Esta é uma lista de países ordenada pelo ponto mais alto.
A lista inclui os estados soberanos e também, em itálico e não numerados, colónias e territórios autónomos ou não independentes que não são estados soberanos, e que habitualmente surgem individualizados nas listas de territórios.
Em alguns casos, o ponto mais alto de um país pode mesmo ser fora da metrópole ou território principal (casos da Dinamarca, Reino dos Países Baixos, Austrália e de Portugal).
Para certas montanhas, a medição rigorosa da altitude é extremamente difícil. Modernas técnicas como o GPS diferencial ou o recurso a dados da missão SRTM permitem corrigir ou, pelo menos, estimar, alguns dos erros mais comuns na avaliação das altitudes ortométricas.
- Notas:
- O território de Caxemira a sul e a oeste do K2 é administrado pelo Paquistão, mas reclamado pela Índia.
- A localização do cume do Monte Branco na fronteira entre França e Itália ou apenas em França é polémica.
- Israel anexou e administra as Colinas de Golã, incluindo parte do Monte Hermon, território não reconhecido internacionalmente como integrante de Israel.
- O ponto mais elevado de Zâmbia, de acordo com dados referentes desse país na Wikipedia em inglês Geography of Zambia, constava-se nesta lista como sem denominação definida, contudo recentemente nomearam-no como Mafinga Central no altiplano Mafinga Hills ou Monte Mafinga, com 2.339 m, na fronteira com o Malawi, mais ao norte do ponto que em algumas referências mostravam ser o mais elevado no Planalto de Nyika, com 2.606 m, entretanto se foi comprovado por dados degeoreferenciamento que esse encontra-se já no interior do território malauiano e o que fica na fronteira entre os dois países, neste mesmo planalto, consta-se uma altitude de 2.200 metros.