Rutherford é redirecionado para esta página. Se procura outros significados de Rutherford, consulte Rutherford (desambiguação).
Ernest Rutherford, o 1º barão Rutherford de Nelson, OM, PC, PRS (Spring Grove, Nova Zelândia, 30 de Agosto de 1871 — Cambridge, 19 de Outubro de 1937), foi um físico e químico neozelandês que se tornou conhecido como o pai da física nuclear.[1] Num trabalho no início da carreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. Foi premiado com o Nobel de Química em 1908 "por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioactivas".[2]
Rutherford realizou sua obra mais famosa após ter recebido esse prêmio. Em 1911, ele defendeu que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo,[3] e, desse modo, criou o modelo atômico de Rutherford, ou modelo planetário do átomo, através de sua descoberta e interpretação da dispersão de Rutherford em seu experimento da folha de ouro. A ele é amplamente creditada a primeira divisão do átomo, em 1917, liderando a primeira experiência de "dividir o núcleo" de uma forma controlada por dois alunos sob sua direção, John Cockcroft e Ernest Walton em 1932.
Biografia
Ernest Rutherford nasceu em Nelson, cidade portuária da ilha sul da Nova Zelândia, o quarto filho e segundo homem de uma família de sete filhos e cinco filhas. Seu pai, James Rutherford, um mecânico escocês, emigrou para a Nova Zelândia com toda a família em 1842. Sua mãe, nascida Martha Thompson, uma professora de inglês, com sua mãe viúva, também se mudou em 1855.
Ernest recebeu a sua educação em escolas públicas. Aos 16 anos entrou em Nelson Collegiate School. Graduou-se em 1893 em Matemática e Ciências Físicas na Universidade da Nova Zelândia. Após ter concluído os estudos, ingressou no Trinity College, Cambridge, como um estudante na investigação do Laboratório Cavendish sob a coordenação de J. J. Thomson. Uma oportunidade surgiu quando o lugar de professor de Física na Universidade de McGill, em Montreal ficou vago. Em 1898 ele partiu para o Canadá, para assumir o posto. No mesmo ano, foi nomeado professor de Física da Universidade de McGill, em Montreal, e em 1907 na Universidade de Vitória, Manchester.
Apesar de ser um físico, recebeu o Nobel de Química de 1908, por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas.
De volta a Cambridge em 1919, Rutherford percebeu que a carga positiva de um átomo está concentrada no centro, num minúsculo e denso núcleo, introduzindo o conceito de núcleo atômico. Desenvolve, então, a moderna concepção do átomo como um núcleo em torno do qual elétrons giram em órbitas circulares. A liderança e o trabalho de Rutherford inspiraram duas gerações de cientistas. Baseado na concepção de Rutherford, o físico dinamarquês Niels Bohr idealizaria mais tarde um novo modelo atômico.
Revela o fenômeno da radioatividade em pesquisas feitas em colaboração com o Frederick Soddy. Em 1902, ambos distinguem os raios alfa e beta e desenvolvem a teoria das desintegrações radioativas espontâneas.
Dentre seus companheiros de estudos, está o Dr. Edward Viriatus, psicólogo e químico.
Em 1919, realiza a primeira transmutação induzida, também conhecida como reação nuclear: converte um núcleo de azoto em oxigênio, por bombardeamento com partículas alfa. As suas experiências conduzem à descoberta dos meios de obtenção de energia nuclear. Tais fatos levaram a que Rutherford fosse considerado como o fundador da Física Nuclear.
Rutherford dirigiu o Laboratório Cavendish desde 1919 até à sua morte.
Foi presidente da Royal Society de 1925 a 1930.
Ele recebeu a Order of Merit em 1925 e em 1931 foi condecorado Baron Rutherford de Nelson, Cambridge, um título que foi extinto depois da sua inesperada morte, enquanto aguardava uma cirurgia de hérnia umbilical. Após tornar-se um Lord, ele só poderia ser operado por um médico também nobre (uma exigência do protocolo britânico) e essa demora custou-lhe a vida.[4] Morre a 19 de Outubro de 1937,em Cambridge, e suas cinzas foram enterradas na Abadia de Westminster.
Participou da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 7ª Conferência de Solvay.
