Predefinição:Info/Partido político A União Democrata-Cristã (em Predefinição:Língua com nome) é um partido político alemão de ideologia conservadora e situado na Centro-direita em seu espectro político. É o maior partido pega-tudo de centro-direita na política alemã.[1][2] No estado (Land em alemão) da Baviera a CDU não concorre às eleições, sendo ali representada por seu partido-irmão, a União Social-Cristã da Baviera (CSU, Christlich-Soziale Union). A coligação CDU/CSU é conhecida como a União no Bundestag.
O partido é liderado, desde 2022, por Friedich Merz. Defensor da democracia cristã, a CDU é um membro do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu. Internacionalmente, é membro da Internacional Democrata Centrista e da União Internacional Democrata. Atualmente, é o segundo maior partido da Alemanha, superado pelo Partido Social-Democrático da Alemanha (SPD, Sozialdemokratische Partei Deutschlands).
Plataforma política
A actuação da CDU se baseia nos princípios da democracia cristã, com ênfase no "entendimento cristão dos humanos e suas responsabilidades perante a Deus". No entanto, os membros do partido são de várias religiões e até mesmo ateus. As políticas do CDU derivam do catolicismo político, da doutrina social da igreja católica e das principais igrejas protestantes da Alemanha. A CDU foi o primeiro proponente da economia social de mercado, apesar de ter adoptado políticas económicas liberais desde o mandato de Helmut Kohl enquanto chanceler da Alemanha (1982–1998).
No que diz respeito à política externa, a CDU se compromete com a integração europeia e a manter os melhores laços possíveis com os Estados Unidos. Tem reservas em relação à entrada da Turquia à União Europeia (UE), preferindo por enquanto manter parcerias privilegiadas com o país. Em adição às violações de direitos humanos, a CDU defende que o não-reconhecimento da soberania de Chipre pela Turquia impossibilita sua entrada na UE, uma vez que há na união supranacional a regra de que seus membros devem reconhecer uns aos outros.
Em relação à política interna, o CDU defende a redução da burocracia estatal e a preservação das tradições culturais alemãs. Sendo um partido conservador, a CDU defende maior punição a criminosos e o envolvimento da Bundeswehr em actividades domésticas de contra-terrorismo e de prevenção de catástrofes naturais. No que diz respeito à imigração, Defende ainda a integração dos imigrantes através de cursos de alemão, mas e pretende tomar acções que restrinjam ainda mais a imigração. Para o partido, a dupla nacionalidade só deve ser permitida em casos excepcionais.
Os principais oponentes da CDU são o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), o Partido de Esquerda, a Aliança 90/Os Verdes e o Alternativa para a Alemanha (AfD). Apesar disso, a CDU já governou em dois governos de coligação com o SPD e a nível estadual com a Aliança 90/Os Verdes. O partido rejeita coligações com o Partido de Esquerda e com o Alternativa para a Alemanha. O Partido Democrático Livre (FDP, Freie Demokratische Partei), um partido liberal no campo económico, é o parceiro preferido do CDU para coligações, uma vez que ambos têm atitudes semelhantes no que diz respeito à política fiscal.
Resultados Eleitorais
Eleições legislativas
Eleições europeias
Eleições regionais
Baden Württemberg
Baixa Saxônia
Berlim
Brandemburgo
Bremen
Hamburgo
Hesse
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental
Renânia do Norte-Vestfália
Renânia-Palatinado
Sarre
Saxónia
Saxónia-Anhalt
Schleswig-Holstein
Turíngia
Chanceleres da CDU
A CDU esteve no poder na Alemanha Ocidental durante a maior parte da existência do país, incluindo 20 anos ininterruptos entre os governos de Konrad Adenauer, Ludwig Erhard e Kurt Georg Kiesinger. Após treze anos fora do poder, retornou na figura do chanceler Helmut Kohl, que liderou a reunificação alemã em 1990 e permaneceria no poder até 1998. Após um mandato de sete anos do social-democrata Gerhard Schröder, a CDU retornou ao poder com Angela Merkel, a primeira mulher e primeira pessoa nascida durante o período em que o país estava dividido em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental que foi eleita chanceler.
Chanceler da Alemanha | Mandato |
---|---|
Konrad Adenauer | 1949–1963 |
Ludwig Erhard | 1963–1966 |
Kurt Georg Kiesinger | 1966–1969 |
Helmut Kohl | 1982–1998 |
Angela Merkel | 2005-2021 |
Referências
- ↑ Mark Kesselman; Joel Krieger; Christopher S. Allen; Stephen Hellman (2008). European Politics in Transition. [S.l.]: Cengage Learning. p. 229. ISBN 978-0-618-87078-3. Consultado em 17 de Agosto de 2012
- ↑ Sarah Elise Wiliarty (2010). The CDU and the Politics of Gender in Germany: Bringing Women to the Party. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 221. ISBN 978-0-521-76582-4. Consultado em 17 de Agosto de 2012
Ligações externas
- Página oficial (em alemão)
Predefinição:Partidos políticos da Alemanha
Predefinição:Política alemã