Predefinição:DadosClubeFutebol Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Porto Alegre, RS, é uma instituição centenária e tem como cores o azul, o preto e o branco. Desde 1946 o clube tem um mascote na figura do Mosqueteiro. Seu estádio é o Olímpico Monumental. Os maiores títulos conquistados pelo Tricolor incluem o Campeonato Mundial de Clubes, duas Libertadores de América e uma Recopa Sul-Americana. O Grêmio é um dos poucos clubes no Brasil a ser Octacampeão Nacional com quatro Copas do brasil, três Campeonatos Brasileiros e uma Supercopa do Brasil.
Atualmente o Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol[1], é o terceiro melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol[2], que congrega os times sul-americanos. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense possui a maior torcida de futebol no Rio Grande do Sul, segundo a pesquisa Top of Mind[3] realizada anualmente no Estado, possui a 5ª maior torcida do Brasil e a maior torcida da região sul do país, segundo pesquisa realizada pelo instituto DataFolha[4] em Maio de 2006. Foi no Grêmio onde se formou para o futebol Ronaldinho Gaúcho, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, jogando pelo Barcelona, seu atual clube.
O clube disputou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2005, mas em 26 de Novembro de 2005 consagrou-se campeão em vitória histórica de 1 a 0 sobre a equipe do Náutico, terminando a partida com apenas sete jogadores. O episódio ficou conhecido como A Batalha dos Aflitos. No comando do técnico Mano Menezes, a equipe obteve um ótimo retrospecto, voltou à Série A do Campeonato Brasileiro e ao disputar a Libertadores em 2007, se tornou o segundo melhor time desta competição. Ressaltando que em 2006 e 2007, o Tricolor Gaúcho venceu o Campeonato Gaúcho, tendo conquistado 35 vezes essa competição.
O Grêmio é rival histórico do Internacional. As partidas entre Grêmio e Internacional são conhecidas como Gre-Nal.
História
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na época Grêmio Portoalegrense, foi fundado em 15 de Setembro de 1903, quando 32 rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro (atual Rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre e fundaram aquele que seria um dos maiores clubes de futebol do mundo. A bola de couro trazida pelo paulista Cândido Dias da Silva foi um dos fatores decisivos para a fundação do Grêmio Portoalegrense.
Seu primeiro presidente foi Carlos Luís Bohrer. Seu primeiro estádio, a "Baixada dos Moinhos de Vento", foi inaugurado em 1904. Localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. A primeira participação do Grêmio em campeonatos oficiais ocorreu em 1910, na disputa da Liga de Porto Alegre. Em 1911, o clube venceu pela primeira vez o referido campeonato, fato que viria a se repetir mais 32 vezes. O primeiro Campeonato Gaúcho vencido pelo Grêmio foi em 1921.
Em 1954, foi inaugurado o Estádio Olímpico, na época o maior estádio privado do país. Em 1980, com a construção do anel superior, passou a chamar-se Estádio Olímpico Monumental. Em 1981, foi registrado o público recorde do estádio, que foi de 98.421 pessoas (85.751 pagantes) no jogo Grêmio vs. Ponte Preta, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Posteriormente, com a implantação de cadeiras, a capacidade do estádio foi sendo reduzida até 51.081 pessoas.
Em 1981, o Grêmio conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, com uma vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o São Paulo no Estádio do Morumbi, com o gol de Baltazar. O Tricolor Gaúcho voltaria a vencer o Campeonato Brasileiro em 1996, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos em jogo disputado no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre.
O Grêmio venceu ainda quatro vezes a Copa do Brasil, nos anos de 1989 (vencendo o Sport Recife), 1994 (vencendo o Ceará), 1997 (vencendo o Flamengo) e 2001 (derrotando o Corinthians nas partidas finais), sendo que das quatro conquistas, três ocorreram de forma invícta. Ao lado do Cruzeiro, o Grêmio é o clube com mais títulos na Copa do Brasil. Ele tem quatro títulos em sete finais. O Cruzeiro também tem quatro títulos, mas participou duas vezes a mais que o Grêmio, pois o Grêmio não podia participar da Copa do Brasil por estar disputando a Taça Libertadores da América.
