𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cabo Verde: mudanças entre as edições

Linha 114: Linha 114:
A literatura cabo-verdiana é um das mais ricas da África lusófona.
A literatura cabo-verdiana é um das mais ricas da África lusófona.


* Poetas: [http://www.unb.br/il/liv/public/frusoni.htm Frusoni Sergio], Tavares Eugénio, B.Léza, João Cleofas Martins, Ovídio Martins, Barbosa Jorge, Fortes Corsino António, Baltasar Lopes (Oswaldo Alcântara), Oswaldo Osório, Arménio Vieira, Vadinho Velhinho,etc.   
* Poetas: [http://www.unb.br/il/liv/public/frusoni.htm Frusoni Sergio], Tavares Eugénio, B.Léza, João Cleofas Martins, Ovídio Martins, Barbosa Jorge, Fortes Corsino António, Baltasar Lopes (Oswaldo Alcântara), João Vário, Oswaldo Osório, Arménio Vieira, Vadinho Velhinho, José Luís Tavares, etc.   
* Escritor: [http://www.caboindex.com/claridade/ Manuel Lopes - Movimento Claridade], Almeida Germano, Luís Romano de Madeira Melo, Dulce Almada Duarte, Manuel Veiga   
* Escritor: [http://www.caboindex.com/claridade/ Manuel Lopes - Movimento Claridade], Almeida Germano, Luís Romano de Madeira Melo, Dulce Almada Duarte, Manuel Veiga   
* Compositor: [http://www.caboverdeonline.com/contents/Port/2003/G/04/mn041503.asp Manuel de Novas], Vasco Martins  
* Compositor: [http://www.caboverdeonline.com/contents/Port/2003/G/04/mn041503.asp Manuel de Novas], Vasco Martins  
Linha 120: Linha 120:
* Pintores: Manuel Figueira, Tchalé Figueira, Kiki Lima, [http://www.tanboru.org/mito Mito]
* Pintores: Manuel Figueira, Tchalé Figueira, Kiki Lima, [http://www.tanboru.org/mito Mito]


* Música: [http://www.luracriola.com/ Lura], [http://www.celinapereira.com/ Celina Pereira]
* Música: Bana, Luís Morais, Os Tubarões, Bulimundo, [http://www.luracriola.com/ Lura], [http://www.celinapereira.com/ Celina Pereira], Boy Gé Mendes, Orlando Pantera, Tchéka, etc.


* Links Externo: [http://www.ipcdigital.com/portugues/cultura/533/index.shtml Cultura e Crioulo]
* Links Externo: [http://www.ipcdigital.com/portugues/cultura/533/index.shtml Cultura e Crioulo]

Edição das 11h37min de 29 de abril de 2005

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cabo Verde (desambiguação).
República de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde Brasão de armas de Cabo Verde
(em detalhe) (em detalhe)
Lema: Unidade, Trabalho, Progresso
LocationCapeVerde.png
Língua oficial Português, crioulos portugueses (não oficiais)
Capital e maior cidade Praia
Presidente Pedro Pires
Primeiro-ministro José Maria Neves
Área
- Total
- % água
146º
4.033 km²
Insignificante
População


- Total (2001)
- Densidade

164º


401.343
101/km²

PIB


- Total
- PIB per capita


US$ 600 milhões
US$ 1.400

Moeda Escudo caboverdiano
Fuso horário UTC -1
Independência


- Declarada

(de Portugal)


5 de Julho, 1975

Hino nacional Cântico da Liberdade
TLD (Internet) .CV
Código telefónico 238

Cabo Verde é um país africano constituído por um arquipélago com 10 ilhas grandes e cinco bem menores, de origem vulcânica, localizado no Oceano Atlântico, 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos próximos do país são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós.



História

Ver artigo principal: História de Cabo Verde

Antiga colônia portuguesa, tornou-se um país independente em 1975 e hoje é uma república.

Foi descoberto em 1460 pelos portugueses que encontraram as ilhas desabitadas, começando a colonizá-las por meio de Capitanias Hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos africanos para plantar algodão, árvores de fruto e cana de açúcar. Com a prosperidade, vieram os piratas, que atacaram as ilhas inúmeras vezes durante os séculos seguintes. Com a abolição do tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago decresceu, só voltando a ter importância a partir da metade do século XX.

Política

Ver artigo principal: Política de Cabo Verde

Cabo Verde é uma república democrática. O governo é baseado em uma constituição que foi estabelecida em 1980. Eleições são feitas para ambos Primeiro-Ministro e Presidente, que governam em mandatos de cinco anos. Membros da Assembléia Nacional são eleitos também, e por sua vez elegem a Suprema Corte junto com o Presidente e Primeiro Ministro.

Concelhos

Ver artigo principal: Concelhos de Cabo Verde

Cabo Verde está dividido em 16 concelhos: Boa Vista, Brava, Maio, Mosteiros, Paúl, Praia, Porto Novo, Ribeira Grande, Sal, Santa Cruz, São Domingos, São Filipe, São Miguel, São Nicolau, São Vicente, Tarrafal (Santiago). Em 1 de Maio de 2005 foi aprovada pelo parlamento cabo-verdiano a constituição de mais 5 concelhos: na ilha de Santiago, Cidade de Santiago (ex-Cidade Velha que retoma o seu nome original), São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo; na ilha do Fogo, Santa Catarina; e na ilha de São Nicolau, Tarrafal.

