𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Florianópolis: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
(Sem diferença)

Edição das 13h23min de 25 de julho de 2005

Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Gentílico: Florianopolitano
População: 370 000 habitantes 2004
Área: 437 km².
Data de Fundação: 23 de março de 1726.
Data Festiva: Aniversário da Cidade.
Clima: Temperado.
Altitude: Nível do mar.
Principal Etnia: Açoriana.
Coordenadas geográficas: 27° 35' lat. sul
48º 35' long. oeste
Mais Informações
Endereço da Prefeitura: Prefeitura Municipal de Florianópolis
Rua Conselheiro Mafra, 656
Centro
Florianópolis
Número de Telefone: (47) 326-6999 (tel/fax)
Código Postal (CEP): 88000-000
Site: http://www.pmf.sc.gov.br/
E-mail: e-mail
Wikipedistas:
Mapa
Situação de Florianópolis

Florianópolis é a Capital do Estado de Santa Catarina, Brasil. Tem seu nome dado em homenagem ao Ex-Presidente Floriano Peixoto pelo proprio, o que até hoje é motivo de polemicas. O nome original é Desterro, que por sua vez faz referimento à Nossa Senhora do Desterro, sua padroeira. A cidade de Florianópolis fica ao leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, onde estão localizadas quase 100 praias, algumas ainda selvagens e pouco conhecidas pelos turistas. Existem também duas grandes lagoas: Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri. Outra porção da cidade está localizada no continente. Na porção continental encontram-se bairros importantes como Coqueiros, Bom Abrigo, Itaguaçú, Abraão, Capoeiras, Canto e Balneário.

A região metropolitana de Florianópolis, constituída principalmente pelos municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Biguaçú, conta com aproximadamente 750 mil habitantes atualmente.


"Ilha da Magia"

Ilha da magia - expressão criada pelos colonizadores açorianos - e, principalmente, Floripa, são os nomes carinhosos dados a esta linda cidade. O cartão postal que a identifica é a famosa ponte Hercílio Luz, que foi a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.

Os habitantes de vilarejos em regiões praieiras afastadas do centro são chamados pejorativamente de manezinhos da ilha, identificados facilmente pela fala rápida e cantante. Alguns moradores do resto da cidade passaram a ter orgulho desse termo e a se autotitular manezinhos da ilha tambem.

Terra de uma beleza exuberante habitada por um povo hospitaleiro, que apresenta fortes traços da cultura açoriana observada nas construções, artesanato, folclore, culinária e tradições religiosas, tem no turismo a sua principal vocação.

Hino Oficial

O Hino Oficial do Município de Florianópolis foi escolhido, em 1965, através de um concurso promovido pela Prefeitura Municipal. A canção vencedora foi o Rancho de Amor à Ilha, composta por Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho. Foi oficializada, como Hino do Município, pela lei nº 871.

Rancho de Amor à Ilha
Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!


Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.


Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar...

Símbolos Oficiais

Arquivo:Bandeira simbolo.gif
Bandeira símbolo.
Arquivo:Brasao simbolo.gif
Brasão símbolo.
Arquivo:Arvore simbolo.jpg
Árvore símbolo: Guarapuvu.
Arquivo:Martim simbolo.jpg
Ave símbolo: Martim pescador.
Arquivo:Floripa1.jpg
Pôr do sol. Praia de Jurerê.

História

Os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.

Os indícios de sua presença encontram-se nos sambaquis e sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de 4.800 A.C.

Já no início do século XVI, embarcações que demandavam à Bacia do Prata aportavam na Ilha de Santa Catarina para abastecerem-se de água e víveres. Entretanto, somente por volta de 1675 é que Francisco Dias Velho, junto com sua família e agregados, dá início a povoação da ilha com a fundação de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) - segundo núcleo de povoamento mais antigo do Estado, ainda fazendo parte da vila de Laguna - desempenhando importante papel político na colonização da região.

A partir desta data intensifica-se o fluxo de paulistas e vicentistas que ocupam vários outros pontos do litoral. Em 1726, Nossa Senhora do Desterro é elevada a categoria de vila, a partir de seu desmembramento de Laguna.

A ilha de Santa Catarina, por sua invejável posição estratégica como vanguarda dos domínios portugueses no Brasil meridional, passa a ser ocupada militarmente a partir de 1737, quando começam a ser erigidas as fortalezas necessárias à defesa do seu território. Esse fato resultou num importante passo na ocupação da ilha.

Com a ocupação, tiveram prosperidade a agricultura e a indústria manufatureira de algodão e linho, permanecendo, ainda hoje, resquícios desse passado no que se refere à confecção artesanal da farinha de mandioca e das rendas de bilro.

Nesta época, meados do século XVIII, verifica-se a implantação das "armações" para pesca da baleia, em Armação da Piedade (Governador Celso Ramos) e Armação do Pântano do Sul (Florianópolis), cujo óleo era comercializado pela Coroa fora de Santa Catarina, não trazendo benefício econômico à região.

No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais. Projetou-se a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos, entre outras obras urbanas. A modernização política e a organização de atividades culturais também se destacaram, marcando inclusive os preparativos para a recepção ao Imperador D. Pedro II (1845).

Com o advento da República (1889), as resistências locais ao novo governo provocaram um distanciamento do governo central e a diminuição dos seus investimentos. A vitória das forças comandadas pelo Marechal Floriano Peixoto determinaram em 1894 a mudança do nome da cidade para Florianópolis, em homenagem a este oficial.

A cidade, ao entrar no século XX, passou por profundas transformações, sendo que a construção civil foi um dos seus principais suportes econômicos. A implantação das redes básicas de energia elétrica e do sistema de fornecimento de água e captação de esgotos somaram-se à construção da Ponte Governador Hercílio Luz, como marcos do processo de desenvolvimento urbano.

Geografia

Arquivo:Florianópolis-LagoaBarraEtcComLegenda.jpg
Foto de satélite onde aparece, à esquerda, o continente e à direita a Ilha de Santa Catarina com a Lagoa da Conceição ao centro. Clique na foto para ampliar.

Hoje, a área do município, compreendendo a parte continental e a ilha, encampa 436,5 km2 , com uma população de 341.781 habitantes em 2000/IBGE. Fazem parte do Município de Florianópolis os seguintes distritos: Sede, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho.

Florianópolis tem sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. Recentemente a indústria do vestuário e a informática vem se tornando também setores de grande desenvolvimento.

Distritos

Existem atualmente distritos em Florianópolis:

  1. Barra da Lagoa
  2. Cachoeira do Bom Jesus
  3. Campeche (distrito de Florianópolis)
  4. Canasvieiras
  5. Ingleses do Rio Vermelho
  6. Lagoa da Conceição
  7. Pântano do Sul
  8. Ratones
  9. Ribeirão da Ilha
  10. Santo Antônio de Lisboa
  11. São João do Rio Vermelho
  12. Centro (distrito de Florianópolis)

Turismo

Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se hoje, além das magníficas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade de Florianópolis.

Fonte: Guia de Florianópolis- IPUF, 1993

Fotos


Predefinição:Municípios catarinenses mais populosos

de:Florianópolis en:Florianópolis eo:Florianópolis es:Florianópolis fr:Florianópolis it:Florianópolis nl:Florianópolis no:Florianópolis

talvez você goste