O Tricolor conquistou também duas vezes a Taça Libertadores da América, a maior e mais prestigiada competição de futebol do continente americano. Competição a qual o Grêmio manteve-se por 46 anos (1960-2006), como único clube campeão na região sul do país. A primeira conquista se deu em 1983, com uma vitória sobre o Peñarol na final. Naquele mesmo ano, o Grêmio viria a se sagrar Campeão Mundial ao vencer o Hamburgo, da Alemanha, na disputa pela Taça Intercontinental Toyota em Tóquio, no Japão. No ano de 1995, o clube voltaria a vencer a Taça Libertadores da América ao derrotar o Atlético Nacional da Colômbia. Seu primeiro rebaixamento ocorreu em 1991, após ficar em 19º entre vinte clubes, com uma campanha de apenas três vitórias, seis empates e dez derrotas. Devido à sua importância no cenário nacional, os dirigentes dos grandes clubes apresentaram então uma nova proposta para a CBF: um campeonato de 32 equipes, divididas em quatro grupos. Com um detalhe: 16 delas estariam garantidas automaticamente na primeira divisão do ano seguinte, salvando-se da Série B. O time, que faz parte do Clube dos 13, disputou a Série B em 1992, e terminou na 11º posição, o que acabou garantindo sua vaga na primeira divisão. Pois, antes do início do campeonato de 1992, a CBF resolveu subir doze e não quatro, excepcionalmente naquele ano, dessa forma o Tricolor acabou garantindo sua participação na Série A do Campeonato Brasileiro em 1993.
Já no ano seguinte, o clube retomou uma longa série de conquistas: em 1994 Copa do Brasil, em 1995 a Taça Libertadores da América e o Campeonato Gaúcho, em 1996 a Recopa Sul-Americana, Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro, em 1997 a Copa do Brasil e em 1999 a Copa Sul e o Campeonato Gaúcho. Em 2001 a Copa do Brasil e o Campeonato Gaúcho. Os anos de 1995 e 1996 o time formado era considerado por muitos o melhor da história do Grêmio. A equipe era comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari e tinha a seguinte escalação: Darnlei, Arce, Adilson, Rivarola, Roger, Dinho, Goiano, Arilson, Carlos Miguel, Paulo Nunes e Jardel. Nessa Libertadores se viu uma vitória histórica contra o Palmeiras que tinha Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, César Sampaio, Cléber, Edmundo e outros grandes jogadores. O Imortal Tricolor venceu no Estádio Olímpico Monumental por 5 a 0 com três gols de Jardel.
No ano de seu centenário, em 2003, o Grêmio escapou do descenso apenas na última rodada, com uma vitória sobre o Corinthians. Em 2004, a péssima campanha no Campeonato Brasileiro – com apenas nove vitórias em 46 partidas – o levou novamente à Série B. O rebaixamento foi uma conseqüência quase lógica da desastrosa política de reforços do presidente Flávio Obino, bem como das dívidas contraídas devido à quebra da parceria com a empresa suíça ISL, da também desastrosa administração do presidente José Alberto Guerreiro, que levou o clube quase à falência, e as ações trabalhistas movidas por ex-jogadores.
Em 2005, o Grêmio disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e foi campeão depois de um jogo histórico contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Depois de ter dois pênaltis marcados contra (desperdiçados pelo Náutico) e 4 jogadores expulsos, o Tricolor Gaúcho, ainda assim, conseguiu marcar o gol do título, através do jovem Anderson, à época já vendido ao Porto de Portugal por cinco milhões de Euros. A conquista histórica do Grêmio foi registrado em dois documentários e um livro, Inacreditável, A Batalha dos Aflitos e 71 Segundos, que mostram as dificuldades, as lutas e comentários dos jogadores, dirigentes e do técnico Mano Menezes. Anderson e Galatto foram os grandes destaques da equipe na temporada e responsável direto pela volta do Imortal Tricolor à Série A. Também em 2005, a FIFA reconheceu o Grêmio como Campeão Mundial[5] ao modificar a disputa desse campeonato. O Grêmio está agora entre os poucos times reconhecidos pela entidade maior do futebol com esse título.
De volta ao convívio dos grandes em 2006, o Grêmio reconquistou a hegemonia no Rio Grande do Sul ao conquistar seu 34º Campeonato Gaúcho após empatar em 1 a 1 com o seu eterno rival, o Internacional, reconhecido por muitos como um time com uma qualidade técnica superior, em pleno Estádio Beira-Rio, em um Gre-nal histórico, com um gol aos 35 minutos do segundo tempo. Foi uma grande festa da torcida Tricolor, que sofreu durante os 90 minutos do jogo. O gol do título foi marcado de nuca pela jovem revelação Pedro Júnior, deixando 50.000 colorados mudos no seu estádio.
