𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São Vicente (São Paulo): mudanças entre as edições

imported>Jo Lorib
mSem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
| bandeira = Bandeira de Sao Vicente(Sao Paulo).jpg
| bandeira = Bandeira de Sao Vicente(Sao Paulo).jpg
| brasão = Brasao de Sao Vicente(Sao Paulo).gif
| brasão = Brasao de Sao Vicente(Sao Paulo).gif
| mapa =
| mapa = Santos_in_Brazil.png
| mesorregião = Baixada Santista
| mesorregião = Baixada Santista
| microrregião = Santos
| microrregião = Santos
| gentílico = Calunga
| gentílico = calunga ou vicentino
| estado = São Paulo
| estado = São Paulo
| área = 148
| área = 148
Linha 46: Linha 46:
Quando a expedição portuguesa comandada por [[Gaspar de Lemos]] chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de [[1502]], deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.
Quando a expedição portuguesa comandada por [[Gaspar de Lemos]] chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de [[1502]], deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.


Outro  fidalgo português, [[Martim Afonso de Sousa]] ,  nomeado pelo rei de [[Portugal]] [[D. João III de Portugal|D.João III]] donatário de duas [[capitanias hereditárias]] que incluiam a ilha , foi enviado pela corôa portuguesa para explorar a nova côlonia e colocar marcos territoriais no litoral atlântico e no [[Rio da Prata]] , fundou então a vila de São Vicente em [[22 de janeiro]] de [[1532]]. Por ter sido a primeiro vila fundada no [[Brasil]] , ostenta o titulo de 'Cellula Mater' dos municípios brasileiros.  
Outro  fidalgo português, [[Martim Afonso de Sousa]] ,  nomeado pelo rei de [[Portugal]] [[D. João III de Portugal|D.João III]] donatário de duas [[capitanias hereditárias]] que incluiam a ilha , foi enviado pela corôa portuguesa para explorar a nova côlonia e colocar marcos territoriais no litoral atlântico e no [[Rio da Prata]] , fundou então a vila de São Vicente em [[22 de janeiro]] de [[1532]]. Por ter sido a primeiro vila fundada no [[Brasil]], ostenta o titulo de 'Cellula Mater' dos municípios brasileiros.  
Martin Afonso instalou então em sua nova vila os símbolos do poder organizado, construindo um [[pelourinho]] , uma igreja e uma câmara, realizando em 22 de agosto de 1532 as primeiras eleições em todo o continente americano. Como atividade economica começou a cultura da cana e a instalação de engenhos para a manufatura do [[açúcar]], principal produto do periodo colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundárias, porém fundamentais para a produção açucareira. Estas eram a [[pecuária]] e a [[agricultura]] de subsistência. As primeiras cabeças de [[gado]] a chegarem ao Brasil vieram do arquipélago de [[Cabo Verde]] , em 1534, para a capitania de São Vicente.
 
Martim Afonso instalou então em sua nova vila os símbolos do poder organizado, construindo um [[pelourinho]] , uma igreja e uma câmara, realizando em 22 de agosto de 1532 as primeiras eleições em todo o continente americano. Como atividade economica começou a cultura da cana e a instalação de engenhos para a manufatura do [[açúcar]], principal produto do periodo colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundárias, porém fundamentais para a produção açucareira. Estas eram a [[pecuária]] e a [[agricultura]] de subsistência. As primeiras cabeças de [[gado]] a chegarem ao Brasil vieram do arquipélago de [[Cabo Verde]], em 1534, para a capitania de São Vicente.


== Pontos turísticos ==
== Pontos turísticos ==


[[Imagem:Biquinha saovicente sp.jpg|150px|left|thumb|Biquinha de Anchieta]]
[[Imagem:Biquinha saovicente sp.jpg|200px|left|thumb|Biquinha de Anchieta]]


São Vicente não guardou muitos vestígios de sua história antiga, embora existam testemunhos valorosos. A cidade hoje é eminentemente turística, e desenvolveu-se muito no século XX devido ao turismo de veraneio.


===Praias===
Embora a rede hoteleira seja restrita, os veranistas em geral alugam imóveis mobiliados para a temporada. Por ser um balneário antigo, a cidade possui uma ótima infra-estrutura, contando com muitos bares, restaurantes, supermercados e hipermercados.


Sem duvida os visitantes são atraidos pelas praias,onde se destacam:
O centro de São Vicente (arredores das praças 22 de Janeiro, Coronel Lopes e [[Barão do Rio Branco]]) é um ponto de comércio que, graças a recentes obras de revitalização, está em pleno desenvolvimento e tem a vantagem de estar perto da praia do Gonzaguinha. No horizonte próximo o Centro será contemplado com um [[shopping center]], que promete aquecer ainda mais o comércio da cidade.


