Banco (do germânico banki, através do latim vulgar) é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários.[1] Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.
História
O surgimento das operações bancárias foi simultâneo ao surgimento da moeda, na medida em que o surgimento desta logo criou a necessidade de instituições que a guardassem e emprestassem. Historiadores acreditam que as primeiras operações bancárias da história tenham sido desenvolvidas na civilização fenícia. Entretanto, o nome banco foi concebido pelos romanos: significava a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas.
Em 1406, foi criado aquele que é considerado o primeiro banco moderno: o Banco di San Giorgio, em Gênova. Mas, foi no século XVII que os bancos se firmaram, com o lançamento do dinheiro de papel (papel-moeda) pelo Banco de Estocolmo. Com o florescimento do comércio no fim da Idade Média, a função de banqueiro se tornou algo muito comum na Europa.[2] Em 1983, o Banco da Escócia se tornou o primeiro banco a oferecer serviços eletrônicos, tendência esta que vem se ampliando continuamente desde então no mundo inteiro.[3]
Hoje, os bancos são regulados pelo Banco Central de cada país. Modernamente também foram criados os bancos internacionais – que concedem empréstimos a bancos centrais de países necessitados e ajudam no desenvolvimento de vários países (Bird - Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento).[2]
Tipos de bancos
- Banco comercial - Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os certific.[2]s de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos.
- Banco comunitário - normalmente desenvolvido e operado de forma local, é provedor de microcrédito para famílias, agricultura, indústria, negócios e serviços locais. Pode emitir moeda social e/ou privada.
- Banco de investimento - Instituições que auxiliam pessoas físicas ou jurídicas a alocar o seu capital nos mais diversos tipos de investimento, como por exemplo no mercado financeiro ou na Bolsa de Mercadorias e Futuros.
- Banco de desenvolvimento - Instituições que financiam projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma dada região.
- Banco misto (por exemplo: grande parte das instituições bancárias do Brasil são mistas, sendo Bancos de Crédito e de Poupança)
Funções no Balcão de um Banco
- Tesoureiro/Caixa: contato direto com o cliente ao nível transacional (levantamentos, depósitos, transferências, gestão de tesouraria etc.) e comercial.
- Administrativo/Comercial: contato comercial com o cliente ao nível da venda de produtos e serviços e atendimento geral.
- Gestor de conta: responsável por uma carteira de clientes, dinamizando a venda de produtos e serviços direcionados.
- 2º Responsável ou Sub-gerente: responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional, na ausência do Gerente, bem como desempenho ao nível comercial de venda de produtos e serviços financeiros.
- Gerente: responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional e elo entre chefias intermédias.
Principais profissões ligadas ao setor bancário
- Ciências Contábeis (Contadores): são presença constante nos bancos, podendo ocupar funções como Analista Contábil, Analista Financeiro, Auditor, Analista de Investimentos e etc.
- Ciências Econômicas (Economistas): todo banco possui um economista-chefe; normalmente economistas ocupam posições estratégicas nessas instituições, apesar das funções de um economista serem na maioria das vezes muito parecidas com as do profissional de Ciências Contábeis.
- Administração (Administradores) : podem ocupar cargos em áreas diversas do banco, não apenas aquelas relacionadas a área financeira.
Ver também
- Banco internético
- Banco Mundial
- Caixa eletrônico
- Conta corrente
- Dinheiro
- Moeda privada
- Poupança
- Sigilo bancário
- Sistema bancário livre
- Sistema bancário sombra
- Sistema Financeiro Brasileiro
Lista de bancos
- Lista de bancos da África
- Lista de bancos da Alemanha
- Lista de bancos da Oceania
- Lista de bancos de Portugal
Referências
- ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 227.
- ↑ 2,0 2,1 2,2 «Bancos - Qual a função dos Bancos?». Brasil Escola (em português). Consultado em 9 de outubro de 2021
- ↑ A História dos Bancos. Disponível em http://seuhistory.com/infograficos/historia-dos-bancos. Acesso em 1 de janeiro de 2016.
Ligações externas
- «Lista de instituições financeiras». www.bna.ao em Angola.