Durante o Campeonato Brasileiro de 2006, o Grêmio, após um início irregular, conseguiu organizar o time e fez uma excelente campanha, disputando o título até as rodadas finais e voltando à Libertadores, contrariando todas as previsões. Os principais destaques durante a campanha foram os volantes Lucas e Jeovânio, os zagueiros Willian e Evaldo, o meia-atacante Hugo e o armador Tcheco.
No dia de 28 de novembro de 2006, o conselho do clube se reuniu para discutir sobre um novo estádio com nome incerto, a diretoria aprovou e as obras começarão em 2008. O mais provável é que será decidido fazer um novo estádio, provavelmente na zona norte de Porto Alegre.
A equipe do técnico Mano Menezes começou o ano de 2007 com uma bela campanha. Pela 35ª vez o Grêmio levantou a taça de campeão do Campeonato Gaúcho. No segundo jogo da final, o Tricolor Gaúcho bateu o Juventude por 4 a 1. O bom desempenho nesse campeonato repercutiu na campanha que fez na Libertadores de 2007 chegando as finais contra o Boca Juniors. Atualmente a equipe disputa o Campeonato Brasileiro.
Títulos
Conquistas internacionais oficiais Conmebol/FIFA
- Predefinição:MUNc – 1983
- Predefinição:BPAS Copa Libertadores da América – 2 vezes – 1983 e 1995
- Recopa Sul-Americana – 1996
- Copa Interamericana - 1983
Conquistas nacionais oficiais CBF
- Campeonato Brasileiro – 2 vezes – 1981 e 1996
- Campeonato Brasileiro Série B – 2005
- Predefinição:BRAc2 – 4 vezes – 1989 (invicto), 1994 (invicto), 1997 (invicto) e 2001
- Supercopa do Brasil – 1990 (invicto)
Conquistas regionais
- Copa Sul – 1999
- Campeonato Sul Brasileiro – 1962
- Copa FGF – 2006
- Campeonato Gaúcho – 35 vezes – 1921, 1922, 1926, 1931, 1932, 1946, 1949, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1977, 1979, 1980, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1993, 1995, 1996, 1999, 2001, 2006 e 2007
- Campeonato de Porto Alegre – 32 vezes – 1904, 1905, 1906, 1907, 1911, 1912, 1913, 1914, 1915, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1925, 1926, 1930, 1931, 1932, 1933, 1935, 1937, 1938, 1939, 1946, 1949, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960 e 1964
Outras conquistas
Internacionais
- Copa Phillips – duas vezes – 1986 e 1987
- Copa Sanwa Bank – 1995
- Copa Rio de La Plata – 1968
- Copa Internacional Renner – 1996
- Troféu Ciudad de Valladolid – 1981
- Troféu Agrupacion Peñas Valencianas – 1996
- Torneio de Rotterdam – 1985
- Torneio San Salvador del Mundo – 1981
- Torneio Colombino – 1997
- Torneio de Verão de Rosário – 1979
- Torneio Ciudad Palma de Mallorca – 1985
- Taça Los Angeles – 1983
- Taça Hang Ching – 1998
- Taça do Atlântico – 1971
Nacionais
- Copa Solidariedade – 1995
- Troféu Domingos Garcia Filho – 1970
- Troféu RBS 25 Anos – 1988
- Taça Cidade de Salvador – 1972
- Taça Rio Branco – três vezes – 1914, 1915 e 1916
- Taça Fernando Caldas – 1928
- Taça da Legalidade – 1962
- Taça Luiz Viana Filho – 1971
Regionais
Torcida
Desde o início da década de 1990, o Grêmio possui a maior torcida do Estado do Rio Grande do Sul e de toda a Região Sul do Brasil. Entre 1993 e 2006 foram realizadas cerca de onze pesquisas (de âmbito nacional e regional) relacionadas as torcidas dos clubes do futebol brasileiro, e em todas estas pesquisas, o Grêmio esteve acima do seu maior rival, o Internacional. Há mais de dez anos sendo realizada no estado gaúcho, a pesquisa de marcas mais lembradas (Top Of Mind) registrou em todas as suas edições, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, como o clube com mais torcedores no Rio Grande do Sul. Junto do Vasco da Gama, o Tricolor Gaúcho possui a quinta maior torcida do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo instituto DataFolha, em 2006. Fora do Rio Grande do Sul, o Grêmio possui um grande número de torcedores no oeste dos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
- Torcidas
|
|
Hino
O hino do Grêmio é um dos mais conhecidos no Brasil. É um dos hinos do futebol brasileiro escrito por um compositor de renome internacional, o gaúcho Lupicínio Rodrigues. Possui uma melodia vívida e ativa, e caracteriza o famoso verso: Até a pé nós iremos, Para o que der e vier, Mas o certo e que nós estaremos, Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Ao longo das estrofes, o hino cita a fé e o fanatismo dos gremistas. Indica que até mesmo quando a equipe passa por maus momentos, a torcida segue junto apoiando, não importando a situação na qual o time se encontra. Eurico Lara, goleiro que atuou no Grêmio entre a década de 1920 e 1930, é referenciado no hino como "craque imortal".
