𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Moçambique: mudanças entre as edições

imported>Teixant
Sem resumo de edição
imported>Teixant
Sem resumo de edição
(Sem diferença)

Edição das 09h51min de 4 de fevereiro de 2005

República de Moçambique
Arquivo:Mozambique flag medium.png
(Imagem Ampliada)
Lema:
LocationMozambique.png
Língua oficial Português (oficial), falam-se outras
Capital Maputo
Presidente Armando Guebuza
Primeiro-ministro Luísa Diogo
Área
- Total
- % água
35º maior
801,590 km²
2.2%
População


- Total
- Densidade

55º mais populoso


19,104,696 (est. Julho 2000)
23.8/km²

Independência


- Data

de Portugal


25 de Junho de 1975

Moeda Metical (Mt)
Fuso horário UTC +2
Hino nacional Pátria Amada
TLD (Internet) .MZ
Código telefónico 258

Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. No Canal de Moçambique, o país tem vários vizinhos, nomeadamente as Comores, Madagáscar, a possessão francesa de Mayotte e o departamento também francês de Reunião e as suas dependências Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa. Capital: Maputo.

História

Artigo principal: História de Moçambique

A história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi descreveu uma importante actividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" da "Bilad as Sofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do actual Moçambique.

No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a "pré-história" de Moçambique (antes da escrita) por muitos séculos antes. Provavelmente o evento mais importante dessa pré-história foi a fixação nesta região dos povos Bantu que, não só eram agricultores, mas introduziram aqui a metalurgia do ferro, entre os séculos I a IV.

A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI, só em 1885 - com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim - se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX a uma verdadeira administração colonial.

Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975.

Para além de membro da União Africana, Moçambique é igualmente membro fundador da SADC - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Mapa de Moçambique

Política

Artigo principal: Política de Moçambique

A Frelimo foi o movimento que lutou pela libertação desde o início da década de sessenta. Após a independência, a Frelimo tornou-se num partido político e passou a controlar o poder. Samora Machel ocupou a presidência do país até à sua morte em 1986. A Frelimo permaneceu no poder até hoje, tendo ganho por três vezes as eleições multi-partidárias realizadas em 1994, 1999 e 2004. A Renamo é o principal partido da oposição.

Subdivisões

Artigo principal: Subdivisões de Moçambique

Moçambique está dividido em 11 províncias: Cabo Delgado, Gaza, Inhambane, Manica, Maputo (cidade), Maputo (província), Nampula, Niassa, Sofala, Tete, e Zambézia.

Geografia

Artigo principal: Geografia de Moçambique

Economia

Artigo principal: Economia de Moçambique

O governo moçambicano implantou em 1987 o Programa de Reabilitação Econômica e Social (PRES), com o objetivo de introduzir a economia de mercado no país, através de várias várias reformas. Para isso, o programa pretende estabilizar a área financeira no âmbito nacional e internacional, e retirar do Estado a função principal de administrar e investir na economia. Desta forma, pretende-se concentrar os esforços do governo na área de bens e serviços sociais, e em programas de desenvolvimento estratégico.

As principais medidas no setor visam reduzir de inflação e os desequilíbrios econômicos em várias áreas do país. Para aumentar os investimentos privados, o governo está realizando uma reforma fiscal. Com a reestruturação fiscal, a meta é aumentar a arreacadação de tributos através do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e a redução das transações ilegais. Em 1996, o governo colocou em prática um novo planejamento aduaneiro, visando a redução de taxas sobre os bens de equipamentos.

A política monetária nacional ainda é restritiva, o que resulta na redução da inflação. Aliado a isso, o governo está mais rigoroso com as despesas públicas, com a intenção de centrar os recursos financeiros para o sistema bancário. Esta medida possibilita ampliar o limite de crédito para o setor privado. O governo também está reestruturando o setor empresarial estatal, com a privatização de várias empresas.

Os principais setores da economia que recebem maior apoio é a agricultura, que emprega a maior parte da população. Ações de ampliação rural, para a melhoria de técnicas de conservação após a colheita e o aumento do período de segurança alimentar doméstica são medidas primarias para o desenvolvimento do mercado rural de Moçambique. A expansão da estrutura está facilitando o comercio de cereais e outras culturas aos mercados consumidores.

A área de comunicações e transportes também estão recebendo investimentos do governo, com a execução de programas de recuperação de estradas para ligar as diferentes regiões. No setor industrial há o desenvolvimento na áreas de processamento de produtos agrícolas, visando a substituição de importações, e colocando a produção para o mercado externo. Para isso, o governo está reativando o Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia (FARE), condicionando apoio e estimulo a criação do empresariado nacional. A concessão de créditos em boas condições aos pequenos empresários da agricultura, pesca e pequena indústria e o financiamento das cantinas rurais estão entre as medidas tomadas pelo Estado.

A dívida externa ainda é grande problema para Moçambique, que encontra dificuldades para saldar os compromissos com os credores. Com esta situação, há contatos com a comunidade internacional para que a dívida seja reduzida e as condições de pagamento sejam mais favoráveis.

Demografia

Artigo principal: Demografia de Moçambique

Cultura

Artigo principal: Cultura de Moçambique

Feriados
Data Nome em português Observações
1 de Janeiro Dia da Fraternidade universal
3 de Fevereiro Dia dos Heróis Moçambicanos Em homenagem a Eduardo Mondlane
7 de Abril Dia da Mulher Moçambicana Em homenagem a Josina Machel
1º de Maio Dia Internacional dos Trabalhadores
25 de Junho Dia da Independência Nacional
25 de Setembro Dia das Forças Armadas de Libertação Nacional Em homenagem ao início da Luta Armada de Libertação Nacional
4 de Outubro Dia da Paz Em homenagem ao Acordo Geral de Paz
25 de Dezembro Dia da Família

Tópicos diversos

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete moçambique.

Links Externos

Predefinição:CPLP

af:Mosambiek ar:موزمبيق bg:Мозамбик ca:Moçambic da:Mozambique de:Mosambik en:Mozambique eo:Mozambiko es:Mozambique et:Mosambiik fi:Mosambik fr:Mozambique he:מוזמביק ia:Mozambique id:Mozambik it:Mozambico ja:モザンビーク ks:मोजम्बीक ms:Mozambique nds:Mosambik nl:Mozambique no:Mosambik pl:Mozambik ru:Мозамбик sa:मोजम्बीक sk:Mozambik sl:Mozambik sv:Moçambique uk:Мозамбік zh:莫桑比克

talvez você goste