𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São Vicente do Sul

São Vicente do Sul
  Município do Brasil  
Símbolos
Brasão de armas de São Vicente do Sul
Brasão de armas
Hino
Gentílico vicentino, vicentense, são-vicentino-do-sul[1]
Localização
Localização de São Vicente do Sul no Rio Grande do Sul
Localização de São Vicente do Sul no Rio Grande do Sul
São Vicente do Sul está localizado em: Brasil
São Vicente do Sul
Localização de São Vicente do Sul no Brasil
Mapa de São Vicente do Sul
Coordenadas 29° 41' 31" S 54° 40' 44" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Municípios limítrofes Jaguari (ao norte), Cacequi (ao sul), São Francisco de Assis e Alegrete (a oeste), São Pedro do Sul e Mata (a leste).
Distância até a capital 407 km
História
Fundação 29 de abril de 1876 (148 anos)
Administração
Prefeito(a) Fernando da Rosa Pahim[2] (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [3] 1 174,939 km²
População total (Censo IBGE/2010[4]) 8 440 hab.
Densidade 7,2 hab./km²
Clima temperado
Altitude 129 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2013[5]) 0,685 médio
PIB (IBGE/2010[6]) R$ 122,201 mil
PIB per capita (IBGE/2010[6]) R$ 14,449

São Vicente do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

História

A região do atual município de São Vicente do Sul era um antigo aldeamento de índios guaranis. Tem suas origens no ano de 1632, com a chegada dos jesuítas espanhóis, sob o comando do padre Cristóvão de Mendoza, responsáveis por erguer a Redução de São José, que chegou a abrigar mais de 5 800 habitantes, sendo a maior parte de índios convertidos ao cristianismo.

Tão logo chegou a São Paulo a notícia de que nas reduções jesuíticas havia numerosos índios civilizados, os paulistas organizaram expedições e penetraram no Rio Grande do Sul, atacando e dizimando as reduções. Os jesuítas, então, mudaram-se com o que restava para a outra margem do rio Uruguai, e na aldeia de São José permaneceu o gado, que se criou xucro.

Em 1682, os padres missioneiros reergueram novas missões, dando início aos Sete Povos da Banda Oriental do Uruguai, contando com numerosos rebanhos para o sustento da população. Assim, passaram a dividir o Rio Grande do Sul em grandes estâncias, sendo fundada a Estância de São Vicente, pertencente à Redução de São Miguel.

Os ataques às missões jesuíticas continuaram até por volta de 1801, com a total destruição das aldeias. Era o fim das Missões. Após a expulsão dos jesuítas, parte do vale de São Vicente passou a ser ocupada por estancieiros portugueses. Mais tarde, com a Revolução Farroupilha, os indígenas de outras reduções migraram para São Vicente, vindo juntar-se aos que ali existiam. Instalaram-se em pequenos ranchos em Cavajuretã, Loreto, São Pedro do Ibicuí e na região hoje conhecida como Timbaúva dos Mellos, e ao redor da atual cidade de São Vicente do Sul.

Primeiramente São Vicente fazia parte do território de Rio Pardo. Depois, com a criação do município de São Gabriel, passou a ser o 3° distrito deste. Através da lei n° 1032, de 29 de abril de 1876, São Vicente, então 2° distrito especial de São Gabriel, foi elevado à categoria de vila e, depois, em município, com terras de São Gabriel e Itaqui.

O povoado foi primeiramente denominado São Vicente, pelos jesuítas, devido à imagem de São Vicente Ferrer, padroeiro da estância jesuítica, trazida por eles, hoje na igreja matriz. Em 1944, por interesses políticos, passou a denominar-se General Vargas, em homenagem a Manuel do Nascimento Vargas, pai do presidente da república Getúlio Vargas. Em 1969 voltou a chamar-se São Vicente e, para distinguí-lo do seu nome onomástico de São Paulo, São Vicente do Sul. é conhecida como a "Terra Doce do Centro-Oeste", Projeto de lei do ex-Vereador Luiz Paulo Flôres.

Geografia

O município de São Vicente do Sul está localizado na Depressão Central. Limita-se ao norte com o município de Jaguari; ao sul, com Cacequi; a leste, com São Pedro do Sul e Mata; e a oeste, com São Francisco de Assis e Alegrete.

Possui clima temperado. Localiza-se a uma latitude 29º41'30" sul e a uma longitude 54º40'46" oeste, estando a uma altitude de 129 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8 440 habitantes, com predominância das etnias alemã, italiana, indígena e portuguesa.

Economia

Sua economia baseia-se na agricultura e na pecuária. A principal cultura é a do arroz, em nível de expansão. Sendo que hoje é crescente o avanço do plantio de soja. Também esta se tornando um centro universitário regional no Vale do Jaguari devido ao crescimento do Instituto Federal Farroupilha - Campus de São Vicente do Sul, o qual conta com cursos de ensino médio agregado ao técnico, bem como cursos pós-médios, superiores e de pós-graduação.

Cultura

As tradições e costumes estão vinculadas à Revolução Farroupilha; ao trabalho do homem do campo, originário das grandes estâncias, como marcação do gado, carreiradas, jogo do osso, de bocha e fandangos; e o Movimento Tradicionalista Gaúcho, com a criação do CTG Cancela da Fronteira, em 1975. Terra Famosa do Leonir, atualmente mora em Cruz Alta, fundador dos Bloco Artísticos, os Colibris do Pampa, grupo famoso por sua diversidade.

Referências

  1. Editores do VOLP (2009). «Busca no vocabulário». Academia Brasileira de Letras. Consultado em 29 de abril de 2013 
  2. «Candidatos a vereador São Vicente do Sul-RS». Estadão. Consultado em 8 de junho de 2021 
  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2013 
  6. 6,0 6,1 «Produto Interno Bruto dos Municípios». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Ver também

talvez você goste