𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ácido: mudanças entre as edições

imported>Eamaral
m (Desfeita a edição 17048383 de 189.47.228.132 (discussão | contribs))
Linha 17: Linha 17:
*Exemplos de ácidos de Lewis: Ag<sup>+</sup>, AlCl<sub>3</sub>, CO<sub>2</sub>, SO<sub>3</sub> – se receberem par de elétrons.
*Exemplos de ácidos de Lewis: Ag<sup>+</sup>, AlCl<sub>3</sub>, CO<sub>2</sub>, SO<sub>3</sub> – se receberem par de elétrons.


== Força dos Ácidos (segundo Arrhenius) ==
== Força dos Ácidos (segundo Arrhenius primeiro) ==
[[Ficheiro:Acido - Ferro e cobre.jpg|left|250px|thumb|Um parafuso (contendo ferro em sua composição) e um fio de cobre mergulhados em ácido clorídrico. O ácido clorídrico não reage com o fio de cobre.)]]
[[Ficheiro:Acido - Ferro e cobre.jpg|left|250px|thumb|Um parafuso (contendo ferro em sua composição) e um fio de cobre mergulhados em ácido clorídrico. O ácido clorídrico não reage com o fio de cobre.)]]
* Um ácido forte é aquele que se ioniza completamente na água, isto é, libera íons H<sup>+</sup>, porém não os recebe. O exemplo anterior ([[ácido clorídrico]]) é um ácido forte. Outro é o [[ácido nítrico]].
* Um ácido forte é aquele que se ioniza completamente na água, isto é, libera íons H<sup>+</sup>, porém não os recebe. O exemplo anterior ([[ácido clorídrico]]) é um ácido forte. Outro é o [[ácido nítrico]].

Edição das 14h07min de 6 de outubro de 2009

Predefinição:Sidebar Predefinição:Portal-química

Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+ . Um exemplo é o ácido clorídrico, de fórmula HCl:

HCl H+ + Cl

Alguns anos mais tarde, em 1923, Brønsted e Lowry propuseram a idéia de que ácido é uma substância que pode ceder prótons (íons H+).

Esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius. A teoria de Brønsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas; as duas teorias são muito parecidas na definição de ácido, mas a de Brønsted-Lowry é muito mais geral.

Lewis em 1923 ampliou ainda mais a definição de ácidos, teoria que não obteve repercussão até alguns anos mais tarde. Segundo a teoria de Lewis um ácido é aquela espécie química que, em qualquer meio, pode aceitar um par de elétrons. Desta forma incluem-se substâncias que se comportam como ácidos, mas não cumprem a definição de Brønsted e Lowry, sendo denominadas ácidos de Lewis. Visto que o protão, segundo esta definição, é um ácido de Lewis (tem vazio o orbital 1s, onde pode alojar-se o par de elétrons), pode-se afirmar que todos os ácidos de Brønsted-Lowry são ácidos de Lewis, e todos os ácidos de Arrhenius são de Brønsted-Lowry.

  • Exemplos de ácidos de Brønsted e Lowry: HCl, HNO3, H3PO4 - se doarem o H+ durante a reação.
Se estiverem em solução aquosa também são ácidos de Arrhenius.
  • Exemplos de ácidos de Lewis: Ag+, AlCl3, CO2, SO3 – se receberem par de elétrons.

Força dos Ácidos (segundo Arrhenius primeiro)

Um parafuso (contendo ferro em sua composição) e um fio de cobre mergulhados em ácido clorídrico. O ácido clorídrico não reage com o fio de cobre.)
  • Um ácido forte é aquele que se ioniza completamente na água, isto é, libera íons H+, porém não os recebe. O exemplo anterior (ácido clorídrico) é um ácido forte. Outro é o ácido nítrico.
  • Um ácido fraco também libera íons H+ , porém parcialmente, estabelecendo um equilíbrio químico. A maioria dos ácidos orgânicos são deste tipo, e também alguns sais como o cloreto de alumínio.
HAc H+ + Ac- ( em solução aquosa )

Neste caso HAc equivale ao ácido acético, e a seta dupla indica o equilíbrio.

Aspectos gerais da força dos ácidos

  • Ao tratar de hidrácidos:

São fortes os ácidos HCl, HBr e HI. HF é o único moderado e os demais são ácidos fracos.

  • Ao tratar de Oxiácidos:

Considere a notação geral: Hx(Elemento)Oy. Teremos um ácido forte se: y - x >= 2 (y - x > 1). Um ácido moderado se: y - x = 1 . Um ácido fraco se: y - x = 0 (y = x) .

