armorial fachadas bonitas, ou por painéis de azulejos rico em traço e cor, constituindo um verdadeiro compêndio da história da arquitetura Português.

Não perca ainda a fonte do século XVI. É uma fonte em granito, com uma bacia de casal e tanque, construído em 1559. A Catedral, um edifício de estilo gótico feitas durante o século XV e da Capela das Almas, a partir do século XIII, entre outros, são marcos importantes de um passado com história.

O centro urbano forma um retângulo, delimitado pelos vestígios de antigas muralhas. Aqui se cruzam becos com artérias maiores viradas para o rio Lima. A melhor maneira de "perceber" a cidade é a pé ou subir a colina de Santa Luzia, dominando a cidade. É no alto desta colina que se encontra a Basílica do Sagrado Coração de Jesus ou Santa Luzia, cuja construção começou em 1903, numa imitação clara mas mal conseguida do Sacré-Coeur de Paris.

Se é verdade que em Maio com a Festa das Rosas de Vila Franca do Lima, que inicia o ciclo de festas de Viana é, sem dúvida, em Agosto, a Romaria incomparável e magnífica de Nossa Senhora da Agonia (Senhora da Agonia) que a tradição atinge o seu maior expoente. A procissão para o mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com tapetes florais, são testemunhos da profunda devoção religiosa.

A etnografia tem o seu espaço no desfile e na Festa do Traje Etnográfico, onde se pode admirar os trajes antigos nas "moçoilas" vestidas com lindos peitos cheios de filigrana, autênticas obras de arte em ouro. A festa continua ... tocar concertina e percussão, dança do camponês ... Uma grande serenata de fogo de artifício ilumina toda a cidade, começando pela ponte feita por Gustave Eiffel. É um abraço de Viana a todos que visitam esta cidade, na terceira semana de Agosto.

População

População do concelho de Viana do Castelo (1801 – 2009)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2008 2009
17 889 36 084 47 311 53 380 75 320 81 009 83 095 88 631 91 362 91 460

Freguesias

As freguesias de Viana do Castelo são as seguintes:

Património

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:VT

Ver também

Referências

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Viana do Castelo

ar:فيانا دو كاستيلو ca:Viana do Castelo de:Viana do Castelo en:Viana do Castelo Municipality eo:Viana do Castelo es:Viana do Castelo fi:Viana do Castelo fr:Viana do Castelo gl:Viana do Castelo id:Viana do Castelo it:Viana do Castelo ja:ヴィアナ・ド・カステロ ka:ვიანა-დუ-კაშტელუ lb:Viana do Castelo lt:Viana do Kastelas ms:Viana do Castelo nl:Viana do Castelo (stad) os:Вианæ-ду-Каштелу pl:Viana do Castelo ro:Viana do Castelo ru:Виана-ду-Каштелу sv:Viana do Castelo tr:Viana do Castelo vo:Viana do Castelo war:Viana do Castelo

talvez você goste