𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cabo Verde: mudanças entre as edições

imported>Atf~ptwiki
imported>Atf~ptwiki
Linha 87: Linha 87:


Foi descoberto em [[1460]] por [[Portugal]], que encontrou as ilhas desabitadas, começando a colonizá-las por meio do sistema de [[Capitanias hereditárias|Capitanias Hereditárias]] dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar (cana sacarina). Com a prosperidade, vieram os [[pirata]]s, que atacaram as ilhas inúmeras vezes durante os séculos seguintes. Abolido o tráfico de escravos em [[1876]], o interesse comercial do arquipélago para a Metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do [[século XX]].
Foi descoberto em [[1460]] por [[Portugal]], que encontrou as ilhas desabitadas, começando a colonizá-las por meio do sistema de [[Capitanias hereditárias|Capitanias Hereditárias]] dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar (cana sacarina). Com a prosperidade, vieram os [[pirata]]s, que atacaram as ilhas inúmeras vezes durante os séculos seguintes. Abolido o tráfico de escravos em [[1876]], o interesse comercial do arquipélago para a Metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do [[século XX]].
* [http://www.visaonews.com/nm/templates/ra.aspx?articleid=268&zoneid=1 Chineses chegaram a Cabo Verde antes dos portugueses?]


== Política ==
== Política ==

Edição das 13h20min de 20 de fevereiro de 2006

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cabo Verde (desambiguação).
República de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde Brasão de armas de Cabo Verde
(em detalhe) (em detalhe)
Lema: Unidade, Trabalho, Progresso
LocationCapeVerde.png
Língua oficial Português, Cabo-Verdiano (não oficial)
Gentílico cabo-verdiano
Capital e maior cidade Praia
Presidente Pedro Pires
Primeiro-ministro José Maria Neves
Área
- Total
- % água
146º
4.033 km²
Insignificante
População


- Total (2000)
- Densidade

164º


435.000
101/km²

PIB


- Total
- PIB per capita


US$ 600 milhões
US$ 1.400

Moeda Escudo cabo-verdiano CVE
Fuso horário UTC -1
Independência


- Declarada

(de Portugal)


5 de Julho, 1975

Hino nacional Cântico da Liberdade
TLD (Internet) .CV
Código telefónico 238

Cabo Verde é um arquipélago de 10 ilhas originalmente desabitadas descobertas por Portugal no século XV, de origem vulcânica, localizado no Oceano Atlântico, 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos próximos do país são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós.

História

Ruínas da Sé Catedral. Cidade Velha.
Arquivo:IMG0082.jpg
Pelourinho. Cidade Velha.
Ver artigo principal: História de Cabo Verde


Arquipélago que pertenceu a Portugal desde sua descoberta, como ainda hoje pertencem os arquipélagos de Açores e Madeira, tornou-se independente em 1975 e hoje é uma república parlamentarista.


Foi descoberto em 1460 por Portugal, que encontrou as ilhas desabitadas, começando a colonizá-las por meio do sistema de Capitanias Hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar (cana sacarina). Com a prosperidade, vieram os piratas, que atacaram as ilhas inúmeras vezes durante os séculos seguintes. Abolido o tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago para a Metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do século XX.

Política

Amílcar Cabral
Ver artigo principal: Política de Cabo Verde

Cabo Verde é uma república democrática parlamentarista, com regime multipartidário. O governo é baseado na constituição de 1980, que institui o regime de partido único, revisada em 1990 para introduzir o multipartidarismo) e em 1992 para conformá-la na totalidade com os valores da democracia multipartidária. As eleições são presidenciais (para eleger o Presidente da República) e legislativas (para eleger os deputados nacionais), que são eleitos para mandatos de cinco anos. O presidente do partido com maioria na Assembléia Nacional (Parlamento) é empossado como Primeiro-Ministro. Apesar de ainda não haver ocorrido, há a possibilidade de o Presidente da República ser de um partido e o Primeiro-Ministro de outro.

O Presidente da República, a Assembléia Nacional e o Conselho Superior da Magistratura Judiciária (esses também eleitos pela Assembléia Nacional) participam na eleição dos membros do Supremo Tribunal da Justiça.


