𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Química: mudanças entre as edições

imported>RobotQuistnix
m (Bot: Adicionando: nds-nl:Scheikunde)
imported>RobotQuistnix
m (Bot: Adicionando: sc:Chìmica)
Linha 341: Linha 341:
[[ro:Chimie]]
[[ro:Chimie]]
[[ru:Химия]]
[[ru:Химия]]
[[sc:Chìmica]]
[[sco:Chemistry]]
[[sco:Chemistry]]
[[simple:Chemistry]]
[[simple:Chemistry]]

Edição das 23h19min de 27 de abril de 2006

Predefinição:Portal-química

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação. Estuda a maneira que os elementos se juntam e reagem entre si, bem como, a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações. A química é o estudo das transformações da matéria em oposição à física que é o estudo de seus estados.

História

Ver artigo principal: História da química, Alquimia
O Alquimista, de Pietro Longhi

A história da química está intensamente ligada ao desenvolvimento do homem já que abarca todas as transformações de matérias e as teorias correspondentes. Com frequência a história da química se relaciona intimamente com a história dos químicos e —segundo a nacionalidade ou tendência política do autor— ressalta em maior ou menor medida os sucessos feitos num determinado campo ou por uma determinada nação.

A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química se recolhem pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A química, como tal, começa suas andares um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão.

Conceitos fundamentais

Matéria e Energia

Ver artigo principal: Matéria, Energia

Estados físicos da matéria

Ver artigo principal: Estados físicos da matéria

Fases ou estados da matéria são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. Canonicamente são três os estados ou fases considerados: sólido, líquido e gasoso. Outros tipos de fases da matéria, como o estado pastoso ou o plasma são estudados em em níveis mais avançados de física.

Substâncias e Misturas

Ver artigo principal: Substância, Mistura

Uma substância possui uma composição característica, determinada e um conjunto definido de propriedades. Um dos exemplos de substâncias são o cloreto de sódio, a sacarose, o oxigênio , entre outros. Uma substância pode ser composta por um único elemento químico, como por exemplo o ouro, ferro ou o cobre. Ou pode ser támbem composto por dois ou mais elementos numa proporção definida, como é o caso do cloreto de sódio (39,34% de sua massa é de sódio e 60,66%,de cloro).

Duas ou mais substâncias agrupadas constituem uma mistura, cuja composição e propriedade são variáveis. O leite, por exemplo, é uma mistura.

Átomo

Ver artigo principal: Átomo

Um átomo é a menor porção em que pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades físico-químicas mínimas.

Elementos

Ver artigo principal: Elemento químico

Denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons.

Compostos

Ver artigo principal: Composto químico

Um composto químico é uma substância química constituída por moléculas ou cristais de 2 ou mais átomos ou íons ligados entre si. As proporções entre elementos de uma substância não podem ser alterados por processos físicos.

Em química, um composto é uma substancia formada por dois ou mais elementos, ligados numa proporção fixa e definida. Por exemplo, a água é um composto formado por hidrogênio e oxigênio na proporção de dois para um.

Moléculas

Ver artigo principal: Molécula

Uma molécula é um conjunto electricamente neutro de dois ou mais átomos unidos por pares compartilhados de elétrons (ligações covalentes) que se comportam como uma única partícula. Uma substância que apresente somente ligações covalentes e formada por moléculas discretas é chamada de substância molecular cuja ligação suficientemente forte caracteriza como uma identidade estável.

Íons

Ver artigo principal: Íon

Um íon, ou ião é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perderam ou ganharam elétrons. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânions, ou aniões (que são atraídos para ânodos), enquanto íons carregados positivamente são conhecidos como cátions, ou catiões (que são atraídos por cátodos).

Energia química

Ver artigo principal: Energia química

Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida mais claramente, por exemplo, numa combustão. A energia química é liberada ou absorvida em qualquer reação química.

Reações químicas

Ver artigo principal: Reação química

Uma reação química é uma transformação da matéria em que ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.

Ligações químicas

Ver artigo principal: Ligação química

Tabela periódica

Ver artigo principal: Tabela periódica

Áreas de estudo e algumas de suas subdivisões

A divisão da química pode ser feita de diversas maneiras.

