𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Universidade Tuiuti do Paraná

Universidade Tuiuti do Paraná
UTP
Lema Promoção Humana
Fundação 1958 (66 anos)
Tipo de instituição Privada, em sentido estrito
Mantenedora Sociedade Educacional Tuiuti
Localização Brasão de Armas do Município de Curitiba.pngCuritiba, Brasao do parana.svg Paraná, {{{país}}}
Docentes 600
Total de estudantes 13 000
Cores Verde e Branco
Página oficial https://www.tuiuti.edu.br/

A Universidade Tuiuti do Paraná é uma universidade localizada no município de Curitiba, no estado do Paraná, no Brasil.

Etimologia

Tuiuti é uma palavra de origem tupi, que significa "rio do lamaçal", através da junção de tuîuka (lamaçal) [1] e ty (rio)[2]. O nome foi dado em homenagem à Batalha de Tuiuti, ocorrida em 24 de maio de 1866, na Guerra do Paraguai, e que também hoje é o dia da Infantaria do Exército Brasileiro[3].

História

Tem sua origem no antigo curso preparatório para o Colégio Militar de Curitiba, criado pelo jovem Tenente Sydnei Lima Santos e Waldyr Jansen de Mello em 1958.

O curso funcionou de 1958 a 1964 em várias sedes na cidade de Curitiba, dentre elas o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, na Praça Osvaldo Cruz, o Grupo Escolar Barão do Rio Branco e o antigo Colégio Parthenon. Após esse período, foi transferido para a Rua 24 de maio, na antiga residência da família Rangel Santos, já com o nome de Curso Tuiuti.

Além do curso preparatório para as Escolas Militares e Academias de Forças Armadas, o curso oferecia aulas particulares. Em 1966, o coronel criou a Sociedade Educacional Tuiuti nos conceitos do alemão Heinrich Brüsch

Expansão

No ano de 1972, o coronel Sydnei alugou o prédio onde havia funcionado o Juvenato Marista Paranaense, no bairro das Mercês, instalando ali o cursinho preparatório e o Colégio Tuiuti. Este endereço seria o embrião do que, anos mais tarde, se tornaria em uma das instituições de ensino mais respeitadas do País.

O sucesso do ensino fundamental e médio do Colégio Tuiuti incentivou a oferta de cursos de nível superior. Em 1973, com a autorização para o funcionamento dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Letras, a Tuiuti inicia o processo de reconhecimento como instituição de estudos de 3º Grau.

Os primeiros cursos de especialização foram criados em 1980. Em 1987, a Tuiuti criou o Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. A oferta de cursos de graduação e pós-graduação aumentou gradativamente, até que foram criadas as Faculdades Integradas Tuiuti, em 1993.

Universidade

Do curso preparatório, do colégio e da faculdade, nasceu a Universidade Tuiuti do Paraná, credenciada em 7 de julho de 1997. Em 2001, com o falecimento do professor Sydnei, assumiu a reitoria da universidade o professor Luiz Guilherme Rangel Santos, até a sua morte, em 5 de setembro de 2021.[4]

A universidade possui cerca de 13 500 alunos e oferece 60 cursos de graduação e graduação tecnológica, além de cursos sequenciais, mestrados, extensões, especializações e doutorado.

Campus

Os cursos da universidade, inicialmente foram instalados no prédio histórico do Champagnat. Com o aumento da oferta de cursos foi necessária a migração da universidade para outros endereços. Com isso, a universidade foi dividida em vários campi espalhados pela capital. Já foram campi da Tuiuti: Torres, Portão, Vicente Machado, Champagnat, entre outros.

Desde a fundação do campus Barigui, em 1999, vários cursos migraram para o novo endereço, num processo de concentração da estrutura da universidade em um só local.

Após o incêndio no campus Champagnat, ocorrido em fevereiro de 2008, o Barigui se transformou em um canteiro de obras visando a acomodação dos cursos da Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde. Foram reconstruídas as clínicas de odontologia, quatro novos prédios para abrigar as clínicas de saúde e o hospital veterinário, além das diversas adaptações e modificações efetuadas na estrutura já existente. A novidade para o ano de 2009 é a construção e instalação dos elevadores nos prédios que abrigam os blocos de ensino A, B, C e D, no campus Barigui.

Pesquisa

A Universidade Tuiuti do Paraná conta com programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) que se dedicam à formação e pesquisa de alunos mestres e doutores, oferecendo também experiência aos alunos de graduação por meio de iniciação científica. O corpo docente é consolidado com profissionais e acadêmicos com vasta experiência nacional e internacional, sendo todos os programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pelo Ministério da Educação no Brasil [1].

Os programas de pós-graduação Stricto Sensu disponíveis abrangem as áreas de Psicologia Forense, Comunicação e Linguagens, Distúrbios da Comunicação e Educação. A seleção para entrada de alunos ocorre de forma semestral e oferece aos alunos condições formativas e experiência para desenvolvimento acadêmico, profissional e pesquisa compatíveis às práticas educativas ao nível de ensino [2].

Faculdades e Campi

A universidade é formada por 6 faculdades, que abrangem todas as áreas do conhecimento. São elas:

  • Faculdade de Ciências Aeronáuticas
  • Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde
  • Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia
  • Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes
  • Faculdade de Ciências Jurídicas
  • Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Os Campi da universidade:

  • Professor Sydnei Lima Santos - Barigui;
  • Schaffer
  • Bacacheri

Ligação externa

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 143.
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 118.
  3. Exército brasileiro: braço forte - mão amiga. Disponível em http://www.exercito.gov.br/web/midia-impressa/noticiario-do-exercito?p_p_id=noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_cZy7&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=3&_noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_cZy7_journalArticleId=650263&_noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_cZy7_struts.portlet.action=%2Fview%2Farquivo!viewJournalArticle&_noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_cZy7_struts.portlet.mode=view#.UN74EOTLQgc. Acesso em 29 de dezembro de 2012.
  4. Morre o reitor da Universidade Tuiuti do Paraná, Luiz Guilherme Rangel Santos Tribuna do Paraná

Predefinição:Universidades do Brasil

Bandeira do Estado do Paraná
Paraná
História • Política • Geografia • Demografia • Economia • Cultura • Esporte • Turismo • Portal • Imagens

Predefinição:Cidade de Curitiba

talvez você goste