* [[Praia de Itararé]]
===Praias===
* [[Prainha dos Milionarios]]
* [[Gonzaguinha]].
* [[Itaquitanduva]]


===Teleférico===
Sem dúvida o grande atrativo da cidade para os visitantes são as praias. A cidade possui 5 praias:


* Na Praia do Itararé encontra-se o Teleférico, que liga esta Praia ao [[Morro do Voturuá]], de onde tem-se uma linda vista de toda a orla de Santos e São Vicente, contando ainda com rampa para a prática de vôo livre.  
* '''Praia do Itararé''': Praia com faixa de areia larga, a primeira depois da divisa com [[Santos]]. Nessa praia localiza-se o Teleférico, descrito na seção [[#Outros pontos turísticos]]. Na extremidade sul dessa praia, localiza-se a [[Ilha Porchat]], que oferece uma bela vista da [[Baía de São Vicente]] e das praias de Santos no Monumento Niemeyer, além de uma agitada vida noturna.
* '''Praia dos Milionários''': praia com faixa bem estreita de areia branca e pedras, é a primeira voltada à Baía de São Vicente. Bordeada por arranha céus, essa praia apresenta problemas ambientais com a diminuição progressiva da sua faixa de areia devido à elevação do nível do mar.
* '''Praia de São Vicente''' (ou '''Praia do Gonzaguinha'''): a praia mais animada de São Vicente, com vários quiosques, bares, restaurantes e lojas. Está próxima do Centro e de atrações históricas. É palco todos os anos da '''Encenação da Chegada de Martim Afonso de Souza'''.
* '''Praia de Paranapuã''' (ou '''Praia das Vacas'''): praia localizada na saída da Baía de São Vicente, nas encostas do Parque Prainha. Freqüentemente imprópria para banhos. Fica próxima da Ponte Pênsil.
* '''Praia de Itaquitanduva''': praia deserta dentro do [[Parque Estadual Xixová-Japuí]], muito procurada por surfistas, com acesso por trilha que passa por áreas de [[Mata Atlântica]] do Parque.


===Outros Pontos Turísticos===
===Pontos de interesse histórico===


* Ponte Pensil
* Ponte Pênsil
* Curtume Municpal
* Morro dos Barbosas
* Igreja Matriz
* Igreja Matriz
* Marco Padrão
* Marco Padrão
* Biquinha
* Biquinha
* Porto das Naus
* Porto das Naus
* Parque Itupiara
* Curtume Municipal
* Casa de Martim Afonso
* Casa de Martim Afonso
* Ilha Porchat
* Casa do Barão
 
Embora a rede hoteleira seja restrita,é facil a locação de imoveis mobiliados por temporada.
A cidade possui muitos restaurantes,supermercados, bares,e completa infra-estrutura.
 
 
 
[[Imagem:Santos_in_Brazil.png|180px|right|Situação de São Vicente]]


===Outros pontos turísticos===


* '''Teleférico''': Localizado na Praia do Itararé, liga esta praia ao [[Morro do Voturuá]], de onde tem-se uma linda vista de toda a orla de Santos e São Vicente. No topo, tem-se acesso à  rampa para a prática de vôo livre, de onde saltam asas-delta e parapentes nos dias de ventos favoráveis.


* Morro dos Barbosas
* Parque Itupiara
* Ilha Porchat
* Horto Municipal
* Parque Temático Vila de São Vicente


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==

Edição das 23h40min de 8 de maio de 2006

Predefinição:DadosMunicípioBrasil

Arquivo:Ponte pensil.jpg
Ponte pensil com a Ilha Porchat ao fundo

São Vicente é um município do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na microrregião de Santos. A população estimada em 2003 era de 314.312 habitantes e a área é de 148 km², o que resulta numa densidade demográfica de 2123,73 hab/km².

Foi a primeira vila fundada pelos portugueses na América, em 1532. Hoje, a cidade, situada na metade ocidental da Ilha de São Vicente, que compartilha com Santos, baseia sua economia no turismo.

Parte do município se estende pelo continente, em duas porções distintas: o bairro de Japuí, ligado à cidade por uma ponte pênsil construída em 1914, no caminho a Praia Grande, e o distrito de Samaritá, que inclui também os bairros de Humaitá, Parque das Bandeiras, Vila Ema e o Quarentenário, situados ao longo da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, entre Cubatão, Praia Grande e os contrafortes da Serra do Mar.


