𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Criança: mudanças entre as edições

imported>Pcascudo
Sem resumo de edição
imported>Leslie
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Criança''' é um ser humano que começa desenvolver-se. São chamadas de '''Nenê''' ou '''recém-nascido''' do nascimento até 1 mês; '''bebê''', quando tem idade entre 1 mês e 1 ano e criança quando tem entre 1 ano e 12 anos aproximadamente.
[[Image:Children of nordradalur (Faroe Islands).jpg|250px|right|thumb|Duas meninas olhando um rio]]
 
'''Criança''' é um ser humano que começa desenvolver-se. São chamadas de '''Nenê''' ou '''recém-nascido''' do nascimento até 1 mês; '''bebê''', quando tem idade entre 1 mês e 18 meses, e ''criança'' quando tem entre 18 meses até 12 anos aproximadamente. O ramo da [[medicina]] que cuida especialmente de doenças e traumas na criança é a [[pediatria]].
 
==Estágios da Infância==
'''Infância''' é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa, período na qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente. Após isto, vêm a [[adolescência]]. Embora em várias crianças ocorre o que se chama de [[puberdade precoce]], deve-se esclarecer que tais crianças ainda não são têm maturidade o suficiente para serem consideradas como adolescentes, mesmo tendo um porte físico de um(a).
 
Desde o nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com que elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligiciam tendem a sofer de vários problemas psicológicos, inclusive, [[depressão]].
 
===0 - 18 meses===
[[Image:Baby happy Sofia SERRES.jpg|200px|left|thumb|Um bebé engatinhando]]
 
Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, os pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou limpeza. Neste período, o bebê aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar. Até mais ou menos o sexto mês de vida, o principal alimento do bebê é o [[leite]], de preferência, leite materno, embora substitutos como leite de vaca, cabra ou leite de soja possam ser usados, embora isto não seja recomendado, dado aos anticorpos presentes no leite materno que ajudam a prevenir doenças no bebê. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebé começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos. Um bebê não compreende que faz parte de uma [[sociedade]], onde o mundo para ele gira em torno de si mesmo ([[ego]]centrismo).
 
Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente. Os primeiros cabelos, bem como os primeiros dentes, aparecem neste estágio. Aos 18 meses de vida, a maioria dos bebês já soltaram suas primeiras palavras.
 
 
===18 meses - 3 anos===
 
A pequena criança neste estágio cresce menos do que nos primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas [[palavra]]s que têm significado (por exemplo, mamãe, papai, bola, etc), e a expectativa é a criança continue a melhorar estas habilidades.
 
O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da [[linguagem]]. Aos 3 anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e correta gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 - 1000 palavras.
 
A criança passar a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica consigo mesma. A criança muitas vezes prefere brincar sozinha do que com outras crianças da mesma faixa etária.
 
===3 - 5 anos===
[[Image:AF-kindergarten.jpg|200px|thumb|right|Crianças numa creche [[Afeganistão|afegã]]]]
 
Nesta faixa etária, a criança passa já compreende melhor o mundo à sua volta, melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. É nesta faste que as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos e psicológicos, mas como também os esterotótipso dado a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).
 
A partir dos 3 anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido entre 0 até os 18 meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.
 
===5 - 9 anos===
[[Image:Freundinnen.jpg|200px|left|thumb|Desde o quinto ano de vida, crianças passam a dar um crescente valor à amizade.]]
 
Na maioria dos países, crianças precisam ir à [[escola]] a partir dos quinto ou sétimo ano de vida. Nesta faixa etária, regras básicas da sociedade são melhor compreendidas. Aqui, é dado ênfase à capacidade de resolução de problemas, uma habilidade que é aperfeiçoada com o passar do tempo. A racionalização também é uma habilidade que é aprendida e melhorada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante.
 
Os [[dente|dentes de leite]] começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até a adolescência.
 
Meninos e meninas continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, meninos e meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas, meninos, por geralmente serem mais incentivados pelos pais a participar de atividades físico-esportistas, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.
 
===9 - 13 anos: Pré-Adolescência===
[[Image:Palestinian children in Jenin.jpg|250px|thumb|right|A partir dos 8-9 anos, crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes]]
 
A faixa etária que vai desde o oitavo até o décimo terceiro ano de vida é época de intensas mudanças físicas (''[[puberdade]]''), embora a criança continue lentamente seu processo de amadurecimento. É a chamada pré-adolescência.
 
A puberdade para as meninas chega entre o 9º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira [[menstruação]], os [[seios]] começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a serem mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. Maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida.
 
Somente mais tarde, no 11º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente, definitivamente, em peso/altura/força muscular. Maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º-15º ano de vida.
 
A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação à outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência.
 