Mascote
O mascote do Tricolor Gaúcho foi criado pelo cartunista editorial Pompeo, é um mosqueteiro, vestido com as cores do clube. Ele foi adotado como mascote oficial do Grêmio em 1946, e não possui ligação com a história Os Três Mosqueteiros, do francês Alexandre Dumas.
Estádios
- Estádio da Baixada
O Estádio da Baixada do Moinhos de Vento foi o primeiro estádio do Grêmio. Inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento. Foi feito para agradar a crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região. Ali o Tricolor jogou do ano de 1904 até 1954, quando foi inaugurado o Estádio Olímpico. A compra do estádio foi negociada pelo dirigente gremista Augusto Koch e sua inauguração ocorreu no dia 4 de Agosto de 1904. Ficava entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. No cruzamento destas ruas ainda é possível ver um monumento com uma placa em homenagem ao estádio. O primeiro Gre-nal no Estádio da Baixada foi a partida em que o Grêmio goleou o seu maior rival, Internacional, por 10 a 0.
- Estádio Olímpico Monumental
Atual estádio Tricolor, o Estádio Olímpico é o local onde o Grêmio manda seus jogos de futebol. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. Sofreu uma obra em 1980 fechando seu anel superior, o que fez com que seu nome fosse mudado para Estádio Olímpico Monumental. Hoje, o palco das partidas do Tricolor tem capacidade para cerca de 51.000 pessoas.
- Arena Tricolor
O Grêmio pretende construir seu terceiro estádio a partir de 2008. O Estádio Olímpico Monumental poderá ser trocado por uma moderna arena na Zona Norte de Porto Alegre adaptada as exigências da FIFA. O novo estádio terá a capacidade mínima para 50.972 lugares e terá três anéis, como os estádios da Europa. Incluirá em seu entorno: hotel, shopping center, restaurante (com vista panorâmica para o campo) e banheiros sofisticados, contando também com completa infra-estrutura para o clube e imprensa. O anel central é destinado para torcedores com maior poder aquisitivo, com aproximadamente cem camarotes e nove mil cadeiras vips. Os torcedores poderão usufruir de amplo estacionamento dentro do próprio complexo arena. Criado dia 21 de Maio de 2007, a Grêmio Empreendimentos (empresa criada para conduzir a construção do novo estádio) analisará as ofertas de oito grupos interessados na construção da arena. As obras começarão em 2008 e, estima-se que, será concluido em Dezembro de 2010.
Clubes irmãos
- Grêmio Porto Riesbach
Niki Lütjens, um suíço fanático por futebol, tinha a ideia de fundar um clube. Junto de seus amigos, montou a equipe que em 2002 estreou na liga amadora da cidade de Zurique. A escolha do nome se deu na época em que a equipe formada pelos juniores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense veio disputar pela segunda vez a Copa FIFA Blue Stars Youth, realizada na Suíça, competição de nível mundial conquistada pelo Grêmio um ano antes. O presidente de finanças Manuel Rieder (um dos organizadores da competição) conheceu a delegação gremista. Ele e seus amigos ficaram fascinados pelo estilo de jogo do clube Tricolor e decidiram homenagear o time brasileiro, dando ao novo clube suíço o nome de Grêmio Porto Riesbach.
- Kawasaki Frontale
Kawasaki Frontale é um clube de futebol japonês. Localizado na cidade de Kawasaki, próximo à Tóquio. Foi fundado em 1955, ainda com o nome de Fujitsu Soccer Club. A partir de 1996, o time mudou para Kawasaki Frontale e tornou-se um clube de nível profissional. É o time japonês que mais se aproximou das finais da Liga dos Campeões da AFC. Durante muitos anos a equipe vestiu um uniforme idêntico ao do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (inclusive o mesmo símbolo), como uma espécie de homenagem ao clube brasileiro. Atualmente o Kawasaki Frontale utiliza um outro uniforme, assemelhando-se muito ao segundo uniforme do Grêmio, adotando outro símbolo.
