𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Socialismo

Predefinição:Sidebar with collapsible lists O Socialismo clássico seria, teoricamente, um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existiria o direito à propriedade privada e, as desigualdades sociais seriam pequenas e a taxa de analfabetismo chegaria quase 0%, pois seria um sistema de transição para o comunismo - onde não existiria mais Estado nem desigualdade social - portanto o Estado socialista deveria diminuir gradualmente até desaparecer.

Termo e usos

A expressão socialismo foi consagrada por Robert Owen em 1841, terá sido pela primeira vez utilizada com uma certa precisão por Pierre Leroux, em 1831, seguido de Fourier, 1833, depois de começar a circular por volta de 1820.

Ao longo de décadas, o chamado Socialismo realmente existente alterou profundamente a semântica do termo "Socialismo", que hoje é erroneamente associado por alguns ao totalitarismo e ao desrespeito a certos direitos humanos. O desafio que enfrentam alguns teóricos de hoje, notadamente os de orientação revisionista, é associar a idéia de socialismo à democracia (luxemburguismo) e devolver valores humanísticos em seus ideais, que apesar de serem incluídos na teoria marxista original, nunca foram postos em prática. De fato, atualmente, muitas correntes de pensamento divergem acerca do socialismo. Algumas não crêem que as experiências taxadas de socialistas (URSS sendo o maior exemplo) possam realmente ser assim consideras por não terem se mantido fiéis a proposta dos pensadores originais, já que os meios de produção pertenciam ao Estado controlado por burocratas e não ao povo trabalhador, além disso, o Estado aumentou ao invés de diminuir e ainda havia salarios e por tanto a expropriação da mais valia, fonte de lucro da burguesia, deste modo não acabou a exploração e sim modificou-se quem explorava conservando os mesmos instrumentos de exploração do capitalismo, a mais valia, outras consideram necessária a adequação do socialismo ao contexto atual, e crêem que tanto as definições dos pensadores originais como o socialismo posto em prática não se adequam à atualidade. O grande consenso que há entre essas diversas correntes de pensamento, nos tempos de hoje, é o de trabalhar para alcançar a justiça social, o que faz com que as definições clássicas de socialismo, bem como as publicações a seu respeito, sirvam mais como orientação histórica do que como "manuais ideológicos" ou definições exatas (pelo menos para a maioria dos pensadores), sendo assim alguns críticos do socialismo clássico (e aí se incluem não apenas defensores de outros sistemas político-econômicos, mas também uma significativa parcela dos socialistas modernos) acreditam que o modelo de transição proposto por Marx em sua teoria não tenha mais fundamento nos tempos de hoje.

As diferentes teorias socialistas surgiram como reação ao quadro de desigualdade, opressão e exploração que enxergavam na sociedade capitalista do século XIX, com a proposta de buscar uma nova harmonia social por meio de drásticas mudanças, como a transferência dos meios de produção das classes proprietárias para os trabalhadores. Uma conseqüência dessa transformação o longo prazo seria o fim do trabalho assalariado e a substituição do mercado por uma gestão socializada ou planejada, com o objetivo de adequar a produção econômica às necessidades da população, assim chegando ao comunismo. Tais mudanças exigiriam necessariamente uma transformação radical do sistema político. Alguns teóricos postularam a revolução social como único meio de alcançar a nova sociedade. Outros, como os social-democratas - que já abandonaram os ideais socialistas - consideravam que as transformações políticas deveriam se realizar de forma progressiva, sem ruptura, e dentro do sistema capitalista.

Entre os críticos do socialismo podemos citar o economista Ludwig von Mises, que define o socialismo como sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos de uma sociedade controla todos os outros indivíduos através da coerção e compulsão organizada. Exemplo de governos totalitários nesses moldes foram a URSS durante o regime de Josef Stalin e a Alemanha Nazista Alemanha_Nazi.