Auto ionização

Pela teoria de Brønsted-Lowry, existem os conceitos de ácido e bases conjugadas. Nesta visão, uma molécula de água, por exemplo, reage com outra, transferindo íon H+, ou seja, uma agindo como ácido e outra como base:

H2O + H2O H3O+ + OH- ( em solução aquosa ).

Assim, o OH- é a base conjugada da água e o H3O+ é o ácido conjugado da água.

É importante notar que, nesta reação, formam-se íons, o que pode ser comprovado pela pequena condutividade residual em água pura (0,056 microS/cm, o que mostra que a reação só ocorre em pequena proporção.

Outras substâncias também se auto-ionizam, como o HF, o H2SO4 e o ácido acético, sendo observadas reações ácido-base desta maneira também nestes solventes.

Ácidos "moles" e "duros"

Como extensão a teoria de Lewis, criada por Pearson foi criado um conceito de dureza e moleza para ácidos e bases. Estes termos se referem, respectivamente, a dificuldade ou facilidade com que as "nuvens eletrônicas" ("superfície" externa do átomo, região de maior probabilidade dos elétrons mais externos, HOMO) podem ser deformadas.

Este ponto de vista é importante para análise de estabilidade/força de ligações entre ácidos e bases, influenciando áreas da química como catálise. Basicamente, ácidos duros como o H+, HF, BF3, AlCl3, formarão ligações mais fortes com bases duras, como OH-, NH3, e ácidos e bases moles farão ligações mais fortes entre si, enquanto ligações duro-mole serão mais fracas ou não ocorrerão. Exemplos de bases moles são PH3, I-. Exemplos de ácidos moles são Hg2+, CuI, BH3.

Classificação dos ácidos

Quanto a presença de oxigênio

Hidrácidos: sem oxigênio (fórmula geral: HnA)

Oxiácidos: com oxigênio (formula geral: H1NI1H5N1)

Quanto a volatilidade

Fixos: H2SO4, H3PO4, H3BO3, H3PO3

Voláteis : HCL, HBr, HI, H2S, HCN, HNO3, entre outros.

Quanto a força

N é o número de moléculas que foram ionizadas pelo número total de moléculas. Força:

  • Forte: Grau de ionização acima de 50%
  • Semi-forte: Grau de ionização entre 30% a 50%
  • Fraco: Grau de ionização de 10% a 30%
  • Semi-fraco: Grau de ionização de 4% a 10%
  • Superfraco: Grau de ionização de 1% a 4%
  • Insignificante: Grau de ionização até 1%

Quanto ao número de grupos funcionais (H+)

Monopróticos: H2SO4, H3PO4, H3BO3, H3PO3

Dipróticos: H2S, H2Cr2O7, H2MnO4, H3PO3, etc.

Quanto ao grau de hidratação

Orto: Ácido hidratado: H3PO4 (Fosfórico)

Meta: Ácido menos uma molécula de água: H3PO4 - H2O = HPO3 (Metafosfórico)

Piro: 2 ácidos menos uma molécula de água: 2 H3PO4 - H2O = H4P2O7 (Pirofosfórico)

Veja também

Predefinição:Ligações Externas

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete ácido.

af:Suur an:Azeto ar:حمض be:Кіслата bg:Киселина bn:অম্ল bs:Kiseline ca:Àcid cs:Kyselina cy:Asid da:Syre de:Säuren el:Οξύ en:Acid eo:Acido es:Ácido et:Hape eu:Azido fa:اسید fi:Happo fr:Acide gl:Ácido he:חומצה hi:अम्ल hr:Kiseline hu:Sav id:Asam io:Acido is:Sýra it:Acido ja:酸 jv:Asam ka:მჟავა kn:ಆಮ್ಲ ko:산 (화학) ku:Asîd la:Acidum lb:Saier li:Zoer lmo:Acid lt:Rūgštis lv:Skābes mk:Киселина ml:അമ്ലം ms:Asid nds:Süür nl:Zuur (scheikunde) nn:Syre no:Syre nov:Aside pl:Kwasy pnb:تیزاب qu:P'uchqu ro:Acizi ru:Кислота scn:Àcitu simple:Acid sk:Kyselina sl:Kislina sq:Acidi sr:Киселина sv:Syra sw:Asidi ta:அமிலம் th:กรด tl:Asido tr:Asit uk:Кислота ur:تیزاب vec:Àsido vi:Axít war:Asido yo:Omikíkan zh:酸

talvez você goste