𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto

Predefinição:Info/Transporte público

Autocarro da STCP na Avenida dos Aliados, no Porto.
Eléctrico T

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A. ou STCP é a empresa que gere a rede de autocarros no concelho do Porto e também várias linhas em concelhos do Grande Porto. Para além dos autocarros, há ainda três linhas de carros elétricos que estão sob a responsabilidade desta empresa.

O serviço, com 73 linhas (incluindo eléctricos), é assegurado por um parque de autocarros (417 em 2017)[1] com uma média de idade de 14 anos. A STCP explora uma das maiores frotas de autocarros a gás da Europa, com um total de 257 veículos, o que representava 62% da sua frota em 2017. A empresa já tem em funcionamento autocarros elétricos com bateria, contribuindo para um menor impacto ambiental.[2]

Os autocarros da STCP tiveram em 2017 uma taxa de ocupação média de 13,1% e circularam com velocidade média de 15,8 km/h.[1] Tendo em conta estes números e os km totais percorridos pela frota nesse ano[1] é possível estabelecer a intensidade carbónica efectiva de 143,3 gCO2/km/passageiro.

A empresa participou num programa para testar autocarros movidos a hidrogénio em várias cidades europeias, tendo recebido três veículos movidos a esta energia e outros três autocarros a diesel, em tudo semelhantes aos movidos a hidrogénio, para comparações. Dos autocarros movidos a H2, dois foram devolvidos e um está no Museu do Carro Eléctrico. Os outros três a diesel mantêm-se em serviço regular.

A cor-padrão dos autocarros é o azul e branco com uma risca laranja, tendo sido retirados de circulação os antigos veículos cor-de-laranja em 2008.

Digno de visita é o Museu do Carro Eléctrico, onde se podem admirar vários veículos que marcaram o passado do Porto (não necessariamente só eléctricos). Localiza-se na Alameda de Basílio Teles, em Massarelos.

Linhas STCP

Linhas de Eléctrico STCP

Ver artigo principal: Elétricos do Porto

Linhas da Rede Diurna e Noturna

(Linhas que circulam entre as 05:30h e a 01:00h).

Notas
  • Apesar das linhas 61 e V94 serem exploradas diretamente pela ValpiBus, o tarifário STCP continua a ser válido nessas linhas.
  • As linhas ZM (Zona Massarelos - Cordoaria ⇆ Boavista B.S.) e ZR (Zona Rio - Alfândega ⇆ Campanhã) foram extintas a 2 de Agosto, tendo os seus percursos sido unidos originando a linha 403 que liga a Boavista a Campanhã.
  • A 3 de Agosto foram introduzidas várias mudanças na rede STCP:
    • as linhas 200 e 203 beneficiaram de um prolongamento à Praça Cidade Salvador durante o mês de Agosto;
    • as linhas 203 e 207 sofreram uma pequena alteração de percurso na zona de Serralves;
    • a linha 209 deixou de circular pelo Bairro de Bessa Leite e cemitério de Lordelo, passando a utilizar a Rua do Campo Alegre na íntegra, até à Rua de Serralves já em Lordelo.
    • a linha 304 passou a efetuar terminal na Avenida dos Aliados juntamente com a linha 600 e é servida diariamente por autocarros 100% elétricos, tornando-se não oficialmente a primeira linha da Invicta a ser operada completamente com autocarros elétricos;
    • a linha 403 foi criada em substituição das linhas ZM e ZR;
    • a linha 503 trocou o Interface da Casa da Música pelo Terminal do Bom Sucesso, começando a circular pelo antigo percurso da linha 209 pelas Ruas de António Patrício e António Cardoso, Rua da Venezuela e Bairro de Bessa Leite.
    • a linha 900 mudou o seu terminal da Trindade para a Cordoaria (via Massarelos e Restauração), sofreu uma pequena alteração na zona de Soares dos Reis e ainda estava planeado o seu regresso à Rua de Cândido dos Reis, que devido à proibição do vereador do urbanismo da cidade de Vila Nova de Gaia, não chegou a acontecer.
    • a linha 903 foi prolongada a Vilar do Paraíso.

Linhas da Rede da Madrugada

(Linhas que circulam entre as 00:30 h e as 06:00 h).

  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Matosinhos (Praia) (via Campo Alegre)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Aeroporto (via Padrão da Légua)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Maia (Câmara)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Ermesinde (Estação)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Valongo
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ S. Pedro da Cova (Rio Ferreira)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Rotunda AEP ⇆ Gondomar (Souto) (via Hospital de São João)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Vila D'Este (via Ponte do Infante)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Hospital S. João ⇆ Coimbrões (Quinta da Bela Vista) (via Ponte Luís I)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Santo Ovídio (via Ponte da Arrábida)
  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "âncora".Predefinição:PTbus Aliados ⇆ Matosinhos (Mercado) (via Rotunda AEP)

História

Alterações na rede

A 1 de Janeiro de 2007 foram introduzidas profundas alterações na rede de autocarros dos STCP, dando origem a bastante polémica e protestos por parte de muitos utentes, devido à enorme quantidade de transbordos que foram criados, inúmeras linhas directas eliminadas, etc.[carece de fontes?]

Entrega de exploração a privados

Entre 1 de Julho de 2012 e 2015, as seguintes oito linhasPredefinição:Esclarecer passaram para a exploração de empresas privadas deixando de fazer parte da rede da STCP.

Auto-Viação Pacense [1]
Empresa de Transportes Gondomarense (ETG)[2]
Maia Transportes

A 1 de outubro de 2020, foi a vez da linha mais recente da empresa, a 403 ser entregue à empresa Maia Transportes durante um período de 3 meses, permitindo assim mais alguns motoristas para reforçar várias linhas que operam dentro da cidade.[3]

Gestão intermunicipal

A partir de 27 de dezembro de 2020, a empresa está na esfera intermunicipal, passando os municípios do Predefinição:Concelho, Predefinição:Concelho, Gondomar, Matosinhos, Valongo e Maia a assumir a gestão da operadora de transporte pública.[4]

Ver também

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sociedade de Transportes Colectivos do Porto

talvez você goste