Predefinição:Inconsistência Sua Majestade Católica ou Su Majestad Católica, no original em espanhol (abreviado como S.M.C) é um tratamento atribuído pelo papa aos reis da Espanha, sendo atribuído pela primeira vez pelo papa Alexandre VI a Isabel I e Fernando II (respectivos soberanos de Castela e Aragão, os reinos que formaram a atual Espanha), chamados de Reis Católicos. A concessão deste tratamento no passado distante significa que aos olhos do papado, estes soberanos incorporam princípios religiosos nas suas vidas pessoais e políticas. O estilo de Majestade Católica permanece ligado aos reis descendentes de quem recebeu o original.
Descrição
Um dos direitos de ser uma rainha que ostenta este tratamento é que ela pode vestir branco, em vez do habitual preto, quando se encontra com o papa (conhecido como privilège du blanc).
Tanto Fernando II quanto Isabel (desde então Reis Católicos) utilizaram este estilo, bem como os seus descendentes. A atual dinastia reinante escolheu não abandonar os antigos títulos e associados da coroa espanhola, mas ele não os usa.[1] Portanto o rei da Espanha, pode ser oficialmente "Sua Majestade Católica".
Referências
- ↑ Almanach de Gotha 2000, página 336, 2000.