𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Geografia do Brasil: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
(→‎Clima: colocando os estados do sul com links)
Linha 52: Linha 52:
A região Sudeste, que compreende os estados de [[Minas Gerais]], [[São Paulo]], [[Rio de Janeiro]] e [[Espírito Santo]], tem clima tropical ameno, com quatro estações bem distintas.
A região Sudeste, que compreende os estados de [[Minas Gerais]], [[São Paulo]], [[Rio de Janeiro]] e [[Espírito Santo]], tem clima tropical ameno, com quatro estações bem distintas.


A região Sul do país tem clima temperado, com baixas temperaturas nas serras gaúcha e catarinense, sendo comum a formação de geadas na região durante o inverno. Há ainda a formação de neve em anos muito frios nas mesmas.
A região Sul do país tem clima temperado, com baixas temperaturas nas serras gaúcha e catarinense, sendo comum a formação de geadas na região durante o inverno. Há ainda a formação de neve em anos muito frios nas mesmas. Composta dos estados [[Santa Catarina]], [[Paraná]], [[Rio Grande do Sul]].


== Paisagem Natural e Relevo==
== Paisagem Natural e Relevo==

Edição das 18h31min de 19 de fevereiro de 2005

Informações geográficas mais completas sobre o Brasil podem ser encontradas na página web do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Área

O Brasil é o quinto maior país do mundo, possui 1,7% do espaço do globo terrestre e ocupa 47% da América do sul.

Total: 8.511.965 km2 Terra seca: 8.456.510 km2

(inclui o Arquipélago de Fernando de Noronha)

Fronteira Terrestre

Total: 14.691 km de fronteiras

País Extensão
Argentina 1.223 km
Bolívia 3.400 km
Colômbia 1.643 km
Guiana Francesa 673 km
Guiana 1.119 km
Paraguai 1.290 km
Peru 1.560 km
Suriname 597 km
Uruguai 985 km
Venezuela 2.200 km

A linha costeira do Brasil tem uma extensão de 7.491 km, constituída principalmente de praias de mar aberto.

Clima

O clima do Brasil é, em grande parte, tropical, mas o sul do país apresenta clima temperado.

A região Norte, que compreende os estados do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins e Amapá tem clima equatorial, com uma estação chuvosa (verão) e uma estação seca (inverno).

A região Nordeste tem clima diverso, variando de equatorial (Maranhão e parte do Piauí) a árido (a região da Caatinga, compreendendo o coração do Nordeste), e tropical, no centro e sul da Bahia. Os estados da região são o Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A região Centro Oeste, com os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, tem um clima semi-árido ao centro, e tropical ao sul e oeste, com destaque para o período de chuvas, que alimenta o Pantanal Mato-Grossense.

A região Sudeste, que compreende os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tem clima tropical ameno, com quatro estações bem distintas.

A região Sul do país tem clima temperado, com baixas temperaturas nas serras gaúcha e catarinense, sendo comum a formação de geadas na região durante o inverno. Há ainda a formação de neve em anos muito frios nas mesmas. Composta dos estados Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul.

Paisagem Natural e Relevo

A paisagem geográfica compreende planícies no norte, alguns planaltos, áreas de colinas, montanhas, e uma estreita faixa litorânea. Na verdade, em seu território existem todas as formas de relevo, excetuando-se os dobramentos modernos (como Cordilheiras, por exemplo) e terras abaixo do nível do mar. Suas terras são geologicamente antigas, formadas por maciços cristalinos e bacias sedimentares, predominando estas últimas.

Segundo pesquisas realizadas recentemente, constatou-se que a formação mais comum do relevo brasileiro é, na verdade, a depressão e não os planaltos, como se acreditava anteriormente, por fruto de formas tecnologicamente incapazes de estabelecer as precisas medições atuais. (Veja sensoriamento remoto.)

Na geografia física brasileira, destacam-se a planície amazônica, na bacia do rio Amazonas e a Serra do Mar, que vai do nordeste ao sul do país, acompanhando e limitando a faixa litorânea.

Região Norte

Destacam-se as depressões, que ocupam boa parte da área, com a presença de estreita faixa de planície do Rio Amazonas e o planalto que margeia, além dos planaltos residuais da região amazônica.

Região Nordeste

Dois planaltos (Bacia do Parnaíba e o Borborema) cercam a Depressão Nordestina.


A Regiao Nordeste

Composta pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a Região Nordeste ocupa uma área de 1.561.177,8 km2 , equivalente a 18,3% do território nacional. Sua população residente em 1996 era de 44.766.851 habitantes, ou seja, 28,5% da população brasileira, e sua densidade demográfica era de 28,68 hab./km2. A região Nordeste limita-se a leste e ao norte com o Oceano Atlântico, a oeste e sudoeste com os Estados do Pará, Tocantins e Goiás, e ao sul com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Estados da Região Nordeste: Alagoas: localizado entre os Estados de Pernambuco ao norte, Sergipe ao sul, Bahia a oeste e o Oceano Atlântico a leste, abrange uma área de 29.107 km2 dividida em 100 municípios, agrupados em 13 microrregiões. Sua população residente era de 2.633.251 habitantes (IBGE, 1996) sendo a agropecuária sua atividade econômica principal. Bahia: localizado entre os Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí ao norte, Goiás e Tocantins a oeste, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, e o Oceano Atlântico a leste, ocupa uma área de 566.978 km2 dividida em 416 municípios, agrupados em 32 microrregiões. Sua população residente era de 12.541.675 habitantes (IBGE, 1996), sendo a agropecuária sua atividade econômica principal.


Ceará: situado entre os Estados do Piauí a oeste, Pernambuco ao sul, Rio Grande do Norte a leste, Paraíba a sudeste, e o Oceano Atlântico ao norte, abrange uma área de 145.694 km2 com 184 municípios, agrupados em 33 microrregiões. A população residente era de 6.809.290 habitantes (IBGE, 1996), e a agricultura sua principal atividade econômica. Maranhão: situado entre os Estados do Pará a oeste, Piauí a leste, Tocantins ao sul e a sudoeste e o Oceano Atlântico ao norte, compreende uma área de 329.556 km2 contendo 218 municípios, reunidos em 21 microrregiões. A população residente era de 5.222.183 habitantes (IBGE, 1996) sendo o arroz e o babaçú sua principal atividade econômica. Paraíba: localizado entre os Estados do Rio Grande do Norte ao norte, Pernambuco ao sul, Ceará a oeste e o Oceano Atlântico a leste, possui uma área de 53.958 km2 dividida em 242 municípios, agrupados em 23 microrregiões. Sua população residente era de 3.305.616 habitantes (IBGE, 1996) e a agropecuária a principal atividade econômica. Pernambuco: localizado entre os Estados do Ceará e Paraíba ao norte, Piauí a oeste, Bahia e Alagoas ao sul, e o Oceano Atlântico a leste., abrange uma área de 101.023 km2 dividida em 177 municípios, agrupados em 19 microrregiões. Sua população residente era de 7.399.071 habitantes (IBGE, 1996) sendo a agricultura sua principal atividade econômica. Piauí: inserido entre os Estados do Maranhão a oeste, Ceará e Pernambuco a leste, Bahia ao sul e a sudeste, Tocantins ao sul e o Oceano Atlântico ao norte, ocupa uma área de 251.273 km2 onde se encontram 148 municípios agrupados em 15 microrregiões. A população residente era de 2.673.085 habitantes (IBGE, 1996) e a agricultura e a pecuária suas principais atividades econômicas. Rio Grande do Norte: localizado entre os Estados da Paraíba ao sul, Ceará a oeste e o Oceano Atlântico ao norte e a leste, ocupa uma área de 53.167 km2 dividida em 152 municípios, agrupados em 19 microrregiões. A população residente era de 2.558.660 habitantes (IBGE, 1996),sendo a agropecuária a base de sua atividade econômica. Sergipe: localizado entre os Estados de Alagoas ao norte, Bahia ao sul e a oeste, e o Oceano Atlântico a leste, seu território abrange uma área de 21.863 km2 dividida em 75 municípios, reunidos em 13 microrregiões. A população residente era de 1.624.020 habitantes (IBGE, 1996), e a agropecuária sua atividade econômica principal.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste

Planície do Pantanal, Bacia do Rio Paraná, planaltos e serras do Atlântico.

Região Sul

Predominância de terrenos sedimentares, com destaque também para a área de planície do Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha).

Hidrografia

bacias hidrográficas

Presença de importantes bacias hidrográficas, tais como Amazônica, Rio da Prata, Rio São Francisco, Tocantins. Forte utilização para geração de energia elétrica (com hidrelétricas) e no transporte de cargas e pessoas. Uma das curiosidades em relação à hidrografia brasileira é o fato do Rio São Francisco ser conhecido como o "Nilo Brasileiro", devido a similaridades entre os dois: ambos passam por regiões de clima árido e beneficiam as regiões onde passam com suas cheias, sendo importantes economicamente para as localidades que atravessam. O potencial hidrográfico também é utilizável tanto para irrigação como para a navegação turística, pesca e extração de areia.

Altitudes e Pontos Extremos

As altitudes do território brasileiro são modestas, de modo geral. O território não apresenta grandes cadeias de montanhas, cordilheiras ou similares.

O ponto mais elevado no Brasil é o Pico da Neblina, com cerca de 3.014 m de altura. O ponto mais baixo é o Oceano Atlântico, com altitude de 0 m.

Ao norte, o limite é a nascente do rio Ailã, no Monte Caburai, Roraima, fronteira com a Guiana.

Ao sul, o limite extremo é uma curva do arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.

No leste, o ponto extremo é a Ponta do Seixas, na Paraíba.

O ponto extremo do oeste é a nascente do rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, no Acre, fronteira com o Peru.

ssss

Recursos Naturais

O Brasil é rico em minérios, como bauxita, ouro, ferro, manganês, níquel, fosfatos, platina, urânio; produz 80% do petróleo que consome.

Uso da Terra

Terra arável 5%
Culturas permanentes 1%
Pastos permanentes 22%
Florestas e regiões de mata 58%
Outras 14%

Terra irrigada: 28.000 km quadrados (1993)

Divisão Política

O Brasil está dividido em estados e territórios. Os estados têm administração independente e soberana, submetidos apenas à constituição brasileira, ao código de leis brasileiras e à sua própria constituição estadual. Os territórios são administrados pela União.

Atualmente, o Brasil está dividido em 27 estados e um Distrito Federal, agrupados em cinco regiões:

Estado Sigla Região Capital População
Acre AC Norte Rio Branco 483.583
Alagoas AL Nordeste Maceió 2.633.251
Amapá AP Norte Macapá 379.459
Amazonas AM Norte Manaus 2.389.279
Bahia BA Nordeste Salvador 12.541.675
Ceará CE Nordeste Fortaleza 6.809.290
Distrito Federal DF Centro-Oeste Brasília 1.821.946
Espírito Santo ES Sudeste Vitória 2.802.707
Goiás GO Centro-Oeste Goiânia 4.514.967
Maranhão MA Nordeste São Luís 5.222.183
Mato Grosso MT Centro-Oeste Cuiabá 2.235.832
Mato Grosso do Sul MS Centro-Oeste Campo Grande 1.927.834
Minas Gerais MG Sudeste Belo Horizonte 16.672.613
Pará PA Norte Belém 5.510.849
Paraíba PB Nordeste João Pessoa 3.397.673
Paraná PR Sul Curitiba 9.003.804
Pernambuco PE Nordeste Recife 7.399.071
Piauí PI Nordeste Teresina 2.673.085
Rio de Janeiro RJ Sudeste Rio de Janeiro 16.672.613
Rio Grande do Norte RN Nordeste Natal 2.558.660
Rio Grande do Sul RS Sul Porto Alegre 9.634.688
Rondônia RO Norte Porto Velho 1.229.306
Roraima RR Norte Boa Vista 247.131
Santa Catarina SC Sul Florianópolis 4.875.244
São Paulo SP Sudeste São Paulo 34.119.110
Sergipe SE Nordeste Aracaju 1.624.020
Tocantins TO Norte Palmas 1.048.642

Veja também:

en:Geography of Brazil fr:Géographie du Brésil sl:Geografija Brazilije

talvez você goste