𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Praia da Barra do Chuí


A Barra do Chuí é uma praia localizada no município gaúcho de Santa Vitória do Palmar. É o balneário mais meridional do Rio Grande do Sul e, consequentemente, do Brasil, limitando-se com a praia da Barra del Chuy, no Uruguai, da qual é separada pelo Arroio Chuí, cuja foz dá nome ao local. A ligação entre as duas localidades se dá através da ponte internacional. A foz do Arroio Chuí é, ao mesmo tempo, o ponto mais meridional e o mais ocidental do litoral brasileiro e fica bastante próxima da curva do arroio onde se situa o extremo sul do Brasil.

O povoado litorâneo foi constituído entre o final do século XIX e início do século XX por João Pedro Pereira, mais conhecido como Joca Documento. Joca era pai de trinta filhos e faleceu aos 78 anos de idade. A família Pereira permanece até os dias atuais no balneário originado pelo seu patriarca. Alguns dos seus descendentes trabalharam como faroleiros no farol local.

A população da Barra do Chuí varia de meros 700 habitantes no inverno para 2 mil no verão, na maioria uruguaios. Possui um radiofarol de nome Stella Maris, considerado um dos mais modernos do continente.

A infraestrutura pública conta com uma escola de ensino fundamental e um posto de saúde, onde também funciona a distribuição de correspondências organizada pelos Correios.

Molhes da Barra do Chuí
Molhes na foz do Arroio Chuí.

Nas temporadas de veraneio, o balneário oferece hospedagem em hotéis, pousadas e casas de aluguel. Há restaurantes, lanchonetes, mercados, lojas de material de construção, fruteiras, sorveterias, quiosques à beira-mar, açougues e farmácia. Há ainda três clubes sociais: o Clube Beira-Mar, o Clube Cruzeiro do Sul e o Clube Alvorada. A economia do balneário é reduzida e depende quase exclusivamente do turismo, que é fortemente atingido quando há crises financeiras no Uruguai e na Argentina.

Referências

Ligações externas

Ver também

talvez você goste