𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Mortal Kombat: Deadly Alliance

Mortal Kombat: Deadly Alliance
Arquivo:Mortal Kombat 5.jpg
Desenvolvedora(s) Midway
Publicadora(s) Midway
Designer(s) Ed Boon
Série Mortal Kombat
Plataforma(s) Playstation 2
Xbox
Game Cube
Game Boy Advance
Lançamento Playstation 2


Game Cube

Xbox


Game Boy Advance


(MK:TE)
Gênero(s) Luta
Mortal Kombat 4
Mortal Kombat: Deception

Mortal Kombat: Deadly Alliance é o quinto título da série jogos eletrônicos de luta Mortal Kombat, lançado em 2002 pela Midway Games.

É o primeiro jogo de luta da série que não se originou nos Arcades, sendo desenvolvido direto para os consoles domésticos PlayStation 2, Nintendo GameCube, e Xbox. A versão para o portátil Game Boy Advance se dividiu em dois títulos, Deadly Alliance e Mortal Kombat: Tournament Edition.

História

No final de Mortal Kombat 4 (no cânon da história de Scorpion), Quan Chi se revelou o assassino da família e do clã de Scorpion e tenta mandá-lo de volta ao Netherrealm (submundo). Scorpion, furioso, agarrou Quan Chi no último minuto, levando o feiticeiro com ele para o submundo. Na introdução de Deadly Alliance é revelado que Quan Chi foi capaz de escapar de Netherrealm por um portal místico usando o amuleto de Shinnok. Ele vai parar em um túmulo contendo vários restos mumificados e uma antiga pedra rúnica, é revelado que os restos mortais são do exército "invencível" do esquecido governante de Outworld, conhecido simplesmente como o "Rei Dragão". Aprendendo que o exército pode ser revivido, Quan Chi faz uma aliança com Shang Tsung, oferecendo-lhe um suprimento infinito de almas em troca de ele transplantar as almas dos guerreiros derrotados para o exército mumificado. Os dois trabalham juntos para derrotar e matar o atual imperador de Outworld, Shao Kahn, e o campeão do Mortal Kombat, Liu Kang, as duas maiores ameaças dos planos perversos da aliança mortal. Após uma demonstração falsa de lealdade, Quan Chi e Shang Tsung atacam e derrotam o já enfraquecido imperador Shao Kahn. Posteriormente, a dupla embarca para o plano terreno em busca de Liu Kang, através de um portal. Shang Tsung, disfarçado, ataca Liu Kang em seu treinamento na academia Wu Shi, Liu Kang luta contra o seu arqui-inimigo, apesar de seus esforços, ele é abatido por uma magia de Quan Chi, Shang Tsung aproveita a desvantagem de Liu Kang e quebra o seu pescoço resultando em sua morte. Shang Tsung absorve a alma de Liu Kang. Incapaz de interferir como um Deus Ancião, Raiden renuncia ao seu status depois de perceber que, se a aliança mortal for vitoriosa, o Reino da Terra estará condenado.

A história começa em Netherealm (embora este reino não apareça em nenhuma arena jogável), e depois muda para Outworld, Edenia e eventualmente Earthrealm (o plano terreno). Para entender completamente o enredo de Deadly Alliance, o jogador não deve apenas completar o modo Konquest, mas também o clássico modo Arcade. Como de costume, completar o modo Arcade desbloqueia finais para cada personagem em forma de vídeos contendo imagens com a narração de Raiden explicando os acontecimentos e o desenrolar da história do final de cada personagem. Alguns finais ou parte deles são considerados cânone do enredo de Mortal Kombat, porém, o desfecho do que realmente aconteceu com os personagens só foi revelado na sequência de Deadly Aliance, Mortal Kombat: Deception.

