O Rali da Suécia (em sueco Svenska rallyt) é uma competição automobilística de rali sediada na província sueca da Varmlândia, realizada anualmente na época do inverno, no início de fevereiro. Faz parte do Campeonato Mundial de Rali, tendo a particularidade de ser disputado na neve.[1][2]
A primeira competição foi realizada em 1950, sendo então chamada de Rali do Sol da Meia-noite, com partida e meta em locais diferentes. A partir de 1967, a competição começa e acaba na cidade de Karlstad.[1] O parque de serviço principal fica situado na cidade de Hagfors, que é realmente muito mais próximo às fases especiais que Karlstad. A competição é dividida por três dias, com o começo da primeira parte na sexta-feira pela manhã e o fim domingo à tarde.
Em 1973 o rali foi introduzido no Campeonato Mundial de Rali e começou a adquirir atenção internacional, O rali da Suécia também é o único rali realizado na neve. Os vencedores do rali haviam somente sido suecos e finlandeses até que o tabu foi quebrada por Sébastien Loeb em 2004.
O rali foi cancelado somente duas vezes; em 1974 devido à crise do petróleo e em 1990 devido ao tempo ruim. Em 2009 a prova não se realizou por ter ficado fora do calendário do WRC devido ao sistema de rotação de ralis introduzido nessa época pela FIA. O tempo continua sendo uma preocupação, com as temperaturas globais subindo acima da média, a probabilidade de condições apropriadas à neve tem diminuido a cada ano. O evento de 2005 já foi um dos ralis com a temperatura mais elevada de sempre, transformando muitas fases em lama e destruindo os pneus de neve especiais usados pelas Equipas.
Resultados
1950 a 1969
1970 a 1985
1986 a 1999
a partir de 2000
Vencedores Múltiplos
|
Prémio Colin's CrestComo homenagem porColin McRae, os organizadores do Rali da Suécia criaram um prémio para o salto mais longo sobre um alto na especial de Vargåsen.
Notas e referências
Ligações externas |