𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ojos del Salado

Ojos del Salado
Vulcão Ojos del Salado no horizonte
Predefinição:Info/AuxMapa
Coordenadas 27° 6' 34.6" S 68° 32' 32.1" O
Altitude Predefinição:Formatnumif (Predefinição:Formatnumif pés)
Proeminência Predefinição:Formatnumif
Cume-pai: Aconcágua
Isolamento Predefinição:Formatnumif
Listas Ultra
Sete cumes vulcânicos
Sete segundos cumes
Ponto mais alto de um país
Localização Província de Catamarca ( Argentina) /
Região de Atacama ( Chile)
Cordilheira Andes
Primeira ascensão 26 de fevereiro de 1937 por Jan Alfred Szczepański e Justyn Wojsznis
Rota mais fácil escalada em neve/gelo

O Ojos del Salado é um estratovulcão com 6893 metros de altitude,[1] considerado o mais alto vulcão do mundo.[2] É também a segunda mais alta montanha da América, do Hemisfério Ocidental, do Hemisfério Sul, e a mais alta do Chile. Este vulcão está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira Argentina-Chile, a 600 km a norte do Aconcágua, ponto mais alto dos Andes, numa região de clima desértico. Faz parte do círculo de fogo do Pacífico.

O seu nome provém de enormes depósitos de sal que, na forma de lagoas ou "olhos", surgem nos seus glaciares.[3]

Acesso[4]

Esse vulcão já matou 100 pessoas. O cume do Ojos del Salado foi atingido pela primeira vez em 26 de fevereiro de 1937, por Jan Alfred Szczepański e Justyn Wojsznis, ambos naturais da Polónia. Para chegar ao acampamento base da montanha, é necessário o uso de veículos com tração nas quatro rodas (4x4), pois o terreno é bastante irregular e não há infraestrutura na região.

A cidade mais próxima do Ojos del Salado é Copiapó, está a 280km da base do Vulcão, é conhecida como a ante-sala do deserto de Atacama. É nesta cidade que deve ser solicitada a autorização para escalada e feitas as últimas compras, depois não existe mais nenhum apoio.

O Acampamento Base é em Laguna Verde (4300 m) onde existe um refúgio de montanha chamado Claudio Lucero, acessível em veículos normais. Ali nas redondezas existem termas com águas com mais de 40ºC. O segundo Acampamento está a 5200 metros de altitude onde também existe outro refúgio, chamado de Atacama que no momento é o último local onde se pode chegar em veículo 4x4. O último acampamento é Tejos que está a 5750 m de altitude e dispõe de seis camas e pode ser usado por quem chegar lá, desde que exista vaga. Havia uma estrada até este refúgio, porém na atualidade ela se encontra intransitável para veículos.

A ascensão ao cume é bastante difícil, indicada a quem possui experiência prévia e equipamento especial; apesar da condição quente do deserto, desde o seu acampamento base em Laguna Verde, faz bastante frio e o ar é rarefeito, no terceiro e último acampamento, Tejos (5800m) é comum temperaturas de -15ºC a 20ºC em pleno verão.

Um fator que dificulta e que deve ser considerado por qualquer montanhista que pretenda escalar o Ojos del Salado, além da sua altitude, é o trecho final que é uma escalada de rocha que terá que ser feita com equipamentos de escalada em gelo, bota dupla e excesso de roupas.

Para uma escalada segura, deve-se contratar um guia para o dia de cume, trecho muito extenso em encostas íngremes da montanha com uma finalização ainda mais arriscada no trecho de escalada em rocha que fica logo após a cratera.

No final de 2008, um dinamarquês , após chegar o cume não conseguiu descer e jamais foi encontrado o seu corpo,[5] apesar das muitas expedições de busca, inclusive com helicóptero. Este triste acidente corrobora com a ideia da contratação de um guia local.

O Ojos del Salado está localizado no início do altiplano que se estende para a Bolívia, e nesta região tem ocorrência de neve em pleno inverno. Nos anos de maior ocorrência de neve, a escalada se torna mais perigosa, deixando alguns trechos com mais de um metro de neve, cobrindo toda a via, fato que já deixou diversos montanhistas em apuros.

Para a escalada do Ojos del Salado é necessário uma permissão que é emitida pela internet através do site da DIFROL, órgão governamental chilena que cuida dos limites e fronteiras daquele país.

Ojos del Salado
Ojos del Salado

Atividade

É considerado um vulcão ativo. Estudos recentes dizem que a sua última erupção ocorreu há aproximadamente 1300 anos. Porém na sua cratera, ainda existem fumarolas e no seu entorno existem diversas termas aquecidas pelo seu calor.

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. Maximo Kausch (10 de fevereiro de 2011). «As 110 montanhas de 6000 nos Andes». AltaMontanha.com. Consultado em 10 de junho de 2014 
  2. «Ascensión al Ojos del Salado, el volcán más alto del mundo». NaturTrek. Consultado em 6 de dezembro de 2018 
  3. «Ojos del Salado: Los 6000 de Chile». Arquivado do original em 13 de julho de 2007 
  4. ture, mariato (13 d.C.). historia de vucao. [S.l.: s.n.] ISBN ingles Verifique |isbn= (ajuda) 
  5. «Andinista polonês desaparece no Ojos del Salado». AltaMontanha.com. 3 de novembro de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ojos del Salado

Predefinição:Sete cumes vulcânicos

Predefinição:Authority control

talvez você goste