𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Distrito Federal (Brasil): mudanças entre as edições

imported>Luiz Jr
mSem resumo de edição
Linha 199: Linha 199:
*[[Lúcio]] ([[futebol]]ista)
*[[Lúcio]] ([[futebol]]ista)
*[[Legião Urbana]] (banda de [[Rock]])
*[[Legião Urbana]] (banda de [[Rock]])
*[[Mão Branca]] ([[Poeta]])
*[[Maria Paula Fidalgo]] ([[atriz]])
*[[Maria Paula Fidalgo]] ([[atriz]])
*[[Mariana Ohata]] ([[triatleta]])
*[[Mariana Ohata]] ([[triatleta]])
Linha 207: Linha 206:
*[[Nicolas Behr]] ([[Poeta]])
*[[Nicolas Behr]] ([[Poeta]])
*[[Patrícia Pillar]] ([[atriz]])
*[[Patrícia Pillar]] ([[atriz]])
*[[Raimundos|Digão]] ([[músico]])
*[[Raimundos]] ([[músico]])
*[[Rebeca Gusmão]] ([[atleta]])
*[[Rebeca Gusmão]] ([[atleta]])
*[[Renato Russo]] ([[compositor]] e [[cantor]])
*[[Renato Russo]] ([[compositor]] e [[cantor]])
Linha 215: Linha 214:
*[[Syang]] ([[cantor]]a)
*[[Syang]] ([[cantor]]a)
*[[TT Catalão]] ([[jornalista]], [[poeta]])
*[[TT Catalão]] ([[jornalista]], [[poeta]])
*[[Wagner Barja]] ([[produtor cultural]])
*[[Zélia Duncan]] ([[cantora]] e [[compositora]])
*[[Zélia Duncan]] ([[cantora]] e [[compositora]])



Edição das 16h47min de 17 de dezembro de 2007

Disambig grey.svg Nota: Se procura outros distritos federais, veja Distrito Federal.

Predefinição:DadosEstadoBrasil2

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, onde está localizada a capital do país, Brasília. A capital foi fundada em 21 de Abril de 1960. Foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto pelo presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a Capital Federal localizava-se na cidade do Rio de Janeiro, antecedida por Salvador (Bahia).

Cidades

O Distrito Federal é formado pela cidade de Brasília (o até hoje chamado "Plano Piloto", que era o nome do projeto original da cidade feito por Lúcio Costa) e pelas regiões administrativas, tais como Gama, Sobradinho, Guará, Ceilândia e várias outras, que não faziam parte do projeto original de Lúcio Costa, porém surgiram de outros planos urbanísticos para inicialmente abrigar os trabalhadores encarregados da construção da cidade, ou posteriormente à sua construção, para abrigar populações que se dirigiam para a nova capital brasileira. Até hoje, regiões administrativas como Taguatinga, Gama, Guará, etc, são reconhecidas pela população local como "cidades-satélites"; embora alguns prefiram se referir a elas como bairros.

Brasília é a única cidade brasileira cujo administrador não é denominado prefeito e sim de governador, pois a cidade-estado possui autonomia para instituir e arrecadar tributos estaduais, como o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), municipais IPTU, e demais que, pela Constituição brasileira de 1988, são de competência dos estados. Além disso, não se subordina administrativamente ao vizinho estado de Goiás, no qual seu território está encravado.

História

Desde a primeira planatal republicana já constava um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país. No ano de 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada pelo astrônomo Luís Cruls e integrada por médicos, geólogos e botânicos, que fizeram um levantamento sobre topografia, clima, geologia, flora, fauna e os recursos materiais da região do Planalto Central. A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls e foi apresentada em 1894 ao Governo Republicano.

Em 1922 uma comissão do Governo Federal estabelece a localização no cerrado goiano, mas o projeto fica engavetado. Apenas em 1955, durante um comício, o então candidato à presidência Juscelino Kubitschek afirmou que iria transferir a capital. Eleito presidente, Juscelino estabeleceu a construção de Brasília como meta-síntese de seu Plano de Metas.