Partidos Políticos

Partidos políticos atualmente ativos na política do Cabo Verde:

Partido Sigla Orientação Política Data da Fundação
Movimento para a Democracia MPD popular democrata 1990
Partido Africano para a Independência de Cabo Verde PAICV antes socialista, hoje social-democrata 1956, fundado com o nome de PAIGC
Partido da Convergência Democrática PCD popular democrata - secessão do MPD 1994
Partido da Renovação Democrática PRD "de esquerda" .
Partido Socialista Democrata PSD socialista 1992
Partido do Trabalho e da Solidariedade PTS social-democrata (?) .
União Cabo-verdiana Independente e Democrática UCID liberal, ativo principalmente no estrangeiro 1974

Além dos citados partidos, cerca de seis agrupamentos políticos chamados de "Grupos de Cidadãos" estão autorizados pela Comissão Nacional de Eleições a apresentar candidatos em determinados Círculos Eleitorais (a nível de Conselho).

Divisão Administrativa

Paços do Concelho - Praia.


Cabo Verde está dividido em 22 conselhos: Boa Vista, Brava, Maio, Mosteiros, Paul, Porto Novo, Praia, Ribeira Grande, Sal, Santa Catarina, Santa Cruz, São Domingos, São Filipe, São Miguel, São Nicolau, São Vicente, Tarrafal. No primeiro semestre de 2005 foi aprovada pela Assembléia Nacional (Parlamento) cabo-verdiana a constituição de 5 novos concelhos (já incluídos nos 22 acima referidos): Ribeira Grande de Santiago, até agora chamada de Cidade Velha, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, (todos na ilha de Santiago); na ilha do Fogo, Santa Catarina do Fogo; e na ilha de São Nicolau, Tarrafal de São Nicolau.

Geografia

Imagem de satélite de Cabo Verde
Arquivo:IMG0051.png
Vulcão do Fogo. Chã-das-Caldeiras.
Dunas. Sal Rei. Boa Vista.
Ver artigo principal: Geografia de Cabo Verde



Solo de montanhas escarpadas coberto de cinzas vulcânicas, pouca vegetação cresce nas ilhas; ainda há um vulcão ativo que deu origem à ilha do Fogo. O clima é quente e seco com médias anuais de 20º/25ºC e em janeiro e fevereiro sofre a acção das tempestades de areia oriundas do Saara.



Economia

Mercado de Assomada. S. Catarina.
Ver artigo principal: Economia de Cabo Verde

As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos e são afectadas pela seca. A agricultura é prejudicada pela falta de chuvas regulares e está restrita a apenas quatro ilhas. O PIB é produzido, em sua maior parte, pelo sector terciário, ou seja, pelos serviços. Cabo Verde detém grande cooperação econômica com Portugal, que resultou na indexação de sua moeda, o escudo cabo-verdiano, ao euro, e no crescimento de sua economia interna. O ex-Primeiro-Ministro de Portugal, José Durão Barroso, e Presidente da Comissão Européia no segundo semestre de 2004, prometeu integrar o Cabo Verde à área de influência da União Européia, através de maior cooperação com Portugal. A economia cabo-verdiana desenvolveu-se significativamente desde o final da última década, e o país já pode ser contado entre aqueles com desenvolvimento humano médio. O país tem muitos emigrantes espalhados pelo mundo que contribuem com remessas financeiras significativas. O turismo começa a ser uma fonte de receita importante. As principais ilhas turísticas são a Ilha do Sal e a Ilha de Santo Antão.

Demografia

Jogo de carambola.
Ver artigo principal: Demografia de Cabo Verde

Os cabo-verdianos são descendentes de antigos escravos africanos e dos seus senhores portugueses. Grande parte dos cabo-verdianos é emigrante no estrangeiro.

Língua

Arquivo:KAKAb.jpg
Káká Barbosa. Vinti Xintidu Letradu Na Kriolu. 1984

A língua oficial é o português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações.

  • A língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo é o crioulo cabo-verdiano (criol, kriolu). Cabo Verde é formado por dez ilhas (nove habitadas) e cada ilha tem um crioulo diferente. O crioulo está oficialmente em processo de normalização (criação duma norma) e discute-se a sua adopção como segunda língua oficial, ao lado do português.
  • Exemplos para o crioulo: Poemas de Sérgio Frusoni (Crioulo de São Vicente),

Gramática e dicionário crioulo-francês-crioulo (Crioulo de São Vicente), "Morna aguada" de Eugénio Tavares (Crioulo de Brava), 'Os Lusíadas' no crioulo de Santo Antão, Dicionário Cabo-verdiano Português On-Line (Crioulo de Santiago)

  • Existe uma comunidade de imigrantes senegaleses, especialmente na ilha do Sal, que fala também o francês.

Meios de Comunicação

Arquivo:Artiletra2x.jpg
ARTILETRA Nº14/15,Abril/Maio 94.

