A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro ComB é uma instituição de assistência médico-hospitalar do Rio de Janeiro, no Brasil.
A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro é uma entidade filantrópica e nada tem a ver com a maçonaria, apesar de seu penúltimo provedor ter sido o maçom, Dr. Dahas Zarur.
História
A sua fundação remonta às instalações organizadas pelo padre José de Anchieta quando da chegada, à cidade do Rio de Janeiro, da esquadra do almirante Diogo Flores de Valdés, em 24 de março de 1582 atacada de escorbuto. A unidade do Rio de Janeiro foi fundada em meados do século XVI, em data incerta, na Praia de Santa Luzia. A sua criação costuma ser atribuída por vários estudiosos ao padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus, que chegara ao Brasil na esquadra do segundo governador-geral, Duarte da Costa, em 1553. [1]
Em 2 de maio de 1959, foi feita Comendadora da Ordem de Benemerência de Portugal.[2]
Referências
- ↑ Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. vol. 17. Editorial Enciclopédia, Lisboa/Rio de Janeiro:1980. p.378-380.
- ↑ «Cidadãos Estrangeiras Agraciados com Ordens Nacionais». Resultado da busca de "Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro". Presidência da República Portuguesa (Ordens Honoríficas Portuguesas). Consultado em 2 de março de 2016