O traçado de ruas de Brasília obedece ao plano piloto implantado pela empresa Novacap a partir de um anteprojeto do arquiteto Lucio Costa, escolhido através de concurso público. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos da cidade. Apesar de a cidade ter sido construída em tempo recorde, a transferência efetiva da infra-estrutura governamental só ocorreu durante os governos militares, já na década de 70.

Geografia

Abriga uma população estimada em cerca de 2.333.108 habitantes (segundo o IBGE 2005), tendo como área territorial total 5.822,1 km², o que representa em termos de densidade populacional de aproximadamente 400 hab./km².

Geomorfologia e Relevo

Áreas planas e elevadas, colinas arredondadas e chapadas intercaladas por escarpas. Assim é caracterizado o relevo dominante do Distrito Federal. Ao norte e ao sul pequenas diferenças podem ser percebidas na paisagem.

Norte: relevo acidentado, com vales profundos chamados ¨vãos¨.

Sul: são comuns os vales abertos e as encostas pouco íngremes.

Altitudes. 1.100m é a média, tendo como ponto mais elevado a Chapada da Vendinha, localizada a noroeste com 1.349 metros. Situada em uma vertente está a cidade de Brasília; quanto mais próxima do rio Paranoá menor será sua altitude, chegando a 1.152 metros no centro de Brasília.

Rios
Ver artigo principal: Lista de rios do Distrito Federal

Etnias

Cor/Raça Porcentagem
Brancos 45%
Negros 6%
Pardos 47%

Divisão administrativa

O Distrito Federal subdivide-se atualmente em 29 regiões administrativas (RA):

Transportes

Uma rodovia de acesso ao Distrito Federal

O Distrito Federal é servido pela seguintes rodovias:

Peculiaridades

Ceilândia

O Distrito Federal é uma unidade atípica da Federação, com as seguintes particularidades:

  • O Distrito Federal não é um estado federado, mas também não é um município. Brasília e as regiões administrativas, portanto, não têm prefeitos.
  • É o menor território autônomo do Brasil – com apenas 5.783 km², que equivale a 26% da área de Sergipe, o menor estado brasileiro.
  • Por limitação constitucional, não pode ser dividido em municípios.
  • O Distrito Federal não tem capital, mas a cidade de Brasília, Capital Federal da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal.
  • O Distrito Federal rege-se por lei orgânica, típica de municípios, e não por uma constituição estadual. Acumula as competências legislativas reservadas aos Estados federados e municípios, não vedadas pela Constituição.
  • O caráter híbrido do Distrito Federal é observável por sua Câmara Legislativa, mistura de Câmara de Vereadores (Poder Legislativo Municípal) e Assembléia Legislativa (Poder Legislativo Estadual).
  • As polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Poder Judiciário do Distrito Federal são mantidos pela União.
  • As áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública são mantidos pela União, por meio de fundo constitucional.

Brasilienses ilustres

Ver também

Ligações externas

bg:Федерален окръг (Бразилия) br:Distrig kevredadel (Brazil) ca:Districte Federal del Brasil de:Distrito Federal do Brasil en:Brazilian Federal District eo:Federacia Distrikto (Brazilo) es:Distrito Federal (Brasil) et:Liiduringkond (Brasiilia) fi:Distrito Federal fr:District fédéral (Brésil) he:המחוז הפדרלי של ברזיל id:Distrik Federal Brasil it:Distrito Federal (Brasile) ja:ブラジリア連邦直轄区 ka:ფედერალური ოლქი (ბრაზილია) ko:연방구 (브라질) kw:Ranndir an Kesunyans Brasilek lv:Federālais apgabals (Brazīlija) nl:Federaal District (Brazilië) no:Distrito Federal pl:Dystrykt Federalny (Brazylia) pms:Distret Federal dël Brasil simple:Brazilian Federal District sr:Савезни дистрикт Бразила

talvez você goste