𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Lua

Disambig grey.svg Nota: Se procura pela linguagem de programação conhecida por Lua, veja Lua (linguagem de programação).
Lua
Vista do espaço, a Lua parece uma esfera cinzenta semeada de crateras de diferentes tamanhos.
Características orbitais
Raio médio 384.400 km
Excentricidade 0,0549
Período de revolução 27d 7h 43,7m
Inclinação 5,1454°
É satélite da Terra
Características físicas
Diâmetro equatorial 3.474,8 km
Área da superfície 38 milhões de

km²

Massa 7,349 × 1022 kg
Densidade média 3,34 g/cm3
Gravidade à superfície 1,62 m/s2
Período de rotação 27d 7h 43,7m
Inclinação axial 1,5424°
Albedo 0,12
Temp. à superfície
mín méd máx
K 250 K K
Características atmosféricas
Pressão atmosférica 3 × 10-13kPa
Hélio 25%
Neônio ou Néon 25%
Hidrogênio 23%
Argônio ou Árgon 20%
Metano

Amônia
Dióxido de carbono

trace
Composição da crosta
Oxigênio 43%
Silício 21%
Alumínio 10%
Cálcio 9%
Ferro 9%
Magnésio 5%
Titânio 2%
Níquel 0.6%
Sódio 0.3%
Cromo ou Crómio 0.2%
Potássio 0.1%
Manganês 0.1%
Enxofre 0.1%
Fósforo 500ppm
Carbono 100ppm
Nitrogênio 100ppm
Hidrogênio 50ppm
Hélio 20ppm


A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a Distância entre a 340.000 km do nosso planeta. Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afectada pelas colisões com meteoritos.

É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.

A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se fora do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo. De qualquer modo, a presença da Lua atua estabilizando o movimento de rotação da Terra.

Formação da Lua

A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum.

Nesse aspecto, alguns astrônomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liqüefeita primordial, recém-formada, através da força centrífuga. Outra corrente supõe que o choque de um planeta entretanto desaparecido e denominado Theia ainda no princípio da formação do planeta teria forçado a expulsão de uma massa de rocha líquida, que teria sido aprisionada pelo campo gravitacional do corpo maior. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash.

Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a se chocar com a Terra, formando as massas continentais.

Exploração Lunar

No início da década de 60 o presidente John F. Kennedy colocou como meta para os Estados Unidos da América o envio de um Homem à Lua nos antes do fim da década. Este desafio foi concretizado no projeto Apollo. Em 20 de Julho de 1969 Neil Armstrong tornou-se o primeiro Homem a caminhar na Lua.

Existem grupos que duvidam deste evento, alegando ser a Lua transmitida pela televisão um cenário montado, e todo o evento teria sido usado como propaganda do regime estado-unidense durante a Guerra Fria.

Ligações externas

  • Atlas Virtual da Lua - Programa para sistemas operativos Microsoft Windows (ou Unix e Linux, com o Wine), disponibilizado gratuitamente para descarga na Internet e integralmente traduzido em Português. Permite visualizar o globo da Lua em três dimensões e simular o seu aspecto numa hora e data determinados, facilitando o estudo em detalhe das formações lunares com a ajuda de uma detalhada base de dados das formações, uma colecção de imagens e um glossário.
  • Fases da lua
  • Galeria Fotográfica da lua
  • Calendario Fases da lua



Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lua
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Lua.

af:Maan ang:Móna ar:قمر bg:Луна bn:চাঁদ ca:Lluna cs:Měsíc (Země) Predefinição:Link FA da:Månen de:Mond Predefinição:Link FA el:Σελήνη en:Moon eo:Luno es:Luna et:Kuu fa:ماه fi:Kuu fr:Lune fy:Moanne (himmellichem) gl:Lúa gu:ચંદ્ર he:הירח hr:Mjesec ia:Luna id:Bulan (satelit) io:Luno it:Luna ja:月 ko:달 kw:Loer la:Luna (satelles) li:Luna lt:Mėnulis lv:Mēness ms:Bulan (satelit) nds:Maand nl:Maan nn:Månen no:Månen pl:Księżyc ro:Luna ru:Луна simple:Moon sk:Mesiac (Zeme) Predefinição:Link FA sl:Luna sr:Месец Predefinição:Link FA sv:Månen th:ดวงจันทร์ tl:Buwan (astronomiya) tpi:Mun (i stap long heven) tr:Ay uk:Місяць (супутник) vi:Mặt Trăng zh:月球 zh-min-nan:Go̍eh-niû

talvez você goste