Predefinição:Info/Edição de campeonato automobilístico A Temporada da Champ Car World Series de 2006 foi a 28ª edição da Champ Car. Iniciou em 9 de Abril de 2006 e acabou em 12 de Novembro, depois de 14 provas. O campeão foi Sébastien Bourdais, da Newman/Haas Racing. Foi o terceiro título consecutivo do francês na categoria.
Will Power, da Team Australia, conquistou o prêmio de melhor estreante, desbancando o inglês Dan Clarke.
Calendário
13 etapas foram disputadas na temporada entre 10 de abril e 6 de novembro.
- 14Circuitos ovais
- Circuitos mistos permanentes
- Circuitos de rua temporários
*Etapa de Montreal teve seu início no domingo mas, por conta da chuva, foi transferida para segunda-feira. A transmissão de domingo foi transmitida pela FX e pela Speed Channel no Brasil, porém na segunda-feira ao que tudo indica não houve transmissão.
Pilotos e construtores
As 9 equipes que disputaram a temporada 2006 usaram chassi Lola B03/00, motor Ford-Cosworth 2.65L TurboV8 e pneus Bridgestone.
Classificação
Pilotos
Sistema de pontos:
- 1º - 20º = 31-27-25-23-21-19-17-15-13-11-10-9-8-7-6-5-4-3-2-1
Pontos bônus:
- 1 pela volta mais rápida na corrida
- 1 pela melhor volta no treino de sexta
- 1 pela pole position
- 1 por liderar alguma volta
- 1 por ganhar mais posições na corrida (em caso de empate, ganha o ponto quem terminar na frente. Em Toronto, Will Power saiu de 12° para 7° e Charles Zwolsman, de 14º para 9º. O australiano ganhou o ponto.)
A pontuação máxima de um piloto pode chegar a 35.
Negrito – Pole position
|
- Mario Dominguez foi punido com a perda de 7 pontos por causar uma colisão em Milwaukee.
- Paul Tracy foi punido com a perda de 7 pontos por causar uma colisão em San Jose.
- Paul Tracy foi punido, mais uma vez, agora com perda de 3 pontos por causar uma colisão em Denver.
Notas
- Primeira temporada disputada por: David Martínez, Buddy Rice (uma corrida), Ryan Briscoe (duas etapas), Nicky Pastorelli, Antonio Pizzonia, Tõnis Kasemets, Katherine Legge, Dan Clarke, Jan Heylen, Juan Cáceres, Andreas Wirth e Charles Zwolsman.
- Foi a última temporada disputada por Jimmy Vasser, que deixou a carreira de piloto para se engajar no projeto da KV Racing. Ele. no entanto, encerraria a carreira como piloto apenas em 2008, aos 42 anos.
- Cristiano da Matta, campeão em 2002, que havia retornado à Champ Car no ano anterior, sofreu um grave acidente em Road America, ao colidir com um cervo.
- Também em Road America, a inglesa Katherine Legge sofreu um acidente mais violento que o de Cristiano da Matta. Seu Lola-Cosworth #20 perdeu a asa traseira a mais de 250 km/h, rodou e após bater, capotou algumas vezes, lembrando muito o acidente fatal de Greg Moore em 1999. Ao contrário do canadense, que veio a falecer horas depois, Katherine sobreviveu.
- Foi também em 2006 que Buddy Rice e Ryan Briscoe, na época pilotos da IRL (atual IndyCar Series), disputaram suas únicas provas em monopostos fora da categoria, que passou a ser "rival" da Champ Car após a cisão em 1996. Rice disputou o GP da Cidade do México pela Forsythe, enquanto Briscoe atuou em duas etapas (Surfers Paradise e Cidade do México), pela equipe RuSPORT.
- No Brasil, as transmissões foram feitas pela Speed Channel em conjunto com a FX, narradas por Sérgio Lago com comentários de Roberto Figueiroa.