Limites


História

Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Outro fidalgo português, Martim Afonso de Sousa , nomeado pelo rei de Portugal D.João III donatário de duas capitanias hereditárias que incluiam a ilha , foi enviado pela corôa portuguesa para explorar a nova côlonia e colocar marcos territoriais no litoral atlântico e no Rio da Prata , fundou então a vila de São Vicente em 22 de janeiro de 1532. Por ter sido a primeiro vila fundada no Brasil, ostenta o titulo de 'Cellula Mater' dos municípios brasileiros.

Martim Afonso instalou então em sua nova vila os símbolos do poder organizado, construindo um pelourinho , uma igreja e uma câmara, realizando em 22 de agosto de 1532 as primeiras eleições em todo o continente americano. Como atividade economica começou a cultura da cana e a instalação de engenhos para a manufatura do açúcar, principal produto do periodo colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundárias, porém fundamentais para a produção açucareira. Estas eram a pecuária e a agricultura de subsistência. As primeiras cabeças de gado a chegarem ao Brasil vieram do arquipélago de Cabo Verde, em 1534, para a capitania de São Vicente.

Pontos turísticos

Biquinha de Anchieta

São Vicente não guardou muitos vestígios de sua história antiga, embora existam testemunhos valorosos. A cidade hoje é eminentemente turística, e desenvolveu-se muito no século XX devido ao turismo de veraneio.

Embora a rede hoteleira seja restrita, os veranistas em geral alugam imóveis mobiliados para a temporada. Por ser um balneário antigo, a cidade possui uma ótima infra-estrutura, contando com muitos bares, restaurantes, supermercados e hipermercados.

O centro de São Vicente (arredores das praças 22 de Janeiro, Coronel Lopes e Barão do Rio Branco) é um ponto de comércio que, graças a recentes obras de revitalização, está em pleno desenvolvimento e tem a vantagem de estar perto da praia do Gonzaguinha. No horizonte próximo o Centro será contemplado com um shopping center, que promete aquecer ainda mais o comércio da cidade.

Praias

Sem dúvida o grande atrativo da cidade para os visitantes são as praias. A cidade possui 5 praias:

  • Praia do Itararé: Praia com faixa de areia larga, a primeira depois da divisa com Santos. Nessa praia localiza-se o Teleférico, descrito na seção #Outros pontos turísticos. Na extremidade sul dessa praia, localiza-se a Ilha Porchat, que oferece uma bela vista da Baía de São Vicente e das praias de Santos no Monumento Niemeyer, além de uma agitada vida noturna.
  • Praia dos Milionários: praia com faixa bem estreita de areia branca e pedras, é a primeira voltada à Baía de São Vicente. Bordeada por arranha céus, essa praia apresenta problemas ambientais com a diminuição progressiva da sua faixa de areia devido à elevação do nível do mar.
  • Praia de São Vicente (ou Praia do Gonzaguinha): a praia mais animada de São Vicente, com vários quiosques, bares, restaurantes e lojas. Está próxima do Centro e de atrações históricas. É palco todos os anos da Encenação da Chegada de Martim Afonso de Souza.
  • Praia de Paranapuã (ou Praia das Vacas): praia localizada na saída da Baía de São Vicente, nas encostas do Parque Prainha. Freqüentemente imprópria para banhos. Fica próxima da Ponte Pênsil.
  • Praia de Itaquitanduva: praia deserta dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, muito procurada por surfistas, com acesso por trilha que passa por áreas de Mata Atlântica do Parque.

Pontos de interesse histórico

  • Ponte Pênsil
  • Igreja Matriz
  • Marco Padrão
  • Biquinha
  • Porto das Naus
  • Curtume Municipal
  • Casa de Martim Afonso
  • Casa do Barão

Outros pontos turísticos

  • Teleférico: Localizado na Praia do Itararé, liga esta praia ao Morro do Voturuá, de onde tem-se uma linda vista de toda a orla de Santos e São Vicente. No topo, tem-se acesso à rampa para a prática de vôo livre, de onde saltam asas-delta e parapentes nos dias de ventos favoráveis.
  • Morro dos Barbosas
  • Parque Itupiara
  • Ilha Porchat
  • Horto Municipal
  • Parque Temático Vila de São Vicente

Ligações externas


Predefinição:Municípios paulistas mais populosos

Ícone de esboço Este sobre municípios do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


de:São Vicente (São Paulo) en:São Vicente, São Paulo eo:São Vicente gl:São Vicente, Brasil

talvez você goste