- Clube Almagro
O Clube Almagro é um dos clubes de futebol mais populares da Argentina. Foi fundado em 1911, no bairro de Almagro, em Buenos Aires. Atualmente disputa a segunda divisão da principal liga nacional argentina de futebol. As cores azul, preta e branca, assim como o Grêmio, fazem o uniforme do Almagro. A equipe argentina considera-se clube irmão do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, exatamente por essas semelhanças. Desde que a torcida Geral do Grêmio começou a ganhar destaque, principalmente pela famosa avalanche nas arquibancadas do Estádio Olímpico Monumental, iniciou-se um intercâmbio entre os torcedores dos dois clubes.
Uniforme
- Patrocínio
O Grêmio utiliza patrocínios em sua camiseta desde 1987, quando assinou um acordo com a Coca-Cola, utilizando um logotipo sem a cor vermelha, apenas em preto e branco, um fato raro na história publicitária da marca. Este patrocínio durou até março de 1995, quando foi assinado um contrato com as Tintas Renner, tendo sido utilizado o nome da companhia em 1995 e 1996, e o de seu produto Ironcryl em 1997. De 1998 até 2000, o Grêmio estampou a marca da General Motors em suas camisas, citando os veículos Corsa, Astra, Vectra, S10, Celta e o Banco GM. Após um breve período sem patrocinador, foi firmado em 2001 um acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para estampar a marca do Banrisul em sua camisa, inicialmente para pagamento de uma dívida com o banco, e depois realizando-se o pagamento de um valor fixo mensal, que perdura até os dias de hoje. Além do Banrisul, o Grêmio conta com os patrocínios da Tramontina e da Unimed.
- Material esportivo
O material esportivo foi fornecido por:
|
- Outros uniformes
Predefinição:CamisaFutebol |
Estatísticas gerais
- Partidas: 4801
- Vitórias: 2770
- Empates: 937
- Derrotas: 1094
- Gols marcados: 9919
- Gols sofridos: 4863
- Saldo de gols: 5055
Atualizado até 15 de Julho de 2007.
Elenco atual
Nome | Posição | Clube Anterior | ||
---|---|---|---|---|
Goleiros | ||||
CÁSSIO Ramos | G | Revelado no Clube | ||
Rodrigo José GALLATO | G | Revelado no Clube | ||
MARCELO Grohe | G | Revelado no Clube | ||
Diego Sebastián SAJA | G | San Lorenzo | ||
Zagueiros | ||||
Fábio PEREIRA da Cruz | Z | Portuguesa | ||
WILLIAM Machado de Oliveira | Z | Ipatinga | ||
Wender Coelho da Silva (TECO) | Z | Cruzeiro | ||
Rolando Carlos SCHIAVI | Z | Hércules | ||
WILLIAN THIEGO de Jesus | Z | Revelado no Clube | ||
Laterais | ||||
Ruben Dario BUSTOS | LD | Cúcuta | ||
PATRÍCIO Antônio Boques | LD | 15 de Campo Bom | ||
FELIPE MATTIONI Rohde | LE | Revelado no Clube | ||
BRUNO TELES | LE | Revelado no Clube | ||
Volantes | ||||
SANDRO Gomes da Luz | V | Paysandu | ||
Odacir Pereira da Silva ITAQUI | V | Revelado no Clube | ||
Eduardo Martins NUNES | V | Revelado no Clube | ||
DIEGO de SOUZA Andrade | V | Benfica | ||
EDMÍLSON Carlos Abel | V | 15 de Campo Bom | ||
ADILSON Warken | M | Revelado no Clube | ||
Diego GAVILÁN | V | Newell's Old Boys | ||
EDUARDO Nascimento COSTA | V | Espanyol | ||
Meias | ||||
RAMÓN Rodrigo de Freitas | M | América | ||
Anderson Simas Luciano (TCHECO) | M | Al-Ittihad | ||
Clesly Evandro Guimaraes (KELLY) | M | Al Ain | ||
CARLOS EDUARDO Marques | M | Revelado no Clube | ||