==Problemas==


Algumas crianças (principalmente em países sub-desenvolvidos) apresentam diversos problemas como alimentaçao reduzida ou desequilibrada, [[trabalho infantil]] ou a [[SIDA]] (AIDS em português do Brasil) e, para isso, a [[UNICEF]] (United Nations Children's Fund - Fundo das [[Nações Unidas]] para as Crianças) promove diversas campanhas de recolhimento de fundos monetários para podê-las apoiar nesses países.
Algumas crianças (principalmente em países sub-desenvolvidos) apresentam diversos problemas como alimentaçao reduzida ou desequilibrada, [[trabalho infantil]] ou a [[SIDA]] (AIDS em português do Brasil) e, para isso, a [[UNICEF]] (United Nations Children's Fund - Fundo das [[Nações Unidas]] para as Crianças) promove diversas campanhas de recolhimento de fundos monetários para podê-las apoiar nesses países.
==Outros Assuntos==
*[[Adoção]]
*[[Abuso infantil]]
*[[Brinquedo]]
*[[Crianças de rua]]
*[[Divórcio]]
*[[Pedofilia]]
*[[Prodígio]]





Edição das 01h52min de 20 de abril de 2005

Duas meninas olhando um rio

Criança é um ser humano que começa desenvolver-se. São chamadas de Nenê ou recém-nascido do nascimento até 1 mês; bebê, quando tem idade entre 1 mês e 18 meses, e criança quando tem entre 18 meses até 12 anos aproximadamente. O ramo da medicina que cuida especialmente de doenças e traumas na criança é a pediatria.

Estágios da Infância

Infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa, período na qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente. Após isto, vêm a adolescência. Embora em várias crianças ocorre o que se chama de puberdade precoce, deve-se esclarecer que tais crianças ainda não são têm maturidade o suficiente para serem consideradas como adolescentes, mesmo tendo um porte físico de um(a).

Desde o nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com que elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligiciam tendem a sofer de vários problemas psicológicos, inclusive, depressão.

0 - 18 meses

Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, os pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou limpeza. Neste período, o bebê aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar. Até mais ou menos o sexto mês de vida, o principal alimento do bebê é o leite, de preferência, leite materno, embora substitutos como leite de vaca, cabra ou leite de soja possam ser usados, embora isto não seja recomendado, dado aos anticorpos presentes no leite materno que ajudam a prevenir doenças no bebê. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebé começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos. Um bebê não compreende que faz parte de uma sociedade, onde o mundo para ele gira em torno de si mesmo (egocentrismo).

Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente. Os primeiros cabelos, bem como os primeiros dentes, aparecem neste estágio. Aos 18 meses de vida, a maioria dos bebês já soltaram suas primeiras palavras.


18 meses - 3 anos

A pequena criança neste estágio cresce menos do que nos primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamãe, papai, bola, etc), e a expectativa é a criança continue a melhorar estas habilidades.

O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos 3 anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e correta gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 - 1000 palavras.

A criança passar a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica consigo mesma. A criança muitas vezes prefere brincar sozinha do que com outras crianças da mesma faixa etária.

3 - 5 anos

Crianças numa creche afegã

Nesta faixa etária, a criança passa já compreende melhor o mundo à sua volta, melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. É nesta faste que as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos e psicológicos, mas como também os esterotótipso dado a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).

A partir dos 3 anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido entre 0 até os 18 meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

5 - 9 anos

Desde o quinto ano de vida, crianças passam a dar um crescente valor à amizade.

Na maioria dos países, crianças precisam ir à escola a partir dos quinto ou sétimo ano de vida. Nesta faixa etária, regras básicas da sociedade são melhor compreendidas. Aqui, é dado ênfase à capacidade de resolução de problemas, uma habilidade que é aperfeiçoada com o passar do tempo. A racionalização também é uma habilidade que é aprendida e melhorada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante.

Os dentes de leite começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até a adolescência.

Meninos e meninas continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, meninos e meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas, meninos, por geralmente serem mais incentivados pelos pais a participar de atividades físico-esportistas, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.

9 - 13 anos: Pré-Adolescência

A partir dos 8-9 anos, crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes

A faixa etária que vai desde o oitavo até o décimo terceiro ano de vida é época de intensas mudanças físicas (puberdade), embora a criança continue lentamente seu processo de amadurecimento. É a chamada pré-adolescência.

A puberdade para as meninas chega entre o 9º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a serem mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. Maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida.

Somente mais tarde, no 11º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente, definitivamente, em peso/altura/força muscular. Maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º-15º ano de vida.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação à outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência.

Problemas

Algumas crianças (principalmente em países sub-desenvolvidos) apresentam diversos problemas como alimentaçao reduzida ou desequilibrada, trabalho infantil ou a SIDA (AIDS em português do Brasil) e, para isso, a UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para as Crianças) promove diversas campanhas de recolhimento de fundos monetários para podê-las apoiar nesses países.

Outros Assuntos

da:Barn de:Kind el:Παιδί en:Child eo:Infano es:Niño fi:Lapsi fr:Enfant ja:子供 nl:Kind pl:Dziecko sv:Barn

talvez você goste