𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Arivaldo Silveira Fontes

Arivaldo Silveira Fontes
Arivaldo Silveira Fontes.jpg

Arivaldo Silveira Fontes
Dados pessoais
Nascimento 18 de junho de 1923
Riachão do Dantas (Sergipe)
Morte 30 de abril de 2008 (84 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Rio de Janeiro
Profissão militar, professor e escritor brasileiro

Arivaldo Siveira Fontes (Riachão do Dantas, 18 de junho de 1923Rio de Janeiro, 30 de abril de 2008) foi um militar, professor e escritor brasileiro. Reformou-se como Coronel na Arma de Infantaria.

Foi sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde exerceu o cargo de Secretário-adjunto da Diretoria e secretário da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas). Foi também sócio do IGHMB, da AHIMTB (emérito) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) (efetivo). No país foi sócio-correspondente dos Institutos Históricos de Sergipe, da Paraíba, da Bahia, do Espírito Santo e do Ceará. No exterior era sócio-correspondente da Academias de Real de História, em Madrid, da Argentina e Nacional (Argentina) e do Instituto Histórico e Geográfico do Uruguai.

Biografia

Era irmão de Creuza Fontes de Goes (esposa de Horácio Dantas de Goes) e tio da juíza Mirena Goes e do ex-prefeito de Riachão do Dantas, Roberto Goes.

Fez os estudos preparatórios na sua cidade natal e em Aracaju. Completou o ensino secundário na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre. Matriculado na Escola Militar de Resende, terminou o curso como aspirante-a-oficial de Infantaria, em 1946. Fez ainda os cursos de foto-informação e técnicas de ensino. Foi aprovado no concurso para o Magistério do Exército, sendo nomeado para o Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Seguiu a sua carreira militar no Gabinete do Marechal Henrique Teixeira Lott e continuando a lecionar no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Lecionou ainda no Colégio Pedro II. Como escritor, produziu ensaios biográficos de outros sergipanos que exerceram o magistério na antiga Capital Federal e diversos trabalhos de História.

Cursou a Universidade do Distrito Federal, concluindo o bacharelato e a licenciatura em Matemática em 1953 e 1954, respectivamente.

Em Sergipe foi Secretário de Segurança Pública (1963-1964), no Governo Seixas Dória e ainda foi convidado a assumir a Secretaria da Educação e Cultura no governo seguinte. Foi chefe do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI), 1979-1980.

No Rio de Janeiro exerceu vários cargos, como o de Diretor Nacional do SENAI (1980-1992), na gestão Albano Franco na CNI. Nos últimos anos de vida, foi Presidente da Fundação Osório (1993-2003), sendo ainda membro do seu Conselho Deliberativo até ao seu falecimento. Foi o responsável pelo soerguimento desta última instituição, após a grave crise financeira por que passou em 1992-1993[1].

Publicações

  • Breve introdução à História dos Colégios Militares, em colaboração. Rio de Janeiro, 1958;
  • Planejamento Educacional. Rio de Janeiro, 1973;
  • Vultos do Ensino Militar. Rio de Janeiro, 1991;
  • Figuras e fatos de Sergipe. Porto Alegre, 1992.

Condecorações

Homenagens

  • O edifício das Divisões Administrativa e de Auditoria da Fundação Osório, inaugurado em 2008, recebeu o nome de "Edifício Coronel Fontes" em sua homenagem.
  • Na cidade de Riachão do Dantas (SE) há uma escola, na zona rural, batizada com seu nome.
  • O auditório do SENAI-AM recebeu o nome de "Auditório Arivaldo Silveira Fontes"

Notas

  1. Nota de Falecimento. in: Boletim Informativo da Fundação Osório. Rio de Janeiro, Ano IX, Nr. 24, Out. 2008. p. 1.

Ligações externas


Predefinição:Controlo de autoria

talvez você goste