JOÃO DIEGO Dias Freire | M | Revelado no Clube | ||
(JUNINHO) José Fransciso da Silva BOTELHO Junior | M | Revelado no Clube | ||
Atacantes | ||||
ALOÍSIO dos Santos | A | Revelado no Clube | ||
Moacir Bastos (TUTA) | A | Fluminense | ||
DOUGLAS de Oliveira | A | América (MG) | ||
ÉVERTON Santos | A | Revelado no clube | ||
Márcio AMOROSO dos Santos | A | Corinthians | ||
GEISON Rodrigues Marrote | A | Revelado no clube | ||
Comissão Técnica | ||||
Luis Antônio Venker Menezes (Mano Menezes) | Técnico | |||
Flávio Trevisan | Preparador Físico | |||
Francisco Cersósimo | Preparador de Goleiros | |||
Sidnei Lobo | Auxiliar Técnico | |||
Marcelo Rospide | Auxiliar da Comissão Técnica | |||
Rafael Vieira | Auxiliar da Comissão Técnica | |||
Luis Cesar Martins | Auxiliar da Comissão Técnica | |||
José Leandro | Fisiologista | |||
Henrique Valente | Fisioterapeuta | |||
Marcos Zeilmann | Massagista | |||
Zezinho | Massagista | |||
Alarico Endres | Médico | |||
Paulo Rabaldo | Médico | |||
Márcio Bolzoni | Médico |
Transferências da temporada de 2007
|
|
Jogadores históricos
Treinadores históricos
|
Desempenho em competições
- Campeonato Brasileiro
Ano | Posição | Ano | Posição | Ano | Posição | Ano | Posição | Ano | Posição | Ano | Posição | Ano | Posição | Ano | Posição |
1971 | 6° | 1976 | 6° | 1981 | 1° | 1986 | 14° | 1991 | 19° | 1996 | 1° | 2001 | 5° | 2006 | 3° |
1972 | 10° | 1977 | 13° | 1982 | 2° | 1987 | 05° | 1992 | - | 1997 | 15° | 2002 | 3° | 2007 | |
1973 | 5° | 1978 | 6° | 1983 | 14° | 1988 | 04° | 1993 | 13° | 1998 | 8° | 2003 | 20° | 2008 | |
1974 | 5° | 1979 | 22° | 1984 | 3° | 1989 | 11° | 1994 | 14° | 1999 | 18° | 2004 | 24° | 2009 | |
1975 | 15° | 1980 | 6° | 1985 | 23° | 1990 | 03° | 1995 | 15° | 2000 | 4° | 2005 | - | 2010 |
- Copa do Brasil
Ano | Posição | Fase | Ano | Posição | Fase | Ano | Posição | Fase |
1989 | 1º | Final | 1995 | 2º | Final | 2000 | 26º | Terceira fase |
1990 | 10º | Oitavas-de-Final | 1996 | 3º | Semi-Final | 2001 | 1° | Final |
1991 | 2º | Final | 1997 | 1º | Final | 2004 | 5º | Quartas-de-final |
1993 | 2º | Final | 1998 | 16º | Oitavas-de-Final | 2005 | 13º | Oitavas-de-final |
1994 | 1º | Final | 1999 | 16º | Oitavas-de-Final | 2006 | 17º | Segunda fase |
|
|
|
|
|
- 1. Critério de desempate: saldo de gols.
Partidas históricas
- Grêmio 4 a 0 Caxias - 2007 Campeonato Gaúcho Semifinal. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 1 a 1 Internacional - 2006 Campeonato Gaúcho Final. Estádio Beira-Rio.
- Grêmio 1 a 0 Náutico - 2005 Campeonato Brasileiro Quadrangular Final. Estádio dos Aflitos.
- Grêmio 3 a 1 Corinthians - 2001 Copa do Brasil Final. Estádio Morumbi.
- Grêmio 4 a 2 Internacional - 2001 Campeonato Gaúcho. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 2 a 2 Flamengo - 1997 Copa do Brasil Final. Estádio Maracanã.
- Grêmio 2 a 0 Portuguesa - 1996 Campeonato Brasileiro Final. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 4 a 1 Independiente - 1996 Recopa Sul-Americana Final. Estádio de Kobe.
- Grêmio 0 (3) a (4) 0 Ajax - 1995 Campeonato Mundial de Clubes. Estádio Nacional de Tóquio.
- Grêmio 2 a 1 Internacional - 1995 Campeonato Gaúcho Final. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 1 a 1 Nacional - 1995 Copa Libertadores Final. Estádio Atanásio Girardot.
