𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

América Latina

América Latina

Espanhol: América Latina
Francês: Amérique Latine
Inglês: Latin America
Holandês: Latijns-Amerika

Map-Latin America2.png
Línguas oficiais Português, Espanhol, Francês (Haiti) e línguas indígenas.
Países Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Área
 - Total
2º maior1
cerca 21.000.000 km²
População
 - Total (2006)
3º mais populoso1

302 milhões milhões

PIB por Nominal
 - Total (2006)
4º maior(depois do Nafta ,UE e Japão1
U$ 2.284.723.000.000
Fuso horário UTC -2 a -5
1Se for considerado como um só país

A América Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade da América do Sul (exceto Guiana e Suriname, que são países germânicos), da América Central (exceto Belize) e alguns países do Caribe como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.

Os demais países americanos restantes tiveram colonização majoritariamente anglo-saxônica, com exceção do Québec, que é de colonização francesa (portanto, latina) e dos estados do sudoeste dos Estados Unidos, de colonização espanhola, além da Louisiana, que tem colonização francesa.

A América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes e portanto não podem ser considerados países.

A expressão América Latina teria sido cunhada pelo imperador francês Napoleão III, que citou a região e a Indochina como áreas de expansão da França na metade do século XIX. Deve-se também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina, que englobaria as regiões de predomínio de línguas românicas. Pesquisa sobre a expressão conduzem a Michel Chevalier, que mencionou o termo América Latina em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México.

Nos Estados Unidos, o termo não foi usado até o final do século XIX, e só se tornou comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século XX. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a criação da CEPAL consolidou o uso da expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em conseqüência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos sociais. Convém observar que a ONU reconhece a existência de dois continentes: América do Sul, e América do Norte, sendo que esta última se subdivide em Caribe, América Central e América do Norte propriamente dita, englobando México, Estados Unidos e Canadá, além das ilhas de Saint Pierre et Miquelon, Bermudas e a Groenlândia.

Além disso, ao contrário do que se pode pensar do uso do termo, embora partilhe laços e heranças comuns, a chamada América Latina não é uma região unida . Na verdade, seus povos diferem em mais aspectos do que se assemelham, pouco se conhecem entre si e alguns nutrem graves rivalidades.

População

Mapa dos países da América latina

Demografia

A América Latina atualmente apresenta uma grande miscigenação étnica. Foi primeiramente povoada pelos povos conhecidos como ameríndios, ou os povos pré-colombianos. A partir do século XVI, os europeus começaram a povoar a América Latina. Majoritariamente, espanhóis e portugueses vieram dos dois países ibéricos para suas colônias. Mais tarde, a conquista da África subsaariana pelos europeus, e a eventual escravização dos africanos negros, fez com que muitos africanos migrassem forçosamente para colônias - principalmente o Brasil e o Caribe.

Essas migrações fizeram de toda a América Latina uma região extremamente plural em sua composição étnica. Em todos os países é possível encontrar presença dos povos que habitavam o continente americano antes da vinda dos europeus: no México, por exemplo, ainda é grande a herança e a influência da civilização Asteca. Os peruanos também têm forte influência da civilização Inca, antiga habitante do oeste da América do Sul. Peru, Guatemala e Bolívia são os países da América Latina cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A cultura negra também é muito presente na América Latina. Os dois maiores exemplos de presença africana na América Latina são o Haiti e o Brasil. O primeiro é um país notadamente negro: a maioria da população é negra, quase não havendo grandes populações brancas (apesar da colonização francesa e do idioma pátrio do Haiti, o francês). Países das Caraíbas receberam grandes migrações de negros africanos. O Brasil também tem grandes concentrações de descendentes de negros africanos: o estado brasileiro da Bahia é a região brasileira que mais tem influência. Muito da cultura baiana é fortemente influenciada pela cultura dos escravos negros africanos.

Após a segunda metade do século XIX, o sul da América Latina (a região do Cone Sul da América do Sul) recebeu nova leva de imigração européia, devido a situações políticas na Europa. Assim, majoritariamente, italianos, espanhóis, portugueses, alemães e irlandeses se assentaram na Argentina, Uruguai, Paraguai e no sul e sudeste do Brasil. Aproximadamente no mesmo período, muitos povos do Oriente Médio (como libaneses, sírios, turcos) e do Extremo Oriente (chineses e japoneses) migraram, em grande maioria para o Brasil.

Idioma

O Espanhol é o idioma predominante da vasta maioria dos países latino-americanos. O Português é língua oficial do Brasil, somente, e o Francês é falado no Haiti, em algumas ilhas do Caribe e na Guiana Francesa. Ainda há o Holandês, falado em ilhas caribenhas e no Suriname; todavia, o Holandês não é uma língua latina e, sim, germânica. Portanto, a inclusão destes países na América Latina é controversa.

Em diversas nações, principalmente as caribenhas, existem os idiomas crioulos, que derivam de línguas européias e línguas nativas do país, antes da colonização. Em outras, existe uma grande quantidade de falantes das línguas indígenas, como o México, o Peru, a Guatemala e o Paraguai. Nestes casos, é comum os governos nacionais ou regionais reconhecerem estes idiomas não-europeus como idiomais oficiais, ao lado do idioma europeu predominante. Por exemplo, o Quíchua é reconhecido no Peru como idioma oficial, ao lado do castelhano. O Guarani também é idioma oficial no Paraguai.

Afora os idiomas nativos e os idiomas europeus predominantes, existem idiomas de colônias européias, que migraram para a América do Sul depois do Século XIX.

Participação na ONU

O total de países latino-americanos que participam da ONU são 20 e estão listados logo abaixo seguidos da data do seu ingresso na instituição:

Ver também

Predefinição:Esboço-geo

an:America Latina ar:أمريكا اللاتينية ast:América Llatina be:Лацінская Амэрыка be-x-old:Лацінская Амэрыка bg:Латинска Америка bs:Latinska Amerika ca:Amèrica Llatina cs:Latinská Amerika cv:Латин Америки cy:America Ladin da:Latinamerika de:Lateinamerika el:Λατινική Αμερική en:Latin America eo:Latin-Ameriko es:América Latina et:Ladina-Ameerika eu:Amerika Latinar fi:Latinalainen Amerikka fr:Amérique latine frp:Amèrica latina gd:Aimearaga-Laideannach gl:América Latina he:אמריקה הלטינית hr:Latinska Amerika hu:Latin-Amerika is:Rómanska Ameríka it:America Latina ja:ラテンアメリカ ko:라틴아메리카 ksh:Latein Ammärrika lt:Lotynų Amerika mk:Латинска Америка ms:Amerika Latin nl:Latijns-Amerika nn:Latin-Amerika no:Latin-Amerika os:Латинаг Америкæ pl:Ameryka Łacińska ro:America Latină ru:Латинская Америка scn:Amèrica Latina sco:Laitin Americae sh:Latinska Amerika simple:Latin America sk:Latinská Amerika sr:Латинска Америка sv:Latinamerika sw:Amerika ya Kilatini th:ลาตินอเมริกา tl:Amerikang Latino tr:Latin Amerika uk:Латинська Америка vi:Mỹ Latinh zh:拉丁美洲 zh-min-nan:Latin Bí-chiu

talvez você goste