Jogabilidade

Em Deadly Alliance o jogador recebe informações sobre os backstories dos personagens e suas relações entre si, principalmente durante o modo Konquest (modo que simula uma jornada em que o jogador necessita cumprir certas missões usando os movimentos e combos dos personagens do jogo. A cada missão cumprida, o jogador é recompensado com koins (a moeda do jogo), mas também em forma de biografias que podem ser obtidas na Kripta (um recurso novo neste game, consistindo em vários caixões para o desbloqueio de personagens, roupas alternativas, arenas e conteúdo extra através de koins). O minigame do primeiro Mortal Kombat, Test your Might, retorna, também com a variante Test your Sight.

Personagens

Recorrentes

  • Shang Tsung - Feiticeiro maligno que precisa absorver a alma dos outros procurando vida eterna.
  • Quan Chi - Feiticeiro necromântico que formou aliança com Shang Tsung.
  • Johnny Cage - Um ator de cinema que quer provar que seus talentos sobrenaturais não são efeitos especiais.
  • Jax Briggs - Major das Forças Especiais e companheiro de Sonya Blade. Seus braços são revestidos com uma liga de titânio e tem uma força imbatível.
  • Kung Lao - Um guerreiro Shaolin da Lótus Branca, agora jurando vingar a morte de seu amigo Liu Kang junto com Raiden.
  • Raiden - Deus do trovão e protetor do plano terreno. Convoca novamente os guerreiros da luz para vingar a morte de Liu Kang e acabar com os planos da Aliança Mortal.
  • Scorpion - Um espectro infernal de um ninja em busca de vingança pela aniquilação de seu clã.
  • Cyrax - Um humano que foi transformado em ciborgue.
  • Sonya Blade - Agente das Forças Especiais que caçava Kano e agora tem importâncias maiores.
  • Kano - Um mercenário em busca de poder. Possui metade de seu rosto biônico. Era foragido de Sonya Blade.
  • Blaze - Um ser de fogo criado por uma feiticeira de Edenia chamada Delia para prevenir uma futura catástrofe envolvendo os guerreiros de todos os reinos. Blaze é escravizado durante o torneio para proteger o ovo do Rei Dragão. Nota: essa é a primeira aparição jogavel do personagem Blaze, que já havia aparecido no segundo jogo da série, fazendo uma aparição em Mortal Kombat 2 no fundo da arena The Pit II, lutando contra Hornbuckle.
  • Sub-Zero - Mestre Lin Kuei capaz de manipular o gelo, sendo assim ele é um Cryomancer. Treina sua aprendiz Frost, para que um dia ela honre seu clã.
  • Reptile - Um híbrido Zateera, visto e conhecido várias vezes como um fiel capanga das forças do mal. Nota: ao contrário dos jogos anteriores, onde sua aparência era a de um ninja verde, a aparência de Reptile em Deadly Aliance retorna menos humana e mais correspondente a sua natureza réptil, sendo mais semelhante à um lagarto humanoide.
  • Kitana - Princesa de Edenia e filha da inigualável rainha Sindel. Kitana é abalada pela morte de Liu Kang. Ajuda Raiden e os guerreiros da Terra.

