𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Galiza

Disambig grey.svg Nota: Se procura a região histórica na actual Ucrânia, veja Galiza (Europa de Leste).
Localização da Comunidade Autónoma de Galiza

Galiza (Galicia em castelhano e galego) é uma comunidade autónoma do norte de Espanha, sobre Portugal, com estatuto de nacionalidade histórica. Localiza-se no noroeste da Península Ibérica, é limitada a oeste e norte pelo Oceano Atlântico, a leste pelas comunidades de Astúrias e de Castela e Leão e a sul com o pais luso. O nome Galiza acolhe também a região histórica e cultural herdeira da Gallaecia romana, que inclui parte do norte de Portugal e zonas agora administrativamente espanholas. O patronímico galego é aplicado também, por vezes, a portugueses do Norte.

Ao igual que Catalunha e o País Basco, não é uma nação independente, mas tem autonomia em suas decisões e cessão de competências exclussivas por parte do Estado. Possui também uma cultura diferenciada e reconhecida.

Geografia

Catedral do Obradoiro, em Santiago de Compostela.

A língua galega

A Comunidade Autónoma de Galiza (Comunidad Autónoma de Galicia) tem duas línguas oficiais:

Mais de um 70% dos galegos tenhem ao galego como lingua mãe, e mais de 90% percebe-o (em Ourense, 95%). Devido a estar proibido o ensino de o galego perante a ditadura franquista, segundo dados recolhidos num censo de 1991, menos de 40 % dos galegos sabia escrever a sua língua (o galego).

História

Até ao século XIX, a Galiza estava dividida em sete províncias: Mondonhedo, Lugo, Ourense, Tui, Santiago, Corunha e Betanços. Desde essa época, as províncias foram reduzidas a apenas quatro.

Órgãos de governo próprios: Junta da Galiza ou Xunta de Galicia e o Parlamento Galego.

Nacionalidade galega

Arquivo:5ec es.png
Moeda espanhola de 5 cêntimos com a façade da Catedral do Obradoiro

A consideração da Galiza como "nacionalidade histórica" está contemplada na Constituição Espanhola e no seu Estatuto de autonomia. Este reconhecimento na constituição tem o seu referente legal na criação do "Conselho da Galiza" durante a II República Espanhola, de tipo federável, em que o povo galego se pronunciou e conseguiu o direito a governo autónomo. O povo galego é considerado "nacionalidade histórica" de pleno direito por ter realizado esse plebiscito, ou demonstração pública de sentir colectivo.

Actualmente os dois partidos que pactaram um governo de coligação (bipartito PSdG-BNG) consideram urgente realizar um novo Estatuto de autonomia e ambos defendem a consideração da Galiza como "nação", como expusseram publicamente no chamado debate da investidura, em que foi eleito presidente Emilio Perez Touriño (PSdG). Anxo Quintana (BNG)será o vice-presidente no governo de coligação.

O número actual de deputados no parlamento galego é o seguinte:

O número de votos das forças políticas com representação parlamentar nas últimas eleições (19-Julho-2005)foram:

PPdeG:756.202

PSdeG: 555.246

BNG: 311.839

O Hino Galego

A comunidade galega tem hino de seu, de letra de um poema de Eduardo Pondal e com música composta por Pascual Veiga.

ast:Galicia bg:Галисия ca:Galícia cs:Galicie de:Galicien en:Galicia (Spain) eo:Galegio es:Galicia et:Galicia fi:Galicia fr:Galice gl:Galiza hu:Galícia tartomány it:Galizia ja:ガリシア mi:Karihia nl:Galicië (Spanje) pl:Galicia ro:Galicia sv:Galicien

talvez você goste