Estações da televisão:

  • Português: RTC - Rádio Televisão Cabo-Verdiana , RTP África, SIC
  • Francês: TV4 Afrique

Estações de rádio:

  • Português: RTC, RDP, rádios locais
  • Francês: RFI Afrique - FM na Praia, Mindelo, Sal, Fogo e Santo Antão
  • Caboverdiano (Kriolu): PraiaFM (Praia), Radio Kriola, Radio Morabeza (Mindelo), Radio Comunitária Ponta D'Agua (Praia)
Arquivo:Sem8a.jpg
A SEMANA Nº 495, 2 de Março de 2001.

Jornais:

  • A Semana (Praia, 1991-)
  • Expresso das Ilhas
  • Jornal Horizonte (Praia, 1988-)
  • Terra Nova (S.Vicente, 1975-)
  • Artiletra (S.Vicente, 1991-)
  • Revista Mindelact

Jornais Online:

Cultura

Porto Novo - S.Antão.

Artigo principal: Cultura de Cabo Verde


As origens da cultura cabo-verdiana estão numa mistura cultural africana e europeia. Na música, há diversos gêneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna e a coladera. Cesária Évora é a cantora cabo-verdiana mais conhecida no mundo, conhecida como a "diva dos pés descalços", pois gosta de se apresentar no palco assim. Os cabo-verdianos usam o termo "cabo" para referir-se aos residentes no país, bem como às características de sua cultura. O Mindelo (São Vicente) é considerada por alguns nostálgicos, a capital cultural do país, mas a grande efervescência reside na ilha de Santiago, onde existem nuances culturais, ainda por explorar.


Literatura

A literatura cabo-verdiana é um das mais ricas da África lusófona.


Eugénio Tavares

* Poetas: Sérgio Frusoni, Eugénio Tavares, B. Léza, João Cleofas Martins, Ovídio Martins, Jorge Barbosa, Corsino António Fortes, Baltasar Lopes (Osvaldo Alcântara), João Vário (Tio Tiofe), Oswaldo Osório, Arménio Vieira, Vadinho Velhinho, José Luís Tavares, Vera Duarte, Gabriel Mariano, Amilcar Cabral, etc.

  • Escritores: Manuel Lopes, Germano de Almeida, Luís Romano de Madeira Melo, Orlanda Amarilis, Jorge Vera Cruz Barbosa, Pedro Cardoso, José Lopes, Mário José Domingues, Daniel Filipe, Mário Alberto Fonseca de Almeida, Corsino António Fortes, Arnaldo Carlos de Vasconcelos França, António Aurélio Gonçalves, Aguinaldo Brito Fonseca, Ovídio de Sousa Martins, Henrique Teixeira de Sousa, Osvaldo Osório, Dulce Almada Duarte, Manuel Veiga


  • Obras Literárias célebres: Chiquinho (Baltasar Lopes), Os Flagelados do Vente Leste (Manuel Lopes), O Testamento do Senhor Napomuceno da Silva Araújo (Germano de Almeida), revista Claridade.


Sopinha de Alfabeto, Literatura caboverdiana

Música

Os cabo-verdianos traduzem em seus ritmos e danças toda a alegria, vivacidade, raízes e, enfim, a cultura do seu povo. São músicas para serem cantadas e ouvidas em grupo pois exigem serem dançadas, não são individualistas como a música ocidental, antes pelo contrário, pedem companhia.

Batucadeiras do Bairro 6 de Maio. Damaia.

Existem ritmos típicos em cada ilha, outros comuns a todas, mas no seu conjunto todos falam da alma de Cabo Verde, da qual Cesária Évora é seu grande exemplo e símbolo. O estilo musical dessa cantora é a morna, cultivado em todas as ilhas, que se caracteriza por ritmo lento e compasso simples, tendo por temas o mar, a saudade e o amor. Tanto na música como na literatura há a tendência para misturar o português com o crioulo, dando origem a um género muito próprio e muito cabo-verdiano.

Arquivo:IMG0095.jpg
Festa de S. João. S.Vicente

Santo Antão, São Nicolau, Santiago, Fogo e Brava: essas são áreas basicamente agrícolas, em que o homem mais se liga à terra e ao pão. Aqui o género musical dá por nome de Toadas de Aboio, que simboliza, em seu ritmo e letra, as dificuldades e as lidas do agricultor. Boa Vista: “Landu”, ritmos típicos das danças africanas, alegres e vivas. São Vicente: música fúnebre, instrumental, com estilo dramático.