- Grêmio 5 a 0 Palmeiras - 1995 Copa Libertadores Quartas-de-final. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 1 a 0 Ceará - 1994 Copa do Brasil Final. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 2 a 1 Sport - 1989 Copa do Brasil Final. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 6 a 1 Flamengo - 1989 Copa do Brasil Semifinal. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio (6) 2 a 2 (5) América do México - 1983 Copa Interamericana Final. Los Angeles.
- Grêmio 2 a 1 Hamburgo - 1983 Campeonato Mundial de Clubes. Estádio Nacional de Tóquio.
- Grêmio 2 a 1 Peñarol - 1983 Copa Libertadores Final. Estádio Olímpico Monumental.
- Grêmio 3 a 3 Estudiantes de La Plata - 1983 Copa Libertadores Semifinal. Estádio Jorge Hirschi.
- Grêmio 3 x 2 River Plate - Estádio Monumental de Nuñes - Amistoso em 1982
- Grêmio 1 a 0 São Paulo - 1981 Campeonato Brasileiro Final. Estádio Morumbi.
- Grêmio 1 a 0 Internacional - 1977 Campeonato Gaúcho Final. Estádio Olímpico.
- Grêmio 4 x 1 Boca Juniors - Estádio La Bombonera - Amistoso em 1959
- Grêmio 10 a 0 Internacional - 1909 Amistoso: primeiro Gre-Nal da história. Estádio da Baixada.
Curiosidades
- O Grêmio foi o primeiro clube do sul do Brasil a conquistar uma Tríplice Coroa. Em 1996 o Grêmio venceu o Campeonato Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
- Seu uniforme tricolor foi escolhido por estilistas franceses como o mais belo do mundo, em pesquisa realizada em 2005 pela revista Monet, ficando à frente de clubes como Real Madrid e Milan, respectivamente os 2º e 3º colocados na pesquisa.
- Durante uma excursão à Europa, em 1961, o Grêmio do lendário técnico Oswaldo Rolla, o "Foguinho", jogou, entre outros países, na Bulgária. Em homenagem ao Tricolor Gaúcho, um pai deu a uma criança nascida nesta época o nome de Gremina. No Memorial Hermínio Bittencourt, no Estádio Olímpico Monumental, há uma foto de Gremina ainda bebê e uma foto recente.
- Possui a maior torcida brasileira fora do eixo RJ-SP, ficando em 5º no geral nacional ao lado do Vasco da Gama, apenas atrás de clubes cariocas e paulistas.
- A frase Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. foi criada por Salim Nigri, um dos maiores fãs da história do Grêmio, portador de deficiência visual, que é citado constantemente por David Coimbra em seus artigos na seção de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Em sua casa, guarda uma placa recebida do clube como homenagem pela autoria da famosa frase que foi incorporada ao hino.
- Na época em que foi concluido, o Estádio Olímpico era o maior estádio privado do Brasil.
- Está no Guiness Book - O Livro dos Recordes - Jogou três partidas oficiais em um único dia, durante o dia 11 de dezembro - Campeonato Gaúcho de 1994 esses foram os resultados: Grêmio 0x0 Aimore, Grêmio 4x3 Santa Cruz, Grêmio 1x0 Brasil de Pelotas.
- O Grêmio é o primeiro clube brasileiro fora do eixo RJ-SP a ser Campeão Mundial.
- Um dos melhores jogadores do mundo atualmente, Ronaldinho Gaúcho, torce e originou-se no Grêmio.
- O jogador Sisson marcou 14 gols em uma única partida.
- Já goleou o seu maior rival Internacional por 10 a 0, em 1909.
- A primeira partida de futebol transmitida a cores no Brasil foi Caxias vs. Grêmio, em 1972, durante a Festa da Uva de Caxias do Sul.
- O Grêmio é a terceira equipe brasileira que mais participou da Taça Libertadores da América.
- Eram gremistas os ex-presidentes brasileiros Getúlio Vargas, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel.
- Já jogou na neve, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo.
- Foi a primeira equipe de fora do Rio de Janeiro a vencer no Maracanã (Flamengo 1 x 3 Grêmio), em 1950. Marcaram para o Grêmio: Geada, Clorí e Balejo. A partida foi realizada no dia 15 de novembro, aniversário do Flamengo.
- Foi a primeira equipe estrangeira a vencer o Boca Juniors na Bombonera (Boca 1 x 4 Grêmio). A partida foi realizada em 25 de fevereiro de 1959, com Gessi marcando os quatro gols gremistas.
- Seu estádio é o unico com o anel superior totalmente coberto do sul do país, o Estádio Olímpico Monumental.
- O memorial Hermínio Bittencourt, nas dependências do Estádio Olímpico Monumental, é um dos maiores e mais modernos do mundo.
- A sua bandeira quadriculada com o brasão no meio, é uma referência a bandeira da Grã-Bretanha, por motivo da ascendência britânica e germânica (em alusão à bandeira do antigo Império Alemão) de seus fundadores.
- É o time do coração, de Luís Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira, e da Taça Libertadores da América e do Brasil pelo Grêmio.
- Em 1965, os torcedores do Internacional colocaram um bode preto com a camisa 9 do Grêmio na arquibancada. Ao ver o animal, o centroavante gremista Alcindo ficou irritado. A vingança veio logo depois: no Gre-Nal, ele marcou um lindo gol aos dois minutos do jogo.
- Até os anos 50, o Grêmio nunca havia admitido um jogador negro. Tesourinha, quebrou o preconceito ao sair do Vasco para jogar no Grêmio em 1953.
- Scotta, jogador do Grêmio foi o autor do primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro, na vitória no Tricolor Gaúcho sobre o Tricolor Paulista em 7 de Agosto de 1971.
- Já ganhou de 23 a 0 do Nacional Clube de Porto Alegre, em 1912.
- O Grêmio pode não ter vencido mais Gre-nais que seu rival, mas venceu mais títulos sobre o Internacional. Foram 19 contra 16 duelos vencidos pelo Tricolor na disputa de títulos.
- Sua camisa tricolor foi a peça esportiva mais vendida no mundo no ano de 1995. [carece de fontes]
- Permaneceu por cinco anos entre os cinco melhores no Ranking da FIFA (o único no Brasil). [carece de fontes]
- O Grêmio é o primeiro colocado no ranking da CBF.
A rivalidade com o Internacional
Não se pode contar a história do Grêmio sem contar sua rivalidade com Internacional. A guerra entre o Tricolor e o colorado se reflete no dia a dia do gaúcho. As duas torcidas praticamente dividem o estado do Rio Grande do Sul, e principalmente a cidade de Porto Alegre, em dois a cada competição, sendo que os torcedores de um normalmente apoiam o adversário do outro nas partidas realizadas na cidade. Muitos casos podem ser contados sobre essa rivalidade.
Maiores públicos do Grêmio
- Grêmio 2 a 1 Peñarol, 80.000, 28 de Julho de 1983
- Grêmio 2 a 1 Sport, 62.807, 2 de Setembro de 1989
- Grêmio 0 a 1 Ponte Preta, 98.421, 26 de Abril de 1981
- Grêmio 0 a 0 Flamengo, 74.238, 21 de Abril de 1982
- Grêmio 0 a 0 Internacional, 71.621, 9 de Fevereiro de 1989
- Grêmio 0 a 1 Flamengo, 62.256, 25 de Abril de 1982
- Grêmio 1 a 0 Vasco, 60.248, 31 de Março de 1982
- Grêmio 1 a 1 Vasco, 57.965, 30 de Julho de 1978
- Grêmio 1 a 0 Vasco, 56.621, 12 de Maio de 1984
- Grêmio 1 a 0 Internacional-SP, 54.120, 4 de Abril de 1981
- Grêmio 0 a 0 Flamengo, 53.842, 28 de Janeiro de 1989
- Grêmio 2 a 1 São Paulo, 53.388, 30 de Abril de 1981
- Grêmio 3 a 0 Corinthians, 50.282, 14 de Dezembro de 2003
- Grêmio 1 a 1 Fluminense, 49.484, 4 de Abril de 1982
- Grêmio 1 a 0 Botafogo, 49.039, 11 de Maio de 1980
- Grêmio 1 a 1 São Paulo, 47.648, 22 de Outubro de 2006
- Grêmio 0 a 0 Internacional, 45.276, 16 de Fevereiro de 1991
Referências e notas
Ver também
Ligações externas
- Página oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
- Ducker - Fotos e vídeos da Torcida do Grêmio
- Alma Castelhana
- Geral do Grêmio
- ImortalTricolor.com
- Perfil do Grêmio no site da Fifa (em inglês)
- Acervo de ítens históricos do Grêmio
- Letra do hino do Grêmio
bg:Гремио Порто Алегре ca:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense de:Grêmio Porto Alegre en:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense es:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense fr:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense id:Gremio it:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense ja:グレミオ nl:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense pl:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense ru:Гремио sr:Гремио Порто Алегре sv:Grêmio FBPA zh:甘美奧