𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pinhel: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 111: Linha 111:
[[Image:Db-Schild.svg|18px]]
[[Image:Db-Schild.svg|18px]]
* [[Linha da Beira Alta]] - Pampilhosa - Guarda - Vilar Formoso
* [[Linha da Beira Alta]] - Pampilhosa - Guarda - Vilar Formoso
* O concelho é servido pela estação de Pinhel, em Bouça Cova, apesar das estações de '''[[Vila Franca das Naves/Trancoso''' e da [[Guarda]] fornecerem melhores condições e acessibilidade aos turistas e visitantes.
* O concelho é servido pela estação de Pinhel, em Bouça Cova, apesar das estações de Vila Franca das Naves/Trancoso e da Guarda fornecerem melhores
condições,acessibilidade aos turistas e visitantes.


No concelho existe a [[Barragem de Vascoveiro]], uma grande infraestrutura que serve para o abastecimento de água das populações vizinhas. Nesta barragem pode-se desfrutar de uma bonita paisagem e observar a Natureza. No concelho também existe a [[Barragem de Bouça Cova]], situada na mesma terra.
No concelho existe a [[Barragem de Vascoveiro]], uma grande infraestrutura que serve para o abastecimento de água das populações vizinhas. Nesta barragem pode-se desfrutar de uma bonita paisagem e observar a Natureza. No concelho também existe a [[Barragem de Bouça Cova]], situada na mesma terra.

Edição das 05h04min de 8 de dezembro de 2007

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Pinhel (desambiguação).

Predefinição:DadosMunicípioPortugal Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com aproximadamente 2.578 habitantes.[1] Também conhecida por Cidade Falcão, é sede de um município com 486,15 km² de área e 10 954 habitantes (2001), subdividido em 27 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.

O concelho de Pinhel encontra-se entre 350 a 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa, pelo rio Massueime, para além das ribeiras de Pêga e das Cabras. Pinhel fica rodeado por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes e a notável Serra da Marofa. Pinhel foi outrora diocese e actualmente permanece o ponto focal de Terras de Riba Côa, dominada por planaltos, fortalezas, pelourinhos e os vastos horizontes, junto ao vale do Côa. A cidade de Pinhel possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética, de gastronomia e de vinho, para além de salientar os frondosos pinheiros e bosques da Beira Interior.

O nome "Pinhel" deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona. A proximidade de Pinhel há Espanha fez com que esta fosse um fulcro de um dos mais avançados centros fortificados até à assinatura do Tratado de Alcanizes.

Na parte setentrional (norte), situa-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, compartilhado com algumas municipalidades vizinhas, recentemente declarado Património Mundial pela UNESCO.

PNH.pngFreguesias

As freguesias do concelho de Pinhel são as seguintes:

Maltese-Cross-Heraldry.svgHistória

O concelho de Pinhel recebeu foral de Dom Sancho I em 1209, detendo funções de organização militar e jurisdição. Tornou-se sede de diocese e cidade em 1770, durante o reinado de Dom José I, por desanexação da Diocese de Lamego, mas em 1881 a Diocese de Pinhel foi extinta pela Bula Papal de Leão XIII e incorporada na diocese da Guarda.

Pinhel tem como símbolo o Falcão, presente também como distintivo no seu brasão. O Falcão simboliza o patriotismo dos pinhelenses que lutaram pela defesa da independência nacional, numa altura em que estes aderiram ao movimento patriótico do Mestre de Avis e que Portugal estava sob ataques de Castela, nomeadamente na Beira Alta. O falcão foi assim um talismã arrebatado ao rei de Castela por parte dos terços pinhelenses.

Héraldique meuble château 2 tours.svg Património Arquitectónico e Histórico

O concelho de Pinhel possui vários monumentos arquitectónicos e históricos, para além de outros pontos de interesse, dos quais se podem destacar:

11 13 42.svg Acessibilidades e Infraestruturas

O concelho de Pinhel é servido de uma boa rede viária: Zeichen 330.svg

No concelho de Pinhel passa ainda a seguinte linha ferroviária: Db-Schild.svg

  • Linha da Beira Alta - Pampilhosa - Guarda - Vilar Formoso
  • O concelho é servido pela estação de Pinhel, em Bouça Cova, apesar das estações de Vila Franca das Naves/Trancoso e da Guarda fornecerem melhores

condições,acessibilidade aos turistas e visitantes.

No concelho existe a Barragem de Vascoveiro, uma grande infraestrutura que serve para o abastecimento de água das populações vizinhas. Nesta barragem pode-se desfrutar de uma bonita paisagem e observar a Natureza. No concelho também existe a Barragem de Bouça Cova, situada na mesma terra.

Foi inaugurado, no 237.º aniversário de Pinhel como cidade (25 Agosto de 2007), o Centro de Congressos Desportivos e Exposições de Pinhel.

Rosa arkansana.jpg Ambiente

O concelho de Pinhel situa-se numa zona de extrema beleza, a região do Côa. Pode-se apreciar o rio Côa e outros afluentes, para além das extraordinárias paisagens e o contacto com a Natureza e contrfortes da Serra da Marofa.

Em termos de fauna pode-se destacar mamíferos como a lebre e a raposa e aves como o açor, a águia real, a cegonha ou o chasco.

No caso da flora destaca-se principalmente a amendoeira, para além da oliveira e da videira. Em certas épocas do ano é extraordinário observar campos e montes floridos ou os mantos de neve no Inverno.

Em termos geológicos, a região caracteriza-se por ser granítica, ter xisto, podendo também ser encontrada ocasionalmente bicos de quartzo ou turmalina.

Pinhel tem vários espaços verdes, dos quais se podem destacar o parque da Trincheira, a Praça Sacadura Cabral e o Largo D. Cristóvão de Almeida Soares (junto ao Cine-Teatro São Luís).

Arquivo:1euro 2007-white.png Economia

A principal actividade económica que encontramos no concelho pinhelense é a agricultura. Nos últimos anos verifica-se um decréscimo deste tipo de actividade em termos de sustento individual. Em termos mais específicos, a cultura do olival e da vinha tem sofrido um acréscimo nos últimos anos.

Outro tipo de actividade económica praticada no concelho é a extracção de pedra, devido fundamentalmente às características geológicas da região.

A pequena indústria, como a do artesanato, da transformação de carnes e da amêndoa são de se relevar.

O maior impacto a nível industrial e a nível de emprego no concelho foi a empresa de calçado Rohde, já desaparecida.

Um símbolo importante de Pinhel é o vinho produzido pela Adega Cooperativa de Pinhel, que já conquistou variados elogios internacionais.

O turismo é uma aposta de Pinhel, sendo possível visitar todos os pontos importantes do concelho, tendo um posto de turismo activo (situado na Capela de Santa Rita, à entrada da zona histórica), onde se podem obter todo o tipo de informações necessárias.

Instant miso soup.jpgGastronomia

Na gastronomia pinhelense podem-se destacar os característicos enchidos de Pala, outros enchidos (morcela, bucho, chouriço assado), o cabrito assado, o cozido à portuguesa, bacalhau cozido e coelho à caçador.

Um dos elementos mais atractivos a nível gastronómico em Pinhel é o seu vinho, proveniente de vinhas situadas na região, e o azeite, produzido em olivais do concelho.

Na doçaria podem-se destacar as Cavacas Doces, o arroz doce, os filhós e o pão-de-ló.

P culture.svgCultura

Pinhel tem uma actividade cultural constante e regular, possuindo uma agenda cultural vasta. A cidade possui o Cine-Teatro São Luís, local onde se pode assistir a cinema, teatro, e a outros tipos de manifestações culturais, e o Centro de Congressos Desportivos e Exposições, inaugurado no 237.º aniversário de Pinhel como cidade, servindo como centro de exposições e palco de eventos desportivos.

A cidade de Pinhel tem a Biblioteca Municipal, o Museu Municipal e um espaço municipal de acesso à Internet. Existe aqui também uma Residência de Estudantes e Instituto de Apoio Sócio-Educativo instalados no antigo Paço Episcopal de Pinhel.

Olympic pictogram Football.pngDesporto

Em Pinhel, tal como nas freguesias de Alverca da Beira, das Freixedas e do Pereiro, existem zonas desportivas com piscinas que possibilitam a prática da natação. No concelho podem-se observar várias zonas para a prática de outros desportos, tal como parques infantis.

No Verão ocorrem vários espectáculos nos largos da cidade, verificando-se o seu auge nas festas relativas à comemoração do aniversário de Pinhel como cidade (25 de Agosto).

A cidade possui o Clube Desportivo Estrelas de Pinhel, um grupo desportivo e cultural que se dedica, desde a sua existência às camadas mais jovens.

A nível desportivo, Pinhel tem recebido nos últimos anos eventos desportivos de nível nacional, como:

Education - Grad Hat.svgEducação

No concelho de Pinhel existem:

  • 11 Jardins de Infância (10 freguesias)
  • 14 escolas do 1.º Ciclo (12 freguesias)
  • 1 escola do 2.º Ciclo (Pinhel)
  • 1 escola Secundária com 3.º Ciclo (Pinhel)

Société.pngComunicação Social

A cidade de Pinhel é sede das seguintes instituições de comunicação social:

Human.svg Evolução Demográfica

Pelourinho de Pinhel, em frente à Câmara Municipal de Pinhel

<timeline> Colors=

 id:lightgrey value:gray(0.9)
 id:darkgrey  value:gray(0.7)
 id:sfondo value:rgb(1,1,1)
 id:barra value:rgb(0.6,0.7,0.8)

ImageSize = width:455 height:373 PlotArea = left:50 bottom:50 top:30 right:30 DateFormat = x.y Period = from:0 till:22000 TimeAxis = orientation:vertical AlignBars = justify ScaleMajor = gridcolor:darkgrey increment:2000 start:0 ScaleMinor = gridcolor:lightgrey increment:500 start:0 BackgroundColors = canvas:sfondo

BarData=

 bar:1801 text:1801
 bar:1849 text:1849
 bar:1900 text:1900
 bar:1930 text:1930
 bar:1960 text:1960
 bar:1981 text:1981
 bar:1991 text:1991
 bar:2001 text:2001
 bar:2004 text:2004
 

PlotData=

 color:barra width:20 align:left
 bar:1801 from:0 till: 10255
 bar:1849 from:0 till: 8650
 bar:1900 from:0 till: 18774
 bar:1930 from:0 till: 18420
 bar:1960 from:0 till: 20293
 bar:1981 from:0 till: 14328
 bar:1991 from:0 till: 12693
 bar:2001 from:0 till: 10954
 bar:2004 from:0 till: 10436


PlotData=

 bar:1801 at: 10255 fontsize:S text: 10.255 shift:(-8,5)
 bar:1849 at: 8650 fontsize:S text: 8.650 shift:(-10,5)
 bar:1900 at: 18774 fontsize:S text: 18.774 shift:(-10,5)
 bar:1930 at: 18420 fontsize:S text: 18.420 shift:(-10,5)
 bar:1960 at: 20293 fontsize:S text: 20.293 shift:(-10,5)
 bar:1981 at: 14328 fontsize:S text: 14.328 shift:(-10,5)
 bar:1991 at: 12693 fontsize:S text: 12.693 shift:(-10,5)
 bar:2001 at: 10954 fontsize:S text: 10.954 shift:(-10,5)
 bar:2004 at: 10436 fontsize:S text: 10.436 shift:(-10,5)
 

TextData=

 fontsize:S pos:(20,20)
 text:fonte INE - elaboração gráfica Wikipédia

</timeline>

Lorbeerkranz.pngPinhelenses Ilustres

O concelho de Pinhel é a terra-natal de personalidades como:

Open book 01.svgReferências

  1. Erro em Lua em package.lua na linha 80: module 'Módulo:Citação/CS1/Sugestões' not found.

Links

Commons-logo.svg Imagens

Municípios do Distrito da Guarda Localização do distrito de Guarda
Aguiar da Beira
Almeida
Celorico da Beira
Figueira de Castelo Rodrigo
Fornos de Algodres
Gouveia
Guarda
Manteigas
Mêda
Pinhel
Sabugal
Seia
Trancoso
Vila Nova de Foz Coa
Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa

de:Pinhel en:Pinhel es:Pinhel fi:Pinhel fr:Pinhel it:Pinhel lmo:Pinhel nl:Pinhel pl:Pinhel ro:Pinhel tr:Pinhel vo:Pinhel

talvez você goste