  • Compositores: Malamba Caçanhé, Eugénio Tavares, B.Leza, Adalberto "Betu" Silva, Carlos Alberto "Kaka" Barbosa, Ano Nobu, Renato Cardoso, Amandio Cabral, Paulino Vieira, Code di Dona, Daniel "Nhelas" Spencer, Orlando Pantera, Daniel Rendall, Manuel de Novas, Vasco Martins, Jorge Monteiro (Jotamont), Frank Cavaquim (Francisco Vicente Gomes) e outros.
  • Artistas: Antoninho Travadinha, Mayra Andrade, Bana, Gé Mendes, Bulimundo, Bau, Bius,Celina Pereira, Cesária Évora, Cordas do Sol, Fantcha, Jorge Humberto, Ildo Lobo, Luís Morais, Lura, Maria-Alice, Orlando Pantera, Gil Semedo, Paulino Vieira, Simentera, Tchéka, Tito Paris, Os Tubarões, Teofilo Chantre, Titina e outros.

Artes Plásticas

Sightless bird. Escultura de Mito


Só depois da independência em 1975 é que ocorreu o surgimento de alguns artistas no campo da pintura e escultura. Nessa primeira fase, todos os trabalhos pictóricos evidenciavam o grito da liberdade e a alegria da independência. Era o fim de séculos marcados pela escravatura e o colonialismo.

Actualmente, Cabo Verde se abriu para o resto do mundo. Seus artistas vão buscar influências, e até estudar, ao estrangeiro. Há uma certa globalização nas artes cabo-verdianas, mantendo-se, no entanto, certos sinais das raízes africanas, evidenciadas sobretudo na escolha das cores. Os artistas cabo-verdianos têm colocado seus trabalhos em muitas exposições, não só em seu próprio país, como também em Portugal e nos Estados Unidos.

Artesanato

bonecas de pano

Nunca é demais ressaltar a importância do artesanato na cultura cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país. Feito quer para utensílio, quer como ornamento, o artesanato do Cabo Verde é muito singular e verdadeiro instrumento de expressão da cultura popular. Hoje em dia, o artesanato é igualmente uma atração para os turistas, constituindo-se para algumas famílias o único meio de subsistência.



Teatro


Culinária de Cabo Verde

Arquivo:IMG0031.jpg
Atum fresco. S.Filipe. Fogo.

Catchupa, Pontche, Funguim, Fedjoce, Bolachas de Cabo Verde, etc.

Tópicos diversos

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete cabo verde.

Rádio & Música


Ligações externas

Feriados em 2006
Data Nome em português Observações
1 de Janeiro Ano Novo  
13 de Janeiro Dia da Democracia  
20 de Janeiro Dia dos Heróis Nacionais
Aniversário da morte de Amilcar Cabral
28 de Fevereiro Terça-feira de Carnaval O carnaval em São Vicente é o mais animado
1 de Março Quarta-feira de Cinzas  
14 de Abril Sexta-feira Santa, Paixão de Cristo  
1 de Maio Dia do Trabalhador  
19 de Maio Dia do Município
Feriado somente na capital, Praia
1 de Junho Dia Internacional da Criança
Antigo feriado, restabelecido em 2005
5 de Julho Dia da Independência  
15 de Agosto Dia da Padroeira Nacional (N.Sra. das Graças)  
1 de Novembro Dia de Todos os Santos  
25 de Dezembro Natal  


Predefinição:CPLP

ar:رأس أخضر bg:Кабо Верде bn:কেপ ভের্দ ca:Cap Verd da:Kap Verde de:Kap Verde en:Cape Verde eo:Kabo-Verdo es:Cabo Verde et:Cabo Verde fi:Kap Verde fr:Cap-Vert gl:Cabo Verde he:קייפ ורדה hr:Zelenortska Republika hu:Zöld-foki Köztársaság ia:Capo Verde id:Tanjung Verde io:Kabo Verda is:Grænhöfðaeyjar it:Capo Verde ja:カーボベルデ ko:카보베르데 lt:Žaliasis Kyšulys lv:Kaboverde ms:Cape Verde na:Kap Verde nds:Kap Verde nl:Kaapverdië nn:Kapp Verde no:Kapp Verde pl:Republika Zielonego Przylądka ru:Кабо-Верде sk:Kapverdy simple:Cape Verde sl:Zelenortski otoki sq:Kepi Verde sr:Зеленортска острва sv:Kap Verde tl:Cape Verde tr:Kap Verde uk:Кабо-Верде zh:佛得角 zh-min-nan:Chheⁿ-kak Kiōng-hô-kok

talvez você goste