𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wole Soyinka

Predefinição:Sem fontes-bpv

Wole Soyinka
Nascimento 13 de julho de 1934 (90 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Abeocutá
Nacionalidade Nigéria Nigeriano
Alma mater Universidade de Ibadã
Prêmios Nobel prize medal.svg Nobel de Literatura (1986)
Magnum opus Os intérpretes

Wole Soyinka (Abeocutá, 13 de julho de 1934) é um escritor nigeriano. Em 1986 foi agraciado com o Nobel de Literatura, sendo considerado o dramaturgo mais notável da África.[carece de fontes?]

Biografia

Soyinka nasceu em uma família humilde de origem iorubá em Abeocutá, Nigéria. Ele fez o primário escolar em Abeocutá e o secundário no Government College, em Ibadã. Soyinka fez faculdade na University College Predefinição:Nwrap, em Ibadã, e na Universidade de Leeds (1954-1957), na Inglaterra, onde ele se formou com menção honrosa em Literatura inglesa. Ele trabalhou no Teatro da corte real (Royal Court Theater) em Londres antes de retornar a Nigéria para se dedicar ao estudo da dramaturgia africana. Soyinka lecionou nas universidade de Lagos e Ifé (tornando-se professor de Literatura comparada nesta instituição de ensino em 1975).

Soyinka participou ativamente na história política da Nigéria. Em 1967, durante a Guerra civil nigeriana, ele foi preso pelo Governo federal mantido em confinamento solitário na prisão por suas tentativas de mediar a paz entre os partidos em guerra. Na prisão ele escreveu poemas que mais tarde viriam a ser publicados em uma coleção sob o título Poems from Prison. Soyinka foi liberado vinte e dois meses mais tarde após haver se formado uma conscientização internacional sobre a sua situação. Mais tarde ele recontou a sua experiência no confinamento em um livro: The Man Died: Prison Notes.

Soyinka tem criticado abertamente as administrações da Nigéria e de tiranias políticas mundo afora, inclusive fez denúncias contra o regime de Mugabe de Zimbabwe. Muitos de seus escritos tratam do que ele chama de "the oppressive boot and the irrelevance of the colour of the foot that wears it", ou seja, parafraseando: o coturno opressivo e a irrelevância da cor do pé que a calça. Essas formas de pensar e de se expressar tem causado grande risco de morte ao autor, especialmente durante o governo do ditador nigeriano Sani Abacha Predefinição:Nwrap. Durante a ditadura do General Abacha, Soyinka se retirou de seu país de origem em exílio voluntário (passando a maioria desse tempo nos Estados Unidos onde lecionou na Universidade de Emory, na cidade de Atlanta. Quando do retorno do governo civil na Nigéria, em 1999, Soyinka aceitou emérito da Ifé (agora Universidade Obafemi Awolowo, mas somente com a condição de que nenhum dos ex generais do regime prévio jamais fossem designados como chanceller da universidade no futuro. Após algum tempo na África, ele passou a ocupar a cadeira Elias Ghanem Professor of Creative Writing no Departamento de inglês da Universidade de Nevada, na cidade de Las Vegas, Estados Unidos.

Obras

  • Os intérpretes (1980)
  • Aké: os anos de infância - no original Aké: The Years of Childhood (1981)
  • O Leão e A Jóia (1986)
  • É melhor partires de madrugada (2008).

Ligações externas

  1. RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por
Claude Simon
Nobel de Literatura
1986
Sucedido por
Joseph Brodsky

talvez você goste