Por exemplo, a IUPAC divide a química em :

Mais tradicionalmente, a química pode, também, ser dividida em diversas modalidades:

É a ciência da estrutura, das propriedades, da composição e das reações químicas dos compostos orgânicos que, em principio, são os compostos cujo elemento principal é o carbono. O limite entre a química orgânica e a química inorgânica, que segue, não é sempre nítido; por exemplo, o óxido de carbono (CO) e o anidrido carbônico (CO2) não fazem parte da química orgânica.
É o ramo da química que trata das propriedades e das reações dos compostos inorgânicos. Neste é incluída a geoquímica
É o estudo dos fundamentos físicos dos sistemas químicos e dos processos físicos. Em particular, a descrição energética das diversas transformações faz, por exemplo, parte deste ramo da química. Nela encontram-se disciplinas importantes como a termodinâmica química e a termoquímica, a cinética química, a mecânica estatística, a espectroscopia e a eletroquímica.
É o estudo dos compostos químicos, das reações químicas e das interações químicas que acontecem nos organismos vivos.
É o estudo de amostras de material para conhecer a sua composição química e sua estrutura.
É o estudo dos fenômenos materiais e energéticos que aparecem no nível do núcleo dos átomos.
Alguns elementos como o carbono e o silício têm a propriedade de poder formar cadeias repetindo numerosos vezes a mesma estrutura. Estas macromoléculas tem propriedades químicas e físicas exploradas pela indústria.

Química em tópicos

Tópicos Especiais

Literatura Química

Além dos livros didáticos ou específicos sobre tópicos da Química no mundo, são publicados diariamente centenas de artigos técnicos e científicos. Há milhares de jornais e revistas periódicas de Química. A principal fonte de referência para uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados na área química é o Chemical Abstracts, publicado pela American Chemical Society, o qual contém resumos dos principais artigos publicados mundialmente.

Veja também em:

Funções e grupos químicos

Acetato | Ácido | Ácidos Orgânicos | Açúcar | Albumina | Alcali | Alcalóide | Alcool | Alcoolato | Aldeído | Amálgama | Amido | Amina | Aminoácido | base | bicarbonato | borato | brometo

Produtos e substâncias

Lista de produtos e substâncias químicas

Procedimentos e processos

batimento | branqueamento

Calcinação | Cromatografia

Micro-análise

Titração | Titulação

Equipamentos e instrumentos químicos

balança | batedeira | batedor | balão de borracha | balão de destilação | balão graduado | becker | bico de bunsen | bureta | funil de Buchner | Mufla | pipeta | proveta | pHmetro | kitassato | bomba a vácuo | colorímetro | espectrofotômetro

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Química.

Ver também

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Química

Predefinição:Ciências-rodapé

Predefinição:Link FA

af:Chemie als:Chemie an:Quimica ar:كيمياء ast:Química bg:Химия bn:রসায়ন br:Kimiezh bs:Hemija ca:Química co:Chimica cs:Chemie csb:Chemijô cy:Cemeg da:Kemi de:Chemie el:Χημεία en:Chemistry eo:Kemio es:Química et:Keemia eu:Kimika fa:شیمی fi:Kemia fo:Evnafrøði fr:Chimie fur:Chimiche fy:Skiekunde ga:Ceimic gd:Duileolachd gl:Química he:כימיה hi:रसायन शास्त्र hr:Kemija hu:Kémia hy:Քիմիա ia:Chimia id:Kimia ie:Chimie io:Kemio is:Efnafræði it:Chimica ja:化学 ka:ქიმია kn:ರಸಾಯನಶಾಸ್ತ್ರ ko:화학 ku:Kîmya la:Chemica lad:Kemika lb:Chimie li:Sjemie lt:Chemija lv:Ķīmija mi:Mātauranga matū mk:Хемија mn:Хими mr:रसायनशास्त्र ms:Kimia nds:Chemie nds-nl:Scheikunde nl:Scheikunde nn:Kjemi no:Kjemi oc:Quimia os:Хими pa:ਰਸਾਇਣ ਵਿਗਿਆਨ pl:Chemia ro:Chimie ru:Химия sc:Chìmica sco:Chemistry simple:Chemistry sk:Chémia sl:Kemija sq:Kimia sr:Хемија su:Kimia sv:Kemi sw:Kemia ta:வேதியியல் te:రసాయన శాస్త్రము th:เคมี tk:Kimya tl:Kimika tr:Kimya tt:Ximiä uk:Хімія vi:Hóa học vo:Kiemav zh:化学

talvez você goste