Novos

  • Bo' Rai Cho - Um mestre bêbado que treinou vários lutadores das artes marciais, entre os quais Liu Kang e Kung Lao.
  • Li Mei - Guerreira da Exoterra que entra no torneio para salvar seu povo escravizado por Shang Tsung.
  • Hsu Hao - Um homem que possui um implante cibernético no lugar de seu coração.
  • Drahmin - Um Oni condenado de Netherrealm, de aparência desagradável, cheio de moscas, usa uma máscara que de alguma forma o ajuda nas lutas. É servo de Quan Chi.
  • Frost - Aprendiz de Sub-Zero, traidora dos Lin Kuei. Tem os mesmos poderes de Sub-Zero, mas por ser aprendiz, é incompleta. Fingia-se de "guerreira da luz".
  • Nitara - Uma vampira que, assim como Shang Tsung, precisa absorver a energia vital dos outros para permanecer viva, exceto pelo fato de que ela requer sangue e não almas. Nitara é descrita como sendo bastante egoísta e moralmente neutra. Ela tem uma aparência distintamente gótica, com asas semelhantes à de um morcego. Mesmo sendo uma vampira, Nitara é capaz de suportar a luz do dia em vários reinos de Mortal Kombat, e pode vagar livremente pela Exoterra (Outworld) e outros reinos durante o dia, com exceção do reino da Terra (Earthrealm), pois à luz solar da terra é perigosa para os vampiros. Há muito tempo ela tenta separar seu próprio reino Vaeternus da Exoterra (Outworld).
  • Mavado - Líder do clã Dragão Vermelho, é um hábil lutador aliado da Aliança Mortal e usa espadas-gancho roubadas de Kabal como símbolo de vitória sobre o clã rival Dragão Negro.
  • Mokap - Personagem sem poderes próprios (Mokap significa Motion Kapture). Foi convocado por Johnny Cage sem motivos decisivos. Personagem secreto.
  • Moloch - Um Oni demoníaco de Netherrealm com três olhos brilhantes. Tem uma força absurda. Ele acompanha Drahmin e consequentemente é servo de Quan Chi. Nota: no modo Arcade, Moloch serve como um sub-chefe antes do jogador enfrentar a aliança mortal.
  • Kenshi - Um espadachim cego que possui, assim como Ermac, poderes telecinéticos. Busca vingança contra Shang Tsung por ter-lhe deixado cego após este libertar as almas que, como uma maldição, o cegou.

Desenvolvimento

Mortal Kombat: Deadly Alliance foi o primeiro jogo principal de Mortal Kombat que foi desenvolvido direto para video games em vez de arcades, que se tornavam menos populares e caros de fabricar. O produtor Ed Boon disse que uma consequência de "projetar sem a necessidade de tirar uma moeda de você a cada dois minutos e meio" foi um foco maior no modo de um jogador.[1]

Para ajudar a promover o jogo, a banda de nu metal Adema gravou uma música para o jogo intitulada "Immortal", e produziu um videoclipe em que apresentava o personagem Scorpion. A música foi usada em muitos dos comerciais que promoviam o jogo. O videoclipe de "Immortal" está incluído nos extras do jogo.

Recepção

A recepção de Mortal Kombat: Deadly Alliance foi geralmente favorável, uma vez que ressuscitou uma série que vinha diminuindo desde o final da década de 1990 e trouxe muitas novidades para isso. Jeremy Dunham de IGN elogiou o jogo por reinventar a fórmula Mortal Kombat, apontando especificamente para a implementação Ed Boon de "verdadeiras lutas tridimensionais, estilos de luta inteiramente diferentes e um profundo, sistema combo mais intuitivo".[2] Também foi um sucesso comercial, logo incluído nas linhas de mais vendidos que recebem novas versões com desconto, Greatest Hits (PS2), Player's Choice (GameCube) e Platinum Hits (Xbox).[3] Em 2003, Deadly Alliance tinha vendido 2 milhões de cópias.[4] Em 2011, Ed Boon disse que o jogo tinha superado 3,5 milhões de unidades.[5]

Referências

  1. The Definitive, XL Interview With Mortal Kombat's Ed Boon , Game Informer
  2. Dunham, Jeremy (19 de novembro de 2002). «IGN: Mortal Kombat: Deadly Alliance». IGN. Consultado em 26 de fevereiro de 2014 
  3. Mortal Kombat: Deadly Alliance Goes Platinum, IGN
  4. Coleman, Stephen (8 de julho de 2003). «Mortal Kombat Deadly Alliance Sells 2 Million Units». Consultado em 4 de abril de 2010. Arquivado do original em 29 de junho de 2011 
  5. Cook, Dave (20 de abril de 2011). «Mortal Kombat: Ed Boon Interview». Now Gamer. Consultado em 6 de setembro de 2011 
Ícone de esboço Este sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste