𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Artrópode

Predefinição:Taxocaixa

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Artrópode
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Artrópode

Os Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos (insetos), aranhas (arachnida), caranguejos (crustáceos), centopéias (quilópodes) e embuás (diplópodes), somam mais de um milhão de espécies descritas (apenas mais de 890.00 segundo outros autores). Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes que vão desde as formas microscópicas de plâncton com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.

Os artrópodes habitam praticamente todo o tipo de ambiente: aquático e terrestre e representam os únicos invertebrados voadores. Existem representantes parasitas e simbióticos. Há registros fósseis de artrópodes desde o período Cambriano.

ação de tagmas que são tipicamente:

Dentre as diferentes classes de artrópodes há casos em que dois ou mais tagmas se unem formando uma única peça como é o caso de certos grupos de crustáceos em que os tagmas cabeça e tórax se unem formando o cefalotórax e nos quilópodes e diplópodes em que o tórax se une com o abdômen formando o tronco. No subfilo Chelicerata os tagmas denominam-se prossoma (que corresponde ao cefalotórax) e opistossoma (que corresponde ao abdômen)

O primeiro segmento da cabeça é denominado acron e normalmente suporta os olhos, que podem ser simples ou compostos. O último segmento do abdômen é terminado pelo télson. Cada segmento contém, pelo menos primitivamente, um par de apêndices.

Para poderem crescer, os artrópodes têm de se desfazer do exosqueleto "apertado" e formar um novo, num processo designado muda ou ecdise. Por esta razão, eles fazem parte do clado Ecdysozoa, que é um dos maiores grupos do reino animal, incluindo ainda os nematódeos, os Nematomorpha, os Tardigrada, os Onychophora, os Loricifera, os Priapulida e os Cephalorhyncha.

Estes animais respiram por um sistema de traqueias, túbulos que abrem para o exterior através de poros na cutícula chamados espiráculos, e que se estendem por todo o corpo, promovendo a troca de gases. Os artrópodes aquáticos têm brânquias ligadas ao sistema de traqueias.

O sistema circulatório dos artrópodes consiste numa bateria de corações que se dispõem ao longo do corpo e que bombeiam a hemolinfa (o "sangue" destes animais muitas vezes não contém hemoglobina, baseada em ferro, mas sim hemocianina, baseada em cobre), que se encontra banhando os tecidos.

Os artrópodes são protostômios e possuem um celoma reduzido a um espaço à volta dos órgãos da reprodução e da excreção.

Classificação e filogenia dos artrópodes

Um grupo tão numeroso e diversificado, tanto em espécies atuais como extintas, como os artrópodes teria de ser necessariamente difícil de classificar, assim como de definir as suas relações filogenéticas.

Tradicionalmente, considerava-se que os atrópodes teriam tido origem nos anelídeos, por causa da semelhante segmentação do corpo. No entanto, estudos genéticos recentes mostraram que não é assim e que os filos mais próximos dos artrópodes são os Onychophora e os Tardigrada. Além disso, parece aceitável que estes filos e os restantes Ecdysozoa formam um clado monofilético. Os anelídeos, por outro lado, têm características embrionárias em comum com os moluscos e são atualmente classificados no clado Trochozoa (ou Lophotrochozoa, juntamente com os rotíferos e outros animais antes considerados pseudocelomados).

A subdivisão dos artrópodes em grupos que possam igualmente ser considerados clados é também contenciosa. Alguns autores consideram que os Hexapoda e os Myriapoda formam o clado Uniramia, com apêndices não divididos e que seriam um "clado-irmão" dos crustáceos, mas a filogenia destes grupos ainda não está bem estabelecida, pelo que se adotou aqui a classificação em cinco sub-filos, que é a mais aceite.

Como já foi referido, foram encontrados fósseis de artrópodes do período Cambriano, mas há indicações de que formas ainda mais antigas, pertecentes à “Biota Vendiana”, como os "Vendiamorfos" e os "Anomalocaridiídeos" podem ter sido antepassados dos artrópodes atuais.

Referências externas

Predefinição:Artrópodes classe-rodapé Predefinição:Animal filo-rodapé

Predefinição:Link FA

ar:مفصليات الأرجل bg:Членестоноги ca:Artròpode cs:Členovci cy:Arthropod da:Leddyr de:Gliederfüßer el:Αρθρόποδα en:Arthropod eo:Artropodoj es:Arthropoda et:Lülijalgsed eu:Artropodo fa:بندپایان fi:Niveljalkaiset fo:Liðadýr fr:Arthropode ga:Artrapód gl:Artrópodo he:פרוקי רגליים hr:Člankonošci hu:Ízeltlábúak ia:Arthropodo id:Arthropoda io:Artropodo is:Liðdýr it:Arthropoda ja:節足動物 ka:ფეხსახსრიანები ko:절지동물 ku:Artropod la:Arthropoda lb:Glidderfüssler li:Gelidpoetege lt:Nariuotakojai lv:Posmkāji mk:Членконоги mn:Үет хөлтөн nl:Geleedpotigen nn:Leddyr no:Leddyr oc:Arthropoda pl:Stawonogi qu:Sillwichaki ro:Artropode ru:Членистоногие scn:Arthropoda sh:Zglavkari simple:Arthropod sk:Článkonožce sl:Členonožci sr:Зглавкари sv:Leddjur ta:கணுக்காலி te:ఆర్థ్రోపోడా th:อาร์โธรโพดา to:Veʻehokohoko tr:Eklem bacaklılar uk:Членистоногі zh:节肢动物 zh-min-nan:Chat-kha tōng-bu̍t

talvez você goste