No aspecto político, o socialismo, tal qual qualquer sistema de classes, tem um Estado para garantir o domínio da classe proprietária sobre as demais (ex.: o feudalismo tinha uma estrutura estatal que garantia o domínio dos senhores feudais; o capitalismo, tem um estrutura estatal que garante o domínio dos proprietários/capitalistas). O Estado socialista (marxista) caracteriza-se pelo domínio dos trabalhadores. Mas, como todo Estado, ele tem formas diferentes de relações entre as diversas instituições. Podemos definir basicamente duas formas de regime num Estado socialista: as democracias operárias e os Estados Operários Burocráticos. Ex.: Coréia do Norte As democracias operárias caracterizaram-se por um alto controle dos trabalhadores sobre a planificação econômica (controle operário); a criação de mecanismos de controle pela base; a fusão dos poderes executivos e legislativos; a revogabilidade permanente dos mandatos, indicados pelos organismos de base; a eleição direta via organismos para todos os cargos (inclusive militares), com cláusulas de impedimento de reeleição; separação do Estado e partido; ampla liberdade entre os trabalhadores para expressarem suas posições, à excepção dos casos de sublevação armada. Os regimes de Estado Operário Burocrático eram caracterizados pelo domínio de uma casta burocrática; a supressão, ou manutenção apenas na forma, dos organismos de base; a planificação por essa burocracia, sem controle operário; e alta hierarquização no seviço público; fusão de Estado e partido; supressão da liberdade de imprensa. O primeiro pode ser encontrado como experìência histórico em caráter embrionário no processo conhecido como Comuna de Paris, em 1871 e, no Estado Russo pós-revolução de outubro, até a ascensão de Stálin. O segundo, no Estado Russo a partir de Stálin, na China, Coréia do Norte, Cuba, e no Leste Europeu. É interessante observar que os dois regimes não são tão semelhantes como era de se esperar (já que ambos recebem o rótulo de socialistas) e que o Estado Operário Burocrático foi duramente criticado e rechaçado por Trotsky, um conhecido pensador socialista. Esse exemplo serve bem para ilustrar como o pensamento socialista pode tomar formas diferentes e frequentemente conflitantes.

Partidos brasileiros que utilizam a denominação "Socialismo" ou "Socialista"

  • PT - Partido dos Trabalhadores (Maior partido de esquerda do país. Apesar de sua história apontar para posições muito a esquerda, adotou uma postura mais próxima do centro após a chegada do presidente Lula ao poder, em janeiro de 2003)
  • PSOL - Partido Socialismo e Liberdade (Possui tendências que vão desde a Extrema Esquerda até a Centro Esquerda - Racha do PT)
  • PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (Extrema esquerda - Racha do PT)
  • PCO - Partido da Causa Operária (Extrema esquerda - Racha do PT)
  • PCdoB - Partido Comunista do Brasil (Esquerda - Racha do PCB)
  • PPS - Partido Popular Socialista (Centro-esquerda - Racha do PCB)
  • PSB - Partido Socialista Brasileiro (Centro-esquerda)
  • PDT - Partido Democrático Trabalhista (Centro-esquerda)
  • PSC - Partido Social Cristão (Apesar do nome, trata-se de um partido de direita. Seus principais nomes apoiaram ativamente da Ditadura Militar).

Ver também

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Socialismo

ar:اشتراكية ast:Socialismu az:Sosializm bg:Социализъм bs:Socijalizam ca:Socialisme cs:Socialismus cy:Sosialaeth da:Socialisme de:Sozialismus el:Σοσιαλισμός en:Socialism eo:Socialismo es:Socialismo et:Sotsialism eu:Sozialismo fa:سوسیالیسم fi:Sosialismi fr:Socialisme ga:Sóisialachas gl:Socialismo he:סוציאליזם hr:Socijalizam hu:Szocializmus id:Sosialisme is:Jafnaðarstefna it:Socialismo ja:社会主義 ka:სოციალიზმი ko:사회주의 la:Socialismus ln:Sosialisimɛ lt:Socializmas mk:Социјализам ms:Sosialisme nl:Socialisme nn:Sosialisme no:Sosialisme pl:Socjalizm qu:Susyalismu ro:Socialism ru:Социализм scn:Sucialismu sco:Socialism sh:Socijalizam simple:Socialism sk:Socializmus sl:Socializem sr:Социјализам sv:Socialism tr:Sosyalizm uk:Соціалізм ur:اشتراکیت yi:סאציאליזם zh:社会主义 zh-min-nan:Siā-hoē-chú-gī

talvez você goste