Geografia

Imagem de satélite de Cabo Verde
Ver artigo principal: Geografia de Cabo Verde

Solo de montanhas escarpadas coberto de cinzas vulcânicas, pouca vegetação cresce nas ilhas; ainda há um vulcão ativo que deu origem à ilha do Fogo. O clima é quente e seco com médias anuais de 20º/25ºC e em janeiro e fevereiro sofre a ação das tempestades de areia oriundas do Saara.

Economia

Ver artigo principal: Economia de Cabo Verde

As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos e são afetadas pela seca. A agricultura é prejudicada pela falta de chuvas regulares e está restrita a apenas quatro ilhas. O PIB é produzido, em sua maior parte, pelo setor terciário, ou seja, pelos serviços. O Cabo Verde detém grande cooperação econômica com Portugal, que resultou na indexação de sua moeda, o escudo caboverdiano, ao euro, e no crescimento de sua economia interna. O ex-Primeiro-Ministro de Portugal, José Durão Barroso, e atual (segundo semestre de 2004) Presidente da Comissão Européia, prometeu integrar o Cabo Verde à área de influência da União Européia, através de maior cooperação com Portugal. A economia caboverdiana desenvolveu-se significativamente desde o final da última década, e o país já pode ser contado entre aqueles com desenvolvimento humano médio. O país tem muitos emigrantes espalhados pelo mundo que contribuem com remessas financeiras significativas. O turismo começa a ser uma fonte de receita importante. As principais ilhas turísticas são a Ilha do Sal e a Ilha de Santo Antão.

Demografia

Ver artigo principal: Demografia de Cabo Verde

Os caboverdianos são descendentes de antigos escravos africanos e dos seus senhores portugueses. Grande parte dos caboverdianos é emigrante no estrangeiro.

Cultura

Artigo principal: Cultura de Cabo Verde

As origens da cultura caboverdiana estão em África. Na música, há diversos gêneros musicais próprios, dos quais se destaca a morna. Cesária Évora é a cantora caboverdiana mais conhecida no mundo, conhecida como a "diva dos pés descalços", pois gosta de se apresentar no palco assim. Os caboverdianos usam o termo "cabo" para referir-se aos residentes no país, bem como às características de sua cultura. O Mindelo(São Vicente) é considerada por alguns nostálgicos, a capital cultural do país, mas a grande efervescência reside na ilha de Santiago, onde existem nuances culturais, ainda por explorar.

A literatura cabo-verdiana é um das mais ricas da África lusófona.

  • Poetas: Frusoni Sergio, Tavares Eugénio, B.Léza, João Cleofas Martins, Ovídio Martins, Barbosa Jorge, Fortes Corsino António, Baltasar Lopes (Oswaldo Alcântara), João Vário, Oswaldo Osório, Arménio Vieira, Vadinho Velhinho, José Luís Tavares, etc.
  • Escritor: Manuel Lopes - Movimento Claridade, Almeida Germano, Luís Romano de Madeira Melo, Dulce Almada Duarte, Manuel Veiga
  • Compositor: Manuel de Novas, Vasco Martins
  • Pintores: Manuel Figueira, Tchalé Figueira, Kiki Lima, Mito
  • Música: Bana, Luís Morais, Os Tubarões, Bulimundo, Lura, Celina Pereira, Boy Gé Mendes, Orlando Pantera, Tchéka, etc.


Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano Novo    
13 de Janeiro Dia da Democracia    
20 de Janeiro Dia dos Heróis Nacionais   Aniversário da morte de Amilcar Cabral
Fevereiro ou Março Carnaval   O carnaval em São Vicente é o mais animado
Março ou Abril Páscoa    
5 de Julho Dia da Independência    
1 de Novembro Dia de Todos os Santos    
25 de Dezembro Natal    

Culinária de Cabo Verde

Catchupa, Pontche, Funguim, Fedjoce, Bolachas de Cabo Verde, etc.

Língua

A língua oficial é o português e a língua do povo é o crioulo (criol, kriolu). Cabo Verde é formado por dez ilhas (nove habitadas) e cada ilha tem um crioulo diferente. O crioulo está oficialmente em processo de normalização (criação duma norma) e poderá ser futuramente considerado como segunda língua oficial, ao lado do português.

Tópicos diversos

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete cabo verde.

Links Externos

Predefinição:CPLP ar:الرأس الأخضر ca:Cap Verd da:Kap Verde de:Kap Verde en:Cape Verde eo:Kabo-Verdo es:Cabo Verde et:Cabo Verde fi:Kap Verde fr:Cap-Vert gl:Cabo Verde he:קייפ ורדה ia:Capo Verde id:Tanjung Verde ja:カーボベルデ ko:카부베르드 lt:Žaliasis Kyšulys lv:Kaboverde ms:Cape Verde nds:Kap Verde nl:Kaapverdië no:Kapp Verde pl:Republika Zielonego Przylądka ru:Кабо-Верде sl:Zelenortski otoki sv:Kap Verde uk:Кабо-Верде zh:佛得角

talvez você goste