Publicações
- Radioatividade (1904), 2nd ed. (1905)
- Transformações Radioativas (1906)
- Radiações de substâncias radioativas, com James Chadwick e CD Ellis (1919)
- A estrutura elétrica da matéria (1926)
- As transmutações artificiais dos Elementos (1933)
- A Nova Alquimia (1937)
Ver também
Referências
- ↑ «Ernest Rutherford: British physicist». Encyclopædia Britannica
- ↑ http://nobelprize.org/nobel_prizes/chemistry/laureates/1908/
- ↑ M. S. Longair (2003). Theoretical concepts in physics: an alternative view of theoretical reasoning in physics. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 377–378. ISBN 9780521528788
- ↑ Ramsay, D.A. (2001). «Book review of Rutherford, Scientist Supreme by J. Campbell». ISI Short Book Reviews (em inglês). International Statistical Institute. Consultado em 5 de maio de 2008
Ligações externas
- «Perfil no sítio oficial do Nobel de Química 1908» (em English)
- «Nobel Lecture» (em inglês) The Chemical Nature of the Alpha Particles from Radioactive Substances
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por Charles Algernon Parsons |
Medalha Rumford 1904 |
Sucedido por Hugh Longbourne Callendar |
Precedido por Eduard Buchner |
Nobel de Química 1908 |
Sucedido por Wilhelm Ostwald |
Precedido por Pieter Zeeman |
Medalha Matteucci 1913 |
Sucedido por Max von Laue |
Precedido por Charles Sherrington |
Presidentes da Royal Society 1925 - 1930 |
Sucedido por Frederick Gowland Hopkins |
| |
Predefinição:Medalha Elliott Cresson Predefinição:Medalha Matteucci
gd:Ernest Rutherford tt:Эрнест Резерфорд
an:Ernest Rutherford ar:إرنست رذرفورد arz:ارنست رذرفورد az:Ernest Rezerford bat-smg:Ernestos Rezerfuords be:Эрнэст Рэзерфорд be-x-old:Эрнэст Ратэрфорд bg:Ърнест Ръдърфорд bn:আর্নেস্ট রাদারফোর্ড br:Ernest Rutherford bs:Ernest Rutherford ca:Ernest Rutherford cs:Ernest Rutherford cy:Ernest Rutherford da:Ernest Rutherford de:Ernest Rutherford el:Έρνεστ Ράδερφορντ en:Ernest Rutherford eo:Ernest Rutherford es:Ernest Rutherford et:Ernest Rutherford eu:Ernest Rutherford fa:ارنست رادرفورد fi:Ernest Rutherford fr:Ernest Rutherford fy:Ernest Rutherford gl:Ernest Rutherford hak:Lâ-set-fuk he:ארנסט רתרפורד hi:अर्नेस्ट रदरफोर्ड hif:Ernest Rutherford hr:Ernest Rutherford ht:Ernest Rutherford hu:Ernest Rutherford hy:Էռնեստ Ռեզերֆորդ id:Ernest Rutherford io:Ernest Rutherford is:Ernest Rutherford it:Ernest Rutherford ja:アーネスト・ラザフォード jv:Ernest Rutherford ka:ერნესტ რეზერფორდი kn:ಅರ್ನೆಸ್ಟ್ ರುದರ್ಫೋರ್ಡ್ ko:어니스트 러더퍼드 la:Ernestus Rutherford lb:Ernest Rutherford lmo:Ernest Rutherford lt:Ernest Rutherford lv:Ernests Rezerfords ml:ഏണസ്റ്റ് റൂഥർഫോർഡ് mn:Эрнест Резерфорд mr:अर्नेस्ट रुदरफोर्ड ms:Ernest Rutherford mzn:ارنست رادرفورد nl:Ernest Rutherford nn:Ernest Rutherford no:Ernest Rutherford oc:Ernest Rutherford pl:Ernest Rutherford pnb:ارنسٹ ردرفورڈ ro:Ernest Rutherford ru:Резерфорд, Эрнест rue:Ернест Резерфорд sco:Ernest Rutherford sh:Ernest Rutherford simple:Ernest Rutherford sk:Ernest Rutherford sl:Ernest Rutherford sq:Ernest Rutherford sr:Ернест Радерфорд sv:Ernest Rutherford sw:Ernest Rutherford ta:எர்ணஸ்ட் ரதர்ஃவோர்டு te:ఎర్నెస్ట్ రూథర్ఫోర్డ్ th:เออร์เนสต์ รูเทอร์ฟอร์ด tl:Ernest Rutherford tr:Ernest Rutherford uk:Ернест Резерфорд ur:لارڈ رودر فورڈ uz:Ernest Rutherford vi:Ernest Rutherford vo:Ernest Rutherford war:Ernest Rutherford yo:Ernest Rutherford zh:欧内斯特·卢瑟福 zh-min-nan:Ernest Rutherford