𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Tabaporã

Tabaporã
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico tabaporaense
Localização
Localização de Tabaporã em Mato Grosso
Localização de Tabaporã em Mato Grosso
Tabaporã está localizado em: Brasil
Tabaporã
Localização de Tabaporã no Brasil
Mapa de Tabaporã
Coordenadas 10° 48' 25" S 56° 37' 12" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Itaúba, Alta Floresta e Nova Canaã do Norte.
Distância até a capital 643,20 km
História
Fundação 20 de dezembro de 1991 (32 anos)
Administração
Prefeito(a) Sirineu Moleta[1] (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 8 225,389 km²
População total (Censo IBGE/2010[3]) 9 917 hab.
Densidade 1,2 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 0 m m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [4]) 0,734 alto
PIB (IBGE/2018[5]) R$ 417 681,22 mil
PIB per capita (IBGE/2018[5]) R$ 43 667,67

Tabaporã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

História

Tabaporã é um município que se localiza ao norte do estado de Mato Grosso na floresta Amazônica.

A denominação do município é de origem Tupi, sendo homenagem aos antigos moradores desta vasta área, hoje habitada pelo homem branco, e foi um ilustre cidadão, um poeta da mais alta linhagem que sugeriu o nome da cidade – Carlos Drumond de Andrade, o mineiro que ficou imortalizado pelos versos que compôs "...no meio do caminho existia uma pedra, existia uma pedra no meio do caminho". Tabaporã significa taba: aldeia, povoação e porã: bonito, belo, formoso. "Cidade Bonita".

A comunidade surgiu a partir de 1984, em função do projeto de colonização da Gleba Tabaporã, de propriedade da empresa Apolinário Empreendimentos Imobiliários Ltda., cuja área era de quase quarenta mil quilômetros quadrados. A colonização da referida Gleba, foi executada pela empresa Zé Paraná Empreendimentos Imobiliários Ltda., contratada pela proprietária das áreas, que sob a administração do colonizador Sr. José Pedro Dias "Zé Paraná", efetuou a abertura de estradas, construção de pontes, demarcação e venda dos lotes rurais e urbanos.

O povoado em crescimento tomava forma de cidade, e seus moradores vindos na maioria de São Paulo e Paraná, se organizaram politicamente e reivindicaram maior poder de decisão.

Através da Lei estadual n.º 5.913, de 20 de dezembro de 1991, de autoria do deputado Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Jayme Campos, criou-se o Município de Tabaporã, com uma extensão territorial de 8.499,15 km², e conta hoje com dez mil habitantes.

Sua economia gira em torno do setor agropecuário e madeireiro.

A pecuária do município soma hoje um rebanho de 200.000 cabeças de gado (fonte: INDEA)

Na agricultura se destaca a produção de soja com 98.000 hectares plantados; milho com 27.000 hectares; arroz com 7.000 hectares e algodão com 4.450 hectares. A agricultura familiar também tem presença marcante no muncípio.

São 1.056 famílias assentadas e 159 famílias tradicionais que vivem da agricultura familiar (dados do ano de 2010- 2011 - fonte: EMPAER)

A produção do setor madeireiro ( madeira bruta e beneficiada) é vendida no mercado dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, basicamente.

CLIMA

Segundo a classificação de Koppen, o clima é do Tipo A7, ou seja, clima tropical chuvoso com nítida estação seca no período de maio a setembro. Precipitação anual de 2.500mm, com intensidade máxima nos meses de janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24 °C, sendo maior máxima de 40 °C, e menor mínima 4 °C.

TOPOGRAFIA E RELEVO

A área do município se caracteriza por apresentar 80% plano e 20% ondulado, com altitude média de 330 metros acima do nível do mar, sem limitações para mecanização agrícola. Dentre os Solos da área, a nível de grande grupo, encontram-se no município solos LVE e LVA e, em pequena escala, os solos do município pertencem ao grande grupo latossolo com índices de acidez variado de 5,0 até 6,2, sendo considerados de baixa até média fertilidade natural. Esses solos se prestam à agricultura e pecuária, sendo interessante aproveita-los como suporte a cultura permanentes, tais como: seringueira, guaraná e outras

VEGETAÇÃO

Recoberta por Floresta Tropical em 90% e cerrado e cerradões nos demais 10% os principais destaques fitogeográficos repousam na floresta ombrófila aberta tropical, a geral, constitui a cobertura vegetal da depressão interplanática da Amazônia Meridional, que ocupa grande extensão do território municipal. Estima-se que a área derrubada do município é de aproximadamente 50%.

HIDROGRAFIA

Entre os rios e riachos mais importantes do município estão o Rio São Francisco, Rio Apiacás, Rio dos Peixes, Rio Batelão e, por seus inúmeros afluentes, constitui-se numa região de considerável índice de concentração hidrográfica, portanto, de boa drenagem fluvial.

LIMITES

Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Ipiranga do Norte, Sinop, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta.

Eventos importantes realizados tradicionalmente todos os anos em Tabaporã:

- Carnaval na Praça – (SMTurismo)

- Cavalgada Ecológica (maio)

- Caminhada na Natureza ( programa da SEDTUR/ parceria com a SMTurismo) (novembro)

- Exporã ( Exposição, rodeio) ( Sindicato Rural) (Julho)

- Festival de Canoagem ( SMTurismo) (setembro)

- Festival de Pesca ( integra o campeonato estadual de pesca esportiva- SDTUR/SMTurismo) (Julho)

- Festival de Dança ( SME- depto. De Cultura)(julho)

- Passeio Ciclístico contra a Tabaco – (SMS – Vigilância em Saúde)(maio)

- Rally de Aventura – Rota das Cachoeiras (SMTurismo) (dezembro)

- Semana Cultural (SME- Depto. De cultura) (outubro)

Coordenadas Geograficas do Aeroporto:

11º18’08” latitude Sul, 56º50’12” longitude Oeste Gr.

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Tabaporã tomam posse; veja lista de eleitos em g1.globo.com
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. 5,0 5,1 «Produto Interno Bruto de Tabaporã». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 29 de Janeiro de 2021 

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste