𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Banco

Disambig grey.svg Nota: ""Bancários"" redireciona para este artigo. Para o bairro paraibano, veja Bancários (João Pessoa). Para outras acepções de "banco", veja Banco (desambiguação).
Finanças

Mercado financeiro
Ações
ETFs
Títulos e Obrigações
Corretoras de Valores
Forex
Derivativos
Commodity
Debênture
Direitos de subscrição
Certificado de depósito bancário
Comissão de Valores Mobiliários
Classificação de crédito

Imóveis

Sistema bancário
Banco Central do Brasil
Depósito
Empréstimo

Edifício-sede do Banco Mundial, Washington, D.C., Estados Unidos.

Banco (do germânico banki, através do latim vulgar) é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários.[1] Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.

História

O surgimento das operações bancárias foi simultâneo ao surgimento da moeda, na medida em que o surgimento desta logo criou a necessidade de instituições que a guardassem e emprestassem. Historiadores acreditam que as primeiras operações bancárias da história tenham sido desenvolvidas na civilização fenícia. Entretanto, o nome banco foi concebido pelos romanos: significava a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas.

Em 1406, foi criado aquele que é considerado o primeiro banco moderno: o Banco di San Giorgio, em Gênova. Mas, foi no século XVII que os bancos se firmaram, com o lançamento do dinheiro de papel (papel-moeda) pelo Banco de Estocolmo. Com o florescimento do comércio no fim da Idade Média, a função de banqueiro se tornou algo muito comum na Europa.[2] Em 1983, o Banco da Escócia se tornou o primeiro banco a oferecer serviços eletrônicos, tendência esta que vem se ampliando continuamente desde então no mundo inteiro.[3]

Hoje, os bancos são regulados pelo Banco Central de cada país. Modernamente também foram criados os bancos internacionais – que concedem empréstimos a bancos centrais de países necessitados e ajudam no desenvolvimento de vários países (Bird - Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento).[2]

Tipos de bancos

Funções no Balcão de um Banco

1970
  • Tesoureiro/Caixa: contato direto com o cliente ao nível transacional (levantamentos, depósitos, transferências, gestão de tesouraria etc.) e comercial.
  • Administrativo/Comercial: contato comercial com o cliente ao nível da venda de produtos e serviços e atendimento geral.
  • Gestor de conta: responsável por uma carteira de clientes, dinamizando a venda de produtos e serviços direcionados.
  • 2º Responsável ou Sub-gerente: responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional, na ausência do Gerente, bem como desempenho ao nível comercial de venda de produtos e serviços financeiros.
  • Gerente: responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional e elo entre chefias intermédias.

Principais profissões ligadas ao setor bancário

  • Ciências Contábeis (Contadores): são presença constante nos bancos, podendo ocupar funções como Analista Contábil, Analista Financeiro, Auditor, Analista de Investimentos e etc.
  • Ciências Econômicas (Economistas): todo banco possui um economista-chefe; normalmente economistas ocupam posições estratégicas nessas instituições, apesar das funções de um economista serem na maioria das vezes muito parecidas com as do profissional de Ciências Contábeis.
  • Administração (Administradores) : podem ocupar cargos em áreas diversas do banco, não apenas aquelas relacionadas a área financeira.

Ver também

Lista de bancos

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 227.
  2. 2,0 2,1 2,2 «Bancos - Qual a função dos Bancos?». Brasil Escola (em português). Consultado em 9 de outubro de 2021 
  3. A História dos Bancos. Disponível em http://seuhistory.com/infograficos/historia-dos-bancos. Acesso em 1 de janeiro de 2016.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Banco


talvez você goste