𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Blumenau: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Linha 110: Linha 110:
*[[Neco Padaratz]], surfista;
*[[Neco Padaratz]], surfista;
*[[Mariana Weickert]], Modelo Internacional.
*[[Mariana Weickert]], Modelo Internacional.
 
*[[Tiago Splitter]], jogador de basquete do [[Tau Ceramica]] da [[Espanha]] e da [[Seleção Brasileira]]


=={{Veja também}}==
=={{Veja também}}==

Edição das 14h48min de 27 de agosto de 2006

Disambig grey.svg Nota: Se procura o clube de futebol, veja Blumenau Esporte Clube.

Predefinição:DadosMunicípioBrasil

Blumenau é uma cidade brasileira situada no estado de Santa Catarina, localizada no médio vale do rio Itajaí-Açu, principal rio da região. Blumenau também faz divisas com as cidades de Jaraguá do Sul, Massaranduba, Pomerode, Indaial, Gaspar, Botuverá, Luís Alves e Guaramirim.

Foi fundada em 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (de onde vem a origem de seu nome), que chegou em um barco, acompanhado de outros 17 colonos alemães. Otto Blumenau chegou à foz do ribeirão Garcia, em 2 de setembro de 1850, num domingo à tardinha. Otto Blumenau dividiu a terra em lotes para os colonos construirem as famosas casas em estilo enxaimel, marca registrada da cidade.

Hoje, o município é famoso por manter os costumes germânicos de seus colonizadores. Tanto o turismo histórico como o turismo ecológico são atrativos da cidade. Sua principal atividade econômica ainda é a indústria têxtil, responsável por indústrias de grande porte como a Cia. Hering, a Karsten, e a Teka. Entretanto, a cidade de Blumenau caminha para se transformar num pólo da informática, especialmente através da incubadora Blusoft. Outro mercado também em expansão é a produção de cervejas artesanais.

Em Blumenau, localiza-se a FURB, importante universidade do estado. Na área esportiva, a cidade de Blumenau é sede de dois clubes de futebol: o Metropolitano e o Blumenau (BEC).

Geografia

Blumenau está localizada no Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí, uma mesoregião do estado de Santa Catarina. A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu, protagonista de muitas enchentes, inclusive algumas de repercussão nacional nos anos de 1983 e 1984.

Blumenau tem um relevo muito acidentado, caracterizado por morros, vales e ribeirões como o Ribeirão Garcia e o Ribeirão da Velha. Um dos pontos culminantes é o morro do Spitzkopf. O clima é instável, não possuindo as quatro estações bem determinadas. Os invernos são secos, enquanto que os verão apresentam temperatura muito elevada (beirando os 40° graus) e umidade relativa alta.

A cidade ainda possui um distrito, a Vila Itoupava e uma região administrativa, o Garcia. É também a cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí.

Ponte de ferro em Blumenau.

História

Ver artigo principal: Colônia São Paulo de Blumenau

Conhecida como a Alemanha tropical, Blumenau foi fundada em 1850, pelo filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Chegou acompanhado de outros 17 imigrantes alemães, que ergueram as primeiras casas. A região era habitada pelos indígenas Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, que foram expulsos de suas terras pelos própios colonos alemães. Nos anos seguintes, novas correntes de imigrantes chegaram da Alemanha, onde se dedicaram à agricultura. Em 1860, Dr. Blumenau vendeu suas terras para o Governo Imperial, que ficou emcubido pela colonização.

Blumenau tornou-se a colônia alemã mais próspera do Brasil. Ali os imigrantes alemães se desenvolveram rapidamente e de forma organizada. No final do século 19, começaram a chegar à região também imigrantes italianos, que também influenciaram na cultura.

No século 20 a cidade passou por um processo de urbanização, deixando de ser exclusivamente agrícola. Hoje em dia Blumenau é uma cidade moderna, com mais de 280.000 habitantes. A região de Blumenau, composta por outras 14 cidades, tem a maior concentração de alemães no Brasil (cerca de 85% da população é formada por teuto-brasileiros). A mistura das culturas alemã e brasileira são a marca da cidade.

Grupos étnicos

Mais da metade da população é descendente de alemães. A outra metade é composta principalmente por descendentes de italianos e portugueses, embora muitos tenham origem mista.

Social

De acordo com um levantamento de carências habitacionais realizado em 2001 pelo IBGE, Blumenau possui 16 favelas, com aproximadamente 6 mil domicílios. Apesar de ser um número relativamente elevado, não há cortiços na cidade. Ainda possui 31 loteamentos clandestinos e 38 loteamentos irregulares.

A frota blumenauense ultrapassa os 120 mil veículos, atingindo a média de um carro para cada dois habitantes.

O sistema de transporte coletivo é composto por 6 terminais urbanos integrados e 97 linhas de ônibus e é referência internacional.

Oktoberfest

Para mais detalhes, veja Oktoberfest.

A Oktoberfest, cujo significado é festa de outubro, foi criada em 1984 para aumentar o ânimo da população que havia acabado de passar pela maior enchente da história de Blumenau no ano anterior.

Uma das festas folclóricas mais populares do Brasil, e uma das maiores festas da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Blumenau foi inspirada na homônima Oktoberfest de Munique. A Oktober tem como principais atrações o Concurso de Chope em Metro e os desfiles na rua XV de Novembro.

Atrações da cidade

  • Museu Glaspark - Cristais.
  • Prefeitura Municipal - construída em estilo enxaimel, bem no centro da cidade.
Arquivo:Blum2.jpg
Centro de Blumenau à noite.

Blumenauenses Famosos

Ver também

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Blumenau


de:Blumenau (Brasilien) en:Blumenau eo:Blumenau es:Blumenau fr:Blumenau gl:Blumenau la:Blumenau